Grupoide (matemática) – Wikipédia, a enciclopédia livre
Em matemática, grupoide é uma estrutura algébrica que consiste em um conjunto não-vazio com uma operação binária parcial, geralmente denotada pela concatenação, onde todo elemento possui um inverso. Um grupoide é uma generalização da estrutura de grupo, e também representa uma categoria pequena em que todos os morfismos são invertíveis.
Definição
[editar | editar código-fonte]Um grupoide pode ser definido a partir da teoria das categorias ou de forma axiomática.
Na teoria das categorias, um grupoide é uma categoria pequena em que todo morfismo é invertível, isto é, é um isomorfismo.[1] Isto é:
- A classe dos objetos e a classe dos morfismos são conjuntos, para quaisquer .
- Para todo existe tal que e , isto é,
Para a definição axiomática de grupoide[2], seja um conjunto não-vazio munido de uma operação binária definida parcialmente . Dados , dizemos que existe se o produto estiver definido, e escrevemos . Um elemento é dito identidade se e então . Então é um grupoide se satisfaz os seguintes axiomas:
- Para todo , se e somente se e, neste caso, são iguais;
- Para todo , se e somente se e ;
- Para cada existem (únicos) elementos tais que . Estes elementos são, respectivamente, identidade domínio e identidade imagem de ;
- Para cada existe um (único) elemento tal que e .
Observe que podemos identificar um elemento com um morfismo e, neste caso, e correspondem aos morfismos identidade do domínio e da imagem de . É comum que, neste caso, identifiquemos um objeto com o seu morfismo identidade .
Exemplos
[editar | editar código-fonte]O conjunto das matrizes quadradas de ordem com entradas reais é um grupo abeliano com a operação de adição. A união dos grupos é um grupoide, e a soma está definida apenas para matrizes de mesma ordem. Podemos estender este exemplo para matrizes retangulares, também.
Referências
- ↑ (Riehl, §1.1)
- ↑ TAMUSIUNAS, Thaísa Raupp (2012). Teorias de Galois para Ação de Grupoides. Porto Alegre: [s.n.]