Hyogo – Wikipédia, a enciclopédia livre

Japão Hyogo

兵庫県

Hyōgo-ken

 
  Prefeitura  
transliterações em Japonês
 • Japonês 兵庫県
 • Rōmaji Hyōgo-ken
Símbolos
Bandeira de Hyogo
Bandeira
Selo de Hyogo
Selo
Localização
Localização de Hyogo
Localização de Hyogo
Coordenadas
País Japão
Região Kansai
Ilha Honshu
Administração
Capital Kobe
Governador Motohiko Saitō
Características geográficas
Área total 8 396,13 km²
 • Área molhada  0,6%
População total (1 de novembro de 2011) 5 582 978 hab.
Densidade auto hab./km²
Outras informações
Distritos 8
Municipalidades 41
Flor Nojigiku (Chrysanthemum japonense)
Árvore Cânfora (Cinnamomum camphora)
Ave Cegonha-branca (Ciconia ciconia)
Sítio web.pref.hyogo.lg.jp/fl/english/
Mapa da prefeitura de Hyogo.
Castelo de Himeji em Himeji, um Patrimônio Mundial da UNESCO.

Hyōgo (兵庫県 Hyōgo-ken?) é uma prefeitura do Japão localizada na região Kansai, na ilha de Honshu.[1] Sua capital é Kobe.[2]

A atual área da prefeitura de Hyōgo incluía as prefeituras de Harima, Tajima e Awaji, além de partes das províncias de Tamba e Settsu.

Em 1180, próximo do final do período Heian, o Imperador Antoku, Taira no Kiyomori e a corte Imperial moveram-se para Fukuhara, onde hoje se encontra a cidade de Kōbe. A capital permaneceu em Fukuhara por cerca de cinco meses.

A região sul da prefeitura foi severamente devastada pelo sismo de magnitude 7,2 na escala de Richter, em 1995, destruindo grandes partes de Kōbe e Awaji, assim como Takarazuka e a prefeitura de Ōsaka.

Hyōgo é banhada por dois mares: o Mar do Japão, ao norte, e o Mar Interior, ao sul. A porção norte da prefeitura é pouco povoada, exceto pela cidade de Toyooka, e porção central é formada por pequenos vilarejos. Grande parte da população vive na costa sul, que faz parte da área metropolitana de Ōsaka-Kyōto-Kōbe. A Ilha Awaji, localizada no Mar Interior, entre as ilhas de Honshū e Shikoku, também faz parte da prefeitura.

O clima em Hyōgo é quente e úmido no verão. No inverno, a parte norte costuma ter grandes quantidades de neve, enquanto o litoral sul tem relativas quedas de temperatura.

Hyōgo faz fronteira com as prefeituras de Ōsaka e Kyōto, à leste, e Tottori e Okayama, à oeste.

Em negrito, a capital da prefeitura.

A prefeitura de Hyōgo possui muitas indústrias pesadas e o Porto de Kōbe é um dos maiores no Japão. Hyōgo faz parte da Região Industrial de Hanshin. Existem dois institutos de pesquisa RIKEN, instituição que pesquisa as ciências naturais no Japão, na prefeitura.


Kōbe é um dos principais destinos turísticos, pois fica muito próxima de Kyōto e Ōsaka. Também existem castelos antigos. Na cidade de Himeji fica o castelo de Himeji, tombado como Patrimônio Mundial da Humanidade pela UNESCO em 1993.

Na região norte da prefeitura de Hyogo, nos arredores do litoral, encontram-se o Onsen de Kinosaki, Izushi e o Onsen de Yumura.

Pessoas notáveis

[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. Nussbaum, Louis-Frédéric. (2005). "Hyōgo prefecture" no Japan Encyclopedia, pp. 363-365 no Google Livros; "Kansai" in Japan Encyclopedia, p. 477, p. 477, no Google Livros.
  2. Nussbaum, "Kobe" in Japan Encyclopedia, p. 537, p. 537, no Google Livros.

Ligações externas

[editar | editar código-fonte]
O Commons possui uma categoria com imagens e outros ficheiros sobre Hyogo
  Este artigo é um esboço sobre Geografia da prefeitura de Hyogo. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.