Função booliana – Wikipédia, a enciclopédia livre
Este artigo não cita fontes confiáveis. (Dezembro de 2011) |
Uma função booliana (AO 1945: função booliana) (lógica), que em alguns casos é um predicado ou uma proposição, é uma função do tipo onde é um conjunto arbitrário e é um domínio booliano.
Um domínio booliano é um conjunto genérico de 2 elementos, por exemplo, cujos elementos sejam interpretados como valores lógicos, por exemplo, e
Nas ciências formais, matemática, lógica matemática, estatística, e suas disciplinas aplicadas, uma função booliana pode também ser referenciada como uma função característica, função indicadora, predicado ou proposição. Em todos esses casos compreende-se que os vários termos se referem a um objeto matemático e não ao correspondente sinal ou expressão sintática.
Em teorias de verdades formais, um predicado de verdade é um predicado sobre as sentenças de uma linguagem formal, que formaliza o conceito intuitivo que é uma expressão normalmente quando dizemos que uma sentença é verdadeira. Um predicado de verdade pode ter muitos domínios adicionais além do domínio da linguagem formal, se tal for necessário para determinar um valor de verdade final.
Ver também
[editar | editar código-fonte]- Álgebra booliana
- Cálculo proposicional
- Domínio booleano
- Lógica booleana
- Lógica de ordem zero
- Problema de satisfatibilidade booleana
- Tabela verdade
- Função indicadora
- Predicado, em alguns casos
- Proposição, em alguns casos
Ligações externas
[editar | editar código-fonte]- «Boolean Algebra» (em inglês)
- «Boolean Function» (em inglês)
- «Booleans» (em inglês)