Highlight (grupo sul-coreano) – Wikipédia, a enciclopédia livre
Highlight | |
---|---|
Membros do Highlight. Da esquerda para a direita, de cima para baixo: Doojoon, Dongwoon, Gikwang e Yoseob. | |
Informações gerais | |
Também conhecido(a) como |
|
Origem | Seul |
País | Coreia do Sul |
Gênero(s) | |
Período em atividade | 2009–presente |
Gravadora(s) |
|
Integrantes | |
Ex-integrantes |
Highlight (hangul: 하이라이트; anteriormente conhecido como BEAST e B2ST) é um grupo masculino sul-coreano formado pela Cube Entertainment em 2009. O grupo consiste em quatro integrantes, sendo eles: Doojoon, Gikwang, Yoseob e Dongwoon. O integrante Hyunseung oficialmente saiu do grupo em 19 de abril de 2016, quando ainda estavam sob o nome BEAST.[1] O integrante Junhyung oficialmente saiu do grupo em 14 de março de 2019.
Ainda sob o nome BEAST, Highlight lançou três álbuns de estúdio e oito extended plays em língua coreana, tendo também lançado dois álbuns de estúdio e vários singles em língua japonesa. O grupo fez sua estreia oficial com o lançamento do EP Beast Is the B2ST. Eles então lançaram seu primeiro álbum de estúdio, Fiction and Fact, em 2011,[2] recebendo suas primeiras "coroas triplas" no M! Countdown com a faixa-título "Fiction". No mesmo ano, o grupo fez sua estreia japonesa com o lançamento da versão japonesa de "Shock".
Em 16 de outubro de 2016, o contrato de 7 anos dos integrantes com a Cube Entertainment expirou; todos os 5 membros atuais decidiram não renová-los e abriram uma nova gravadora juntos.[3] Apenas o ex-integrante Hyunseung renovou seu contrato com a empresa. Em 15 de dezembro de 2016, Highlight anunciou oficialmente sua nova gravadora independente, Around US Entertainment.[4]
Carreira
[editar | editar código-fonte]2009- 2010: Pré-estreia e estreia
[editar | editar código-fonte]Antes de debutar como grupo, o integrante GiKwang já promovia seu debut solo como AJ (Ace Junior). Em seu show de debut, YoSeob, (que gravou o MV "Dancing Shoes"), juntamente com DooJoon, JunHyung e HyunSeung fizeram parte da equipe de dançarinos, e para os diretores da CUBE, essa era uma visão diferente do que estavam à espera. O CEO Hong SeongSun viu nos rapazes um potencial para formar um grupo, que seria um quinteto. DongWoon foi o último a entrar para o grupo, formando um sexteto que chegou a ter vários nomes, sendo que no fim o escolhido foi B2ST/BEAST. Em 2017, devido ao término de seu contrato, o nome foi mudado para Highlight.
Faltando alguns dias para o showcase de debut do grupo, JunHyung compôs "Bad Girl" e todos os singles do primeiro mini-álbum. Foram ensaiados a semana toda com o coreógrafo AJ, que também coreografou sucessos como Usher e Sean Kingston.
No dia 16 de Outubro de 2009, o primeiro showcase do grupo foi realizado, trazendo então o lançamento do álbum "B2ST is the BEAST" e o MV "Bad Girl".
No início de 2010, lançaram o primeiro álbum de estúdio japonês, o "SO B2ST". No mesmo ano, lançaram 3 mini-álbuns (Shock, Soom e Beautiful), expandindo seus singles e MV'S pela internet e fazendo com que abrisse mais portas para concertos em outros países, principalmente no Japão.
2011: Fiction and Fact
[editar | editar código-fonte]No ano de 2011, realizaram o comeback onde lançaram seu primeiro álbum de estúdio coreano, Fiction and Fact,[5] recebendo sua primeira tríplice coroa no programa da M.net, M! Countdown, para o primeiro single "Fiction". No mesmo ano, B2ST fez sua estreia japonesa com o lançamento do single, "Shock (Japanese Version)".
O grupo foi conseguindo elogios comerciais e críticas significativas ao longo do tempo, ganhando o prêmio Bonsang no Seoul Music Awards em 2011 e 2012. B2ST ganhou o Artista do Ano (Daesang) no Melon Music Awards e Álbum do Ano por Fiction and Fact no Gaon Chart Awards para o segundo trimestre do ano em 2011.[6] "Fiction" também ganhou um Daesang para "Canção do Ano" no KBS Music Festival 2011. Eles repetiram essa façanha em 2012, ganhando Artista do Ano no Melon Music Awards.[7] E ainda em 13 de dezembro de 2011, o grupo passou pela primeira vez no Brasil, realizando com 4Minute e G.NA, o evento UNITED CUBE BRAZIL.
2012: Midnight Sun
[editar | editar código-fonte]Em 2012, lançaram o mini-álbum "Midnight Sun" também conhecido como "Beautiful Night", retornando também com MV de "Beautiful Night" gravado em Nova Iorque. E ainda no mesmo ano, gravaram e lançaram o primeiro DVD "Welcome To B2st Airline", em Seoul. E no fim do ano, deram início a primeira tour oficial no Japão, denominada "Beautiful Show 2012".
