Gradiente de pressão – Wikipédia, a enciclopédia livre
Este artigo ou secção contém uma lista de referências no fim do texto, mas as suas fontes não são claras porque não são citadas no corpo do artigo, o que compromete a confiabilidade das informações. (Setembro de 2020) |
Em ciências atmosféricas (meteorologia, climatologia e campos relacionados), o gradiente de pressão é uma quantidade física que descreve em que direção e a que taxa a pressão muda mais rapidamente em torno de um determinado local. O gradiente de pressão é uma quantidade dimensional expressa em unidades de pressão por unidade de distância. A unidade do Sistema Internacional de Unidades é pascal por metro (Pa/m).
Referências
[editar | editar código-fonte]- Edward N. Lorenz (1967) The nature and theory of the general circulation of atmosphere, World Meteorological Organization, Publication No. 218, Geneva, Switzerland.
- Robert G. Fleagle and Joost A. Businger (1980) An Introduction to Atmospheric Physics, Second Edition, Academic Press, International Geophysics Series, Volume 25, ISBN 0-12-260355-9.
- John M. Wallace and Peter V. Hobbs (2006) Atmospheric Science: An Introductory Survey, Second Edition, Academic Press, International Geophysics Series, ISBN 0-12-732951-X.