Hersir – Wikipédia, a enciclopédia livre
Este artigo ou secção contém uma lista de referências no fim do texto, mas as suas fontes não são claras porque não são citadas no corpo do artigo, o que compromete a confiabilidade das informações. (Novembro de 2020) |
Hersir era um comandante militar da Escandinávia durante a Era viquingue, de um hundred de aliança comprometida com um hold (título nobiliárquico), Jarl — caudilho ou rei. Cada hersir comandava cerca de 200 pessoas que juravam aliança a um jarl ou a um senhor. Tal como a classe-média em muitas sociedades feudais, eles apoiavam os reis em sua centralização do poder.Geralmente eles comandavam navios viquingues com exércitos para saque de reinos inimigos.
O equipamento básico do hersir era um elmo cônico, e uma cota de malha curta. A maior parte usava uma espada de ferro e, certas vezes, um escudo de madeira. Sabe-se que alguns outros também usavam machados de uma ou até duas mãos. Eles também lutavam com martelos simples, formados por um bloco de pedra e uma haste de madeira ou de ferro para o manuseio da arma. Os hersirs lutavam sempre a pé, geralmente em uma formação de parede de escudos.
Na mitologia nórdica, Hersir refere-se também a um personagem em Rígsþula cuja filha Erna se casou com Jarl, filho do deus Ríg.
Bibliografia
[editar | editar código-fonte]- Sturluson, Snorri. Heimskringla: History of the Kings of Norway, trad. Lee M. Hollander. Reprinted University of Texas Press, Austin, 1992. ISBN 0-292-73061-6
- Viking Hersir 793-1066 d.C. Mark Harrison-Gerry Embleton (1993) ISBN 1-85532-318-4