Igreja de São Luís – Wikipédia, a enciclopédia livre

 Nota: Este artigo é sobre a igreja na cidade de Pinhel. Se procura a igreja na aldeia de São Luís, no concelho de Odemira, veja Igreja Paroquial de São Luís.
Igreja de São Luís
Apresentação
Tipo
Diocese
Estilo
Religião
Estatuto patrimonial
Monumento de Interesse Público (d) ()Visualizar e editar dados no Wikidata
Localização
Localização
Coordenadas
Mapa
Igreja de São Luís

A Igreja de São Luís, também referida como Antiga Sé de Pinhel, Igreja de São Luís, matriz de Pinhel, Igreja Matriz de Pinhel e Mosteiro de São Luís de Pinhel, é um templo cristão que se encontra no Largo D. Cristóvão de Almeida Soares, na cidade de Pinhel,[1] sendo contígua à Igreja da Misericórdia de Pinhel.

A Igreja de São Luís está classificada como Imóvel de Interesse Público desde 2012.[1]

A fundação da Igreja e Convento de São Luís remonta ao ano de 1596.

A Igreja Matriz de Pinhel foi edificada no século XVI como capela do antigo Convento das Clarissas de S. Francisco fundado por Luís de Figueiredo Falcão, e foi a Sé Catedral de Pinhel.

É uma igreja ecléctica de planta longitudinal, sendo constituída por elementos seiscentistas (portal e nave única), por elementos oitocentistas (portal em arco, torre sineira e as janelas em arco) e por elementos atuais, como o coro-alto.

Apresenta talha barroca no altar-mor, teto em caixotões e paredes forradas a azulejos seiscentistas policromados. Tem um púlpito artístico.

Foi classificada como Imóvel de Interesse