Igreja Paroquial de Pinheiro de Lafões – Wikipédia, a enciclopédia livre

Igreja de Nossa Senhora da Assunção, paroquial de Pinheiro de Lafões, e respetivo adro 
conjunto em Oliveira de Frades, Portugal
Carregar ficheiro
  Wikipédia
Instância deconjunto urbano,
património cultural
Localização Pinheiro, Oliveira de Frades, Distrito de Viseu, Portugal
Localizado no endereço
Designação do património
  • Monumento de Interesse Público (2015–)
Mapa
Erro de comando: Não existe nenhum módulo "Coordinates".
Arquivo de autoridade
Edit infobox data on Wikidata
Igreja de Nossa Senhora da Assunção, paroquial de Pinheiro de Lafões, e respetivo adro (en); Igreja de Nossa Senhora da Assunção, paroquial de Pinheiro de Lafões, e respetivo adro (pt) cultural heritage monument in Oliveira de Frades, Portugal (en); conjunto em Oliveira de Frades, Portugal (pt) Igreja Paroquial de Pinheiro de Lafões e respetivo adro, Igreja Paroquial de Pinheiro de Lafões, Igreja da Senhora da Assunção (pt)

Igreja localizada em Pinheiro (Oliveira de Frades).

O conjunto classificado é formado pela igreja matriz dedicada a N. Sra. da Assunção e pelo adro, objeto de um projeto de valorização realizado entre 1997 e 1998.[1]

Documentos sobre a igreja recuam ao ano de 1258, mas esta sofreu várias intervenções ao longo dos séculos.

A fachada que vemos, toda em granito, data do século XIX (1827) remata num frontão de linhas onduladas e tem pormenores neoclássicos. O portal, com pilastras estriadas, tem um frontão interrompido contra-curvado, por cima a janela do coro, em forma de escudo, filtra a luz pelo vitral. Duas janelas de verga curva completam a entrada de luz pela frontaria. Os ângulos da fachada estão assinalados por pilastras encimadas por urnas. A igreja desenvolve-se em dois corpos correspondentes à nave abobadada, e à capela mor e sacristia, refeitas no séc. XVIII.

No interior do templo, destacam-se o retábulo-mor e os colaterais, datáveis do final do século XVIII ou do início do século XIX. Já os laterais são da primeira metade de Setecentos.

Ao lado ergue-se a residência paroquial reconstruída depois do incêndio de 1982 e cujo  antigo portal de entrada, de 1787, marca a entrada no adro.

  1. «Ficha Património». www.culturacentro.gov.pt. Consultado em 4 de outubro de 2024