Hayme Hatun – Wikipédia, a enciclopédia livre

Hayme Hatun
Nascimento 1176
Império Otomano
Morte 1268
Império Otomano
Cidadania Império Otomano
Cônjuge Salomão Xá
Filho(a)(s) Ertogrul, Dündar Bey, Gündoğdu Bey, Sungurtekin Bey
Ocupação política

Hayme Hatun (em turco otomano: خیمه خاتون: ), também connhecida como Hayme Ana (Mãe Hayme), foi a avó de Osmã I, fundador do Império Otomano e a mãe de Ertuğrul Gazi, o líder do  Clã Kayı  dos Turcos Oghuz.

Seu nome aparece como Haymana, Hayme Hatun, Hayme Sultão, Ayva Ana e Ayvana. O nome "Hayme Ana" parece ser uma transferência óbvia do termo topográfico haymana, ou "pradaria", para um nome pessoal.

Local de morte

[editar | editar código-fonte]

O último local de descanso de Hayme Ana ficava em Çarşamba, uma aldeia perto de a Domaniç [nota 1], numa área de pastagem, perto de uma rota que ligava as planícies a leste de Bursa com Tavşanlı [nota 2]. Em 1892 Abdul Hamid II ordenou a recuperação da tumba de Hayme Ana.[1]  O interesse de Abdul Hamid na restauração dos lugares de enterro de seus antepassados tinha implicações políticas claras, e ambas recuperações podem ser igualmente fraudulentas.

Era descendente de turcos e pertencia a uma fam̪ília turcomana. Era a avô de Osmã I (12991323/24), o fundador do Império Otomano. Casada com Salomão Xá (?-1230), Bey dos Kayi, Hayme foi mãe de quatro filhos:

  • Emir Ertuğrul Han Gazi, Emir de Söğüt (c. 1198 - c. 1281)
  • Gündoğdu Bey (? - ?)
  • Sungurtekin Bey (? - ?)
  • Dündar Bey (c. 1210 - c. 1298)

Notas

  1. Domaniç é uma cidade e um distrito da província de Kütahya na região do mar Egeu da Turquia. O otomano Beylik foi fundado em torno de Domaniç e Söğüt por Osman I, líder da tribo Kayi. Domaniç ainda mantém tradições xamânicas da Ásia central.
  2. Tavşanlı é uma cidade e distrito da província de Kütahya na região do mar Egeu da Turquia. Tavşanlı é uma cidade típica do mar Egeu, onde uma empresa estatal de carvão atraiu milhares de colonos de cidades e aldeias vizinhas, o que fez com que a cidade atingisse a população de 62.000 habitantes.


Referências

  • İsmail Hakkı Uzunçarşılı, Osmanlı Tarihi, C.Yo
  • Selim Yıldız, “Hayme Ana”, Vilayetlerin Sultanlığından Faziletlerin Sultanlığına Osmanlı Devleti, Kütahya 1999, s.40
  • Mehmed Maksudoğlu, Osmanlı Tarihi, İstanbul 2001, s.21