2013: Hard To Love, How To Love
[editar | editar código-fonte]Em 2013, o grupo gravou o segundo álbum de estúdio coreano, "Hard to love, how to love". Lançaram também o MV de "Shadow" e ainda, gravaram e lançaram o segundo DVD "Beautiful Show 2013" em Yokohama, no Japão.
2014: Good Luck
[editar | editar código-fonte]O ano de 2014 também foi importante para o grupo, não só pelos prêmios mas também pelas conquistas. Em plena Copa do Mundo, acabando de sair da promoção do mini-álbum extra "TIME", o grupo se prepara a produção do sexto mini-álbum "Good Luck" com a gravação do reality SHOWTIME BURNING THE BEAST gravado em 3 meses, onde o grupo mostrou que podiam retornar frescos, relaxantes e sendo o B2st que sempre foram.
No meio do ano, gravaram e lançaram o terceiro DVD "B2ST JAPAN TOUR 2014 FINAL" em Tóquio, no Japão. E no fim do ano, gravaram e lançaram o quarto DVD "Beautiful Show 2014" em Seoul, na Coreia do Sul, sendo gravado e lançado no último bimestre também, o MV do single japonês "Adrenaline".
2015: Ordinary e solos de HyunSeung e DongWoon
[editar | editar código-fonte]E 2015 chegou para o grupo como um ano muito realizador e abençoado. No início de 2015, HyunSeung lançou seu primeiro mini-álbum solo intitulado "MY". E ainda em maio, DongWoon também lançou seu primeiro mini-álbum solo japonês, denominado "KIMISHIKA".
Iniciando a produção do oitavo mini-álbum "Ordinary", o grupo também iniciou a tour de 2015 pelo Japão e outros países realizando concertos e fanmeetings, além de fansings e participações em programas. E ainda no início do ano, gravaram e lançaram o quinto DVD "Beautiful Show 2015" em Hong Kong, na China.
No dia 27 de julho, retornaram performando no Music Core com os singles "YeY" e "Gotta go to work", que tiveram seus MV'S lançados e com o single "YeY", ganharam muitos prêmios e inclusive o do Music Bank (Bonsang).
No segundo semestre, gravaram e lançaram o sexto DVD "Beautiful Show 2015 live in Seoul" na Coreia do Sul. No fim do ano, veio o projeto que começou em 2014, o "BEAST JAPAN BEST", onde foram lançados e liberados os singles "One", "Hands up", "Can't wait to love you", "This is my life", "Only one" e "Stay Forever" que estarão presentes no segundo álbum de estúdio japonês "Guess Who?", que estava com o lançamento previsto para março de 2016.
2016/2017: Segundo álbum japonês, saída de HyunSeung, HIGHLIGHT e saída do grupo da CUBE
[editar | editar código-fonte]E 2016 já começou quente para o grupo, com muitos compromissos na China e no Japão, o prêmio que ganharam no Season Greatings 2016 com "Ordinary" e o retorno japonês como lançamento do álbum "Guess Who?" no dia 13 de março, além do retorno coreano previsto para o meio do ano.
No dia 19 de abril de 2016, a Cube Entertainment anunciou a saída de Jang HyunSeung do grupo, permanecendo assim com os 5 membros remanescentes.
Após o lançamento de diversos teasers e do MV "Butterfly" , o quinteto realizou o comeback coreano com a música "Ribbon" juntamente com seu clipe no dia 4 de julho. O lançamento de seu terceiro álbum completo "HIGHLIGHT", que conta com doze faixas estaria previsto para o dia 7.
E no dia 7 de julho, foi lançado o terceiro álbum "HIGHLIGHT", tendo "Ribbon" como faixa-título, "Butterfly", "Highlight", "When I", além do dueto tão esperado com DooJoon e GiKwang no single "Baby It's You" e dos solos de JunHyung em "Found You", do DongWoon em "I'll Give You My All" e do YoSeob em "Na Oa", entre outros single inéditos.
No dia seguinte, dia 8 de julho, o grupo retornou com "Ribbon" e "Butterfly", no 'M! Mnet Countdown', abrilhantando o palco e fechando com chave de ouro, o tão aguardado evento. Eles já mal retornaram e conseguiram um prêmio de melhor performance com "Butterfly". E ainda no dia seguinte, no dia 9 de julho, o grupo brilhou mas foi no palco do evento 'Show! Music Core', transmitido pela MBC e também ganharam o prêmio de melhor música do evento, com "Ribbon".
Foram 3 semanas consecutivas de promoção do novo álbum, performando nos eventos "M! Mnet Countdown", "Show! Music Core", "Inkigayo", "KBS Music Festival" e "MelOn Music Awards" e além disso, o grupo já está colecionando mais prêmios com os novos singles, chegando a superar a quantidade ganhada com "Good Luck", em 2014.
No dia 15 de outubro o contrato de 7 anos do grupo com a empresa chegou ao fim. Os 5 atuais membros decidiram não renovar o contrato, entretanto, anunciaram a criarão da própria empresa juntos.
