Garam masala – Wikipédia, a enciclopédia livre

Garam masala
Ingredientes do garam masala

Garam masala (do hindi garam, "quente" e masala, "mistura") é uma mistura de especiarias moídas muito comum na culinária da Índia, sendo também encontrada nas culinárias de outros países do sul da Ásia.[1] Pode ser usado puro ou em combinação com outros temperos. O garam masala é forte, mas não picante como uma malagueta.

A composição varia de região para região, havendo uma grande variedade por toda a Índia. Alguns dos ingredientes mais comuns são grãos de pimenta preta e branca, cravinho, louro, cominho preto, sementes de cominho, canela, cardamomo preto, castanho e verde, noz-moscada, anis e sementes de coentro. São usadas diversas combinações destes ingredientes nas variações regionais do garam masala[1] , não sendo nenhuma delas considerada mais autêntica que a outra.[2]

Algumas das variações regionais misturam as especiarias com ervas, enquanto outras trituram as especiarias com água, vinagre ou outros líquidos, tais como o leite de coco, de forma a obter uma pasta. Em algumas receitas são também adicionados frutas secos, cebola ou alho. O garam masala pode ser torrado antes de ser usado de forma a melhor libertar os sabores e aromas[1] .

Existem também diversas versões comerciais de garam masala pré-preparado, com diferentes combinações de especiarias.

Referências

  1. a b c Rama Rau, Santha (1969-06). The Cooking of India (Foods of the World).
  2. http://www.khanakhazana.com/recipes/view.aspx?id=84 (em inglês)