If These Walls Could Talk – Wikipédia, a enciclopédia livre

If These Walls Could Talk
Perseguidas (prt)
O Preço de uma escolha (bra)
If These Walls Could Talk
 Estados Unidos
1996 •  cor •  97 min 
Género drama
Direção Cher
Nancy Savoca
Roteiro Pamela Wallace
Earl W. Wallace
Nancy Savoca
Susan Nanus
I. Marlene King
Elenco Sissy Spacek
Demi Moore
Anne Heche
Cher
Idioma inglês
Cronologia
If These Walls Could Talk 2
(2000)

If These Walls Could Talk (br: O Preço de uma Escolha / pt: Perseguidas) é um telefilme estadunidense exibido originalmente em 13 de outubro de 1996 pela HBO. Narra a história de três mulheres que habitam a mesma casa na cidade de Chicago e que decidem se devem ou não abortar. As protagonistas, entretanto, estão separadas vinte e dois anos entre si.

1952

O primeiro segmento do filme se passa no ano de 1952, quando o aborto ainda era ilegal nos Estados Unidos. A protagonista é Claire Donnelly (Demi Moore), uma enfermeira viúva que engravida de seu cunhado. Ela decide abortar para não prejudicar a família de seu falecido marido. Claire consegue de uma colega enfermeira o nome de uma mulher que conhece quem realiza abortos. Ela consegue abortar, mas morre de hemorragia logo em seguida.

1974

O segundo segmento se passa em 1974 e conta a história de Barbara Barrows (Sissy Spacek), uma mãe de quatro filhos que descobre que está grávida novamente. Ela não fica feliz com a notícia, uma vez que acabara de voltar à faculdade. Ela considera fazer um aborto e conta com o apoio de sua filha adolescente para isso. No final, decide ter o bebê.

1996

O terceiro e último segmento se passa em 1996, ano de produção do filme, e faz uma clara referência às turbulentas manifestações que ocorriam nos Estados Unidos durante aquele período. A protagonista é Christine Cullen (Anne Heche), uma estudante universitária que engravida de um professor casado. Após o professor em questão terminar seu relacionamento com ela, Christine decide abortar. A Dr. Beth Thompson (Cher) é quem Christine procura para a realização do procedimento, mas esta acaba assassinada quando um manifestante pró-vida a surpreende na sala de operação.

Elenco principal

[editar | editar código-fonte]

If These Walls Could Talk acabou se tornando uma surpresa para a HBO.[1] Foi indicado para três prêmios Globo de Ouro e três Emmys, incluindo os de melhor telefilme, mas não venceu nenhum.[2][3]

Em 2000, o filme recebeu uma sequência, intitulada If These Walls Could Talk 2. Seguiu a mesma trama de um único tema se passado em diferentes épocas numa mesma casa, só que desta vez o tema central era a homossexualidade feminina. Foi estrelado por Sharon Stone, Michelle Williams, Vanessa Redgrave, Chloë Sevigny e Ellen DeGeneres. Anne Heche, protagonista do último segmento, dirigiu a seqüência do filme, que venceu um prêmio Emmy.

Referências

  1. Dreifus, Claudia (13 de outubro de 1996). «A Case for Abortion Rights. No Apologies.». The New York Times (em inglês). ISSN 0362-4331. Consultado em 19 de abril de 2024 
  2. «If These Walls Could Talk». Golden Globes (em inglês). Consultado em 19 de abril de 2024 
  3. Chuba, Kirsten (22 de agosto de 2022). «Hollywood Flashback: HBO's 'If These Walls Could Talk' Put Abortion in the Spotlight». The Hollywood Reporter (em inglês). Consultado em 19 de abril de 2024 

Ligações externas

[editar | editar código-fonte]