Governança de TI – Wikipédia, a enciclopédia livre

Governança de TI ou Governança de Dados, conforme o RNP, está relacionada ao desenvolvimento de um conjunto estruturado de competências e habilidades estratégicas para profissionais de TI responsáveis pelo planejamento, implantação, controle e monitoramento de programas e projetos de governança, requisito fundamental para as organizações, seja sob os aspectos operacionais, seja sob suas implicações legais.

A tecnologia de informação (TI) através de seus mecanismos de controle visa à promoção de boas práticas de governança e, para tal, utiliza metodologias como o Control Objectives for Information and Related Technology (COBIT), que é utilizada na auditoria de processos de TI e o Information Technology Infrastructure Library (ITIL), que é destinado ao gerenciamento de serviços de TI. Uma vez que o desenvolvimento de sistemas, quando eficazes e disciplinados por metodologias garantem boas práticas de governança (FERREIRA, 2012).

Segundo o ITGI[1] (2002) “Governança de TI é uma parte integral da Governança Corporativa e é formada pela liderança, estruturas organizacionais e processos que garantem que a TI sustenta e melhora a estratégia e objetivos da organização”.

Métricas de governança de TI

[editar | editar código-fonte]

A sistemática da governança em TI também faz parte de um complexo sistema de métricas que as empresas estão utilizando, a ponto de obter um diferencial competitivo, pois, diante de um mercado B2B (business to business) empresas com níveis de governança elevados obtém mais reputação na segurança de dados e consequentemente na eficiência e eficácia de suas operações.[2]

Referências

  1. «Cópia arquivada». Consultado em 27 de janeiro de 2014. Arquivado do original em 5 de junho de 2005 
  2. Pupo, Fabricio Palermo; Botelho, Delane (26 de abril de 2011). Revista Pensamento Contemporâneo em Administração. 5 (1): 38–55. ISSN 1982-2596. doi:10.12712/rpca.v5i1.19  Parâmetro desconhecido |FERREIRA, J. J. B. Avaliação do impacto organizacional com a implantação de boas práticas de governança de TI: um estudo de caso em uma instituição financeira em Minas Gerais. 2012. 110 f. Dissertação (Mestrado em Sistemas de Informação e Gestão do Conhecimento) – Universidade FUMEC, Belo Horizonte, 2012. Disponível em:<http://www.fumec.br/revistas/index.php/sigc/article/view/1523/966>. Acesso em: 20 fev. 2015. titulo= ignorado (ajuda)

Ligações externas

[editar | editar código-fonte]
O Wikiquote tem citações relacionadas a Governança de TI.