Howard Gordon – Wikipédia, a enciclopédia livre

Howard Gordon
Howard Gordon
Gordon na San Diego Comic-Con de 2011.
Nascimento 31 de março de 1961 (63 anos)
Nova Iorque, Nova Iorque, Estados Unidos
Ocupação Roteirista
Produtor de televisão
Atividade 1986–presente
Cônjuge Cami Gordon
Emmys
Melhor Série Dramática
2006 – 24
2012 – Homeland
Melhor Roteiro em Série Dramática
2012 – Homeland
Outros prêmios
Writers Guild of America
2012 – Melhor Série Nova (Homeland)

Howard Gordon (Nova Iorque, 31 de março de 1961) é um roteirista e produtor de televisão norte-americano, mais conhecido por seu trabalho nas séries Beauty and the Beast, The X-Files, 24 e Homeland.

Vida e carreira

[editar | editar código-fonte]

Gordon nasceu em Nova Iorque. Depois de se formar na Universidade de Princeton em 1984, ele e seu amigo Alex Gansa foram para Los Angeles para tentar uma carreira como roteirista. Seu primeiro roteiro foi para a série The Wizard, em 1986, escrito junto com Gansa. Após vários roteiros escritos para a série Spenser: For Hire, os dois foram contratados para escrever a série Beauty and the Beast. Posteriormente eles também se tornaram produtores.

Depois do fim da série, Gordon e Gansa assinaram um contrato de dois anos com a Witt-Thomas Productions, produzindo vários episódios pilotos. Um deles foi Counrty Estates, que chamou a atenção do produtor Chris Carter. Pouco depois eles se juntaram a equipe de The X-Files como roteiristas e produtores. Gordon deixou a série em 1997.

Depois de escrever um episódio de Buffy the Vampire Slayer, Gordon criou sua própria série, Strange World, em 1999. A série teve apenas treze episódios e logo ele se juntou a série Angel. Após dois anos ele saiu do programa e se juntou a equipe de 24, escrevendo vários episódios das duas primeiras temporadas e criando todos os arcos da terceira e da quarta. Ele deixou a 24 temporariamente em 2004 para ir trabalhar em The Inside, porém voltou em 2006 como showrunner, mantendo esse cargo até o final do programa. Por 24, Gordon venceu um Primetime Emmy Award de Melhor Série Dramática em 2006.

Após o fim de 24, Gordon criou com Gansa a série Homeland, trabalhando como roteirista, produtor e showrunner. Em 2012, ele venceu seu segundo Emmy de Melhor Série Dramática e o primeiro para Melhor Roteiro em Série Dramática.

Referências

Ícone de esboço Este artigo sobre uma pessoa é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.