Half Baked – Wikipédia, a enciclopédia livre

Half Baked
Meio Cru (PRT)
Prá Lá de Bagdá (BRA)
Half Baked
Pôster promocional
 Estados Unidos
1998 •  cor •  82 min 
Gênero comédia
Direção Tamra Davis
Produção Robert Simonds
Não creditado:
Dave Chappelle
Roteiro Dave Chappelle
Neal Brennan
Elenco Dave Chappelle
Guillermo Díaz
Jim Breuer
Harland Williams
Clarence Williams III
Rachel True
Música Alf Clausen
Cinematografia Steven Bernstein
Edição Don Zimmerman
Companhia(s) produtora(s) Robert Simonds Productions
Distribuição Universal Pictures
Idioma inglês
Orçamento US$8 milhões
Receita US$17,460,020[1]

Half Baked (br: Prá Lá de Bagdá) é um filme americano de 1998 estrelado por Dave Chappelle, Jim Breuer, Harland Williams e Guillermo Díaz. O filme foi dirigido por Tamra Davis, co-escrito por Chappelle e Neal Brennan (Brennan foi escritor mais tarde e co-criador do Chappelle's Show do Comedy Central) e produzido por Robert Simonds.

Quatro amigos que adoram fumar maconha se vêem numa enrascada quando um deles é preso. Os outros três decidem vender uma boa quantidade da droga para pagar a fiança, mas compram briga com traficante que não gosta de concorrência.

Grande parte de Half Baked foi gravado em Toronto, Ontário e Nova Iorque. Alguns locais de gravação contou com a R. C. Harris Water Treatment Plant e Yonge Street.

Em Inside the Actors Studio, em 2006, Chappelle lamentou que seu roteiro original de Half Baked é realmente muito melhor do que o filme acabou por ser, especificamente, que ele tinha a intenção de o filme ser mais adulto-orientado, e pensou que o roteiro tinha sido transformado em "um filme de ervas daninhas para as crianças".

Half Baked foi lançado nos cinemas dos EUA em 16 de janeiro de 1998, ganhando $7,722,540 em sua semana de estreia, ocupando o #6, e, até o final de sua corrida, arrecadou $17,460,020.[1] Com um orçamento estimado de $8 milhões,[2] o filme pode ser considerado um sucesso de bilheteria.[carece de fontes?]

Recepção da crítica

[editar | editar código-fonte]

O filme recebeu críticas negativas, que actualmente detém uma classificação de 29% rating "podre" pela crítica com base em 24 avaliações.[3] No Metacritic, o filme recebeu uma classificação de 16/100, indicando "revisões geralmente desfavoráveis".[4] O filme tem no entanto ganhado um lugar na cultura cult que segue com uma audiência índice de aprovação de 83% tomates podres.

Recursos de DVD

[editar | editar código-fonte]

Em um final alternativo disponível na versão "Fully Baked Edition" DVD como uma cena deletada, é revelado que após Kenny retorna para casa da prisão, todos os colegas de quarto se sentar à fumaça de "Billy Bong Thornton", um ato que foi frustrado no início do filme, devido à Kenny ainda estar na cadeia.

A próxima cena é uma versão estendida do fim nos cinemas, em que Thurgood encontra Mary Jane na ponte, e depois de uma breve conversa com o seu "conjunto", ele joga para o lado da ponte, em seguida, sai com Mary Jane. Nesta versão, ele tem uma longa conversa com o seu "conjunto", joga fora o lado da ponte, e, lentamente, vai embora com Mary Jane até quase desaparecer no horizonte, mas, em seguida, Thurgood vem correndo atrás gritando, "Aguente, erva daninha, eu estou chegando!" como ele pula para o lado da ponte no local onde ele jogou o conjunto sobre.

A "edição totalmente cozida" inclui um segmento chamado "cinco minutos com o cara no sofá".

Referências

  1. a b «Half Baked at Box Office Mojo». Consultado em 20 de maio de 2012 
  2. «Half Baked». Internet Movie Database. Amazon.com. Consultado em 5 de dezembro de 2012 
  3. «Half Baked». Rotten Tomatoes. Consultado em 7 de dezembro de 2012 
  4. «Half Baked» (em inglês). no Metacritic 

Ligações externas

[editar | editar código-fonte]