Garra Sônica – Wikipédia, a enciclopédia livre
Garra Sônica (Klaw, no original) é o codinome de Ulysses Klaw para cometer crimes. Ele é um personagem fictício do Universo Marvel criado por Stan Lee e Jack Kirby como arqui-inimigo do Pantera Negra e super-vilão do Quarteto Fantástico. Sua primeira aparição nas histórias em quadrinhos se deu em Fantastic Four #53.
História
[editar | editar código-fonte]Ulysses Klaw é um físico da Holanda, que trabalha na Universidade de Delft. Projeta uma máquina capaz de converter ondas sonoras em massa física ("som solidificado"). Porém, um dos materiais necessários está numa pequena nação da Africa, chamado Wakanda. Precisando desesperadamente de uma amostra, ele organiza um grupo de mercenários para ajudá-lo a roubar o metal africano.
Quando T'Chaka, o líder do culto nativo ao Pantera Negra, recusa-se a dar o metal a Klaw, ele ordena seus homens a matarem T'Chaka. Ao testemunhar a morte do pai o adolescente T'Challa, o atual Pantera Negra, pega a arma de ondas sonoras de Ulysses e a usa para matar os mercenários e ferir a mão esquerda de Ulysses com uma explosão.
Voltando para os Estados Unidos, Klaw tem sua mão amputada, mas usou uma arma de som para substituí-la. Dez anos mais tarde, ele retorna a Wakanda jurando vingança, mas o Quarteto Fantástico e T'Challa, o novo Pantera Negra, o impedem de cumprir seu plano. Klaw usou sua arma para atacar o reino do Pantera Negra, criando "criaturas de som solidificado". Com a derrota iminente, ele usou a arma em si mesmo e se transformou num ser de som, o Garra Sônica.
O Garra Sônica teve uma participação importante em Guerras Secretas, quando foi o principal capanga do Doutor Destino. O vilão não foi raptado pelo Beyonder. Ele foi inadvertidamente reconstituído por Destino, depois que havia sido aparentemente destruído pela mutante Cristal, a mutante que absorve som e o converte em luz.
Mais tarde, ele tentou atacar Nova York com sua máquina, não conseguiu e foi preso. Depois que foi solto, passou a fazer parte do grupo Mestres do Terror. Foi também integrante do Quarteto Terrível.
Aparições em outras mídias
[editar | editar código-fonte]- A primeira aparição de Garra Sônica na televisão foi em 1967, quando participou de um episódio do desenho animado do Quarteto Fantástico.[1]
- Ele também apareceu no desenho animado Homem-Aranha e seus Incríveis Amigos, onde é visto preso numa prisão juntamente com outros vilões do Universo Marvel.
- Garra Sônica aparece no episódio do desenho dos anos 90 do Quarteto Fantástico que ia para Wakanda.
- Nos videogames Captain America and the Avengers e Marvel Ultimate Alliance 3: The Black Order, Garra Sônica é um vilão e chefe.
- Nos desenhos Fantastic Four: World's Greatest Heroes e Ultimate Spider-Man, Garra Sônica faz parte do Quarteto Terrível.
- Foi interpretado por Andy Serkis nos filmes Vingadores: Era de Ultron e Pantera Negra, bem como o desenho What If...?.
- Aparece na série de desenho animado The Super Hero Squad Show em um episódio.
- Ele também aparece na série de desenho animado Os Vingadores: Os Super-Heróis mais Poderosos da Terra.
- É um dos personagens jogáveis em Lego Marvel's Avengers, Lego Marvel Super Heroes 2 e Marvel Future Fight.