De acordo com relatos, no dia 29 de novembro, os membros do B2ST decidiram que iam seguir em frente depois de deixar a Cube Entertainment no mês de outubro. Eles então, criaram a nova empresa de entretenimento Around US Entertainment juntamente de Mr. Kim, com quem possui conexões com o entretenimento de Hong Kong e trabalhou anteriormente com a JYP Pictures.
E no dia 23 de fevereiro de 2017 as negociações com a Cube sobre o nome "Beast" chegou ao fim, sendo assim, os meninos rapidamente acabaram anunciando seu novo nome "HIGHLIGHT".
E também anunciaram a data de seu "re-debut" para o dia 20 de março de 2017.
2017: O início de HIGHLIGHT e o novo álbum "Can You Feel It?"
[editar | editar código-fonte]O grupo agora com somente 5 integrantes, uma empresa própria e um nome novo, só estava esperando por uma coisa. Eles, estavam se preparando para um próximo comeback, mas dessa vez, seria Highlight.
No dia 20 de março, o comeback foi realizado com sucesso tendo o single "Plz Don't Be Sad" como carro-chefe. A música "It's Still Beautiful" também foi escolhida para o comeback e assim, seriam as duas performances importantes. Eles se promoveram por 3 semanas consecutivas e logo depois, retornaram aos eventos como fanmeetings e fansigns em vários países.
E no dia 29 de maio, a emissora 1theK soltou oficialmente o MV do single "Calling You", tendo um pouco mais de 800 mil views em 1 hora após sua postagem no YouTube.
O grupo fez outro comeback dia 08 de junho, com "Calling You" e promoveram a música por duas semanas seguidas, e com isso, alcançaram o topo dos Charts, sendo a música mais executada no país.
Logo após o ótimo feito, os meninos mais uma vez brilharam, conseguindo 3 prêmios de Bosang para os singles "Callling You" e "Plz Don't Be Sad" e um Daesang para o álbum "Can You Feel It?" nos eventos MeOn Music Awards e Mnet Asian Music Awards (MAMA).
Eles se pronunciaram recentemente sobre o próximo comeback que vai ter mas não deram previsão de data.
Integrantes
[editar | editar código-fonte]- Doojoon (em coreano: 두준), nascido Yoon Doojoon (em coreano: 윤두준) em 4 de junho de 1989 (35 anos) em Goyang, Coreia do Sul.
- Yoseob (em coreano: 요섭), nascido Yang Yoseob (em coreano: 양요섭) em 5 de janeiro de 1990 (35 anos) em Seul, Coreia do Sul.
- Gikwang (em coreano: 기광), nascido Lee Gikwang (em coreano: 이기광) em 30 de março de 1990 (34 anos) em Gwangju, Coreia do Sul.
- Dongwoon (em coreano: 동운), nascido Son Dongwoon (em coreano: 손동운) em 6 de junho de 1991 (29 anos) em Busan, Coreia do Sul.
Ex-integrantes
[editar | editar código-fonte]- Jang Hyun-seung (em coreano: 현승), nascido Jang Hyunseung (em coreano: 장현승) em 3 de setembro de 1989 (35 anos) em Guri, Coreia do Sul
- Junhyung (em coreano: 준형), nascido Yong Junhyung (em coreano: 용준형) em 19 de dezembro de 1989 (35 anos) em Seul, Coreia do Sul.
Linha do Tempo: Membros
[editar | editar código-fonte]Discografia
[editar | editar código-fonte] Discografia coreana[editar | editar código-fonte]Álbuns de estúdio
| Discografia japonesa[editar | editar código-fonte]
|
Referências
- ↑ «장현승, 결국 비스트 탈퇴..솔로 가수로 활동(공식입장 전문)» (em coreano). 스타뉴스. 19 de abril de 2016. Consultado em 25 de fevereiro de 2017
- ↑ «비스트, '픽션(fiction)' 눈에 띄는 강세 '심상치 않은 행보' 눈길» (em coreano). TV Daily. Consultado em 25 de fevereiro de 2017. Cópia arquivada em 18 de maio de 2011
- ↑ «[BREAKING] B2ST leaves Cube Entertainment, to make their own label» (em inglês). Allkpop. 16 de outubro de 2016. Consultado em 25 de fevereiro de 2017
- ↑ «B2ST officially establish their independent label, Around US Entertainment» (em inglês). Allkpop. 15 de dezembro de 2016. Consultado em 25 de fevereiro de 2017
- ↑ «BEAST, 'Fiction' striking emphasis 'unusual movement' receiving attention». Korea.com. 19 de maio de 2011. Consultado em 29 de agosto de 2014
- ↑ «Winners from the "1st Gaon Chart KPOP Awards 2011"». Daily Kpop News. 22 de fevereiro de 2012. Consultado em 29 de agosto de 2014
- ↑ «Ganhadores e performances do 2012 Melon Music Awards». Soompi. 14 de dezembro de 2012. Consultado em 29 de agosto de 2014
Ligações externas
[editar | editar código-fonte]