Governo Regional do Curdistão – Wikipédia, a enciclopédia livre
O Governo Regional do Curdistão (GRC; em curdo: حکومەتی هەرێمی کوردستان, Hikûmetî Herêmî Kurdistan; em árabe: حكومة إقليم كردستان, Hukũmah Iqlīm Kūrdistān) é a entidade política responsável pela administração do Curdistão iraquiano, uma região federal localizada no norte do Iraque.
História
[editar | editar código-fonte]O Governo Regional foi formado em 1992 pela Assembleia Nacional, o primeiro parlamento democraticamente eleito no Curdistão (e no Iraque)[1].
Estrutura
[editar | editar código-fonte]O Governo Regional é composto por um legislativo unicameral com 111 membros, chamado de Assembleia Nacional do Curdistão, e pela Presidência Regional.
A estrutura de governo é composta por um presidente, eleito diretamente pelo povo, sendo o principal responsável pela chefia do Poder Executivo, e um primeiro-ministro, escolhido pela assembleia nacional, que exerce a chefia do Poder Legislativo, além de compartilhar com o presidente alguns poderes do Executivo. O presidente do Curdistão é também o comandante das Forças Armadas Peshmerga[2].
Há também diversos ministérios, como o da Saúde, Educação e o Ministério do Planejamento[3].
Ligações externas
[editar | editar código-fonte]- Governo Regional do Curdistão (em inglês)
- Presidência Regional do Curdistão (em inglês)
Referências
- ↑ Who and where are the Kurds? (em inglês) Aljazeera. Pesquisa em 24/05/17
- ↑ Constitution of the Kurdistan Region (em curdo) Nefel. Pesquisa em 27/04/17
- ↑ Novo mecanismo de financiamento para a reforma econômica no Curdistão Câmara Brasil Iraque. Pesquisa em 22/04/17