Resultados do Grande Prêmio da Bélgica de Fórmula 1 realizado em Spa-Francorchamps à 5 de junho de 1955. Quarta etapa da temporada, foi vencida pelo argentino Juan Manuel Fangio.[1][nota 1]
Nenhuma vitória foi tão fácil para a Mercedes. Com a ausência da Lancia, que retirou-se das pistas em face do acidente que vitimou Alberto Ascari em 26 de maio de 1955, havia pouca concorrência e diante disso Fangio abiu uma confortável diferença e desapareceu à frente de Moss, o seguindo. O italiano Eugenio Castellotti, inscrito à prova com um modelo avulso da Lancia, retirou-se após dezesseis voltas, Jean Behra sofreu um acidente e ficou pelo caminho e o Vanwall de Mike Hawthorn teve um vazamento de óleo. O domínio dos carros de prata foi tal que Juan Manuel Fangio e Stirling Moss cruzaram a linha de chegada cerca de dois minutos à frente de Giuseppe Farina cujo bólido alcançou o terceiro lugar, depois de ter perdido muito tempo tentando, sem sucesso, passar Castellotti.[2]
- Classificação do mundial de pilotos
- Nota: Somente as primeiras cinco posições estão listadas. Apenas os cinco melhores resultados dentre os pilotos eram computados visando o título.
Notas - ↑ Voltas na liderança: Juan Manuel Fangio liderou as 36 voltas da prova.
- ↑ Sua pontuação inclui um ponto extra pela volta mais rápida da prova.
- ↑ a b Roberto Mieres (10 voltas) e Jean Behra (25 voltas) pilotaram o carro 24 e dividiram a pontuação alusiva ao quinto lugar.
- ↑ Harry Schell marcou um tempo que o habilitou para o grid, mas seu carro foi cedido ao seu companheiro de equipe, Maurice Trintignant.
Referências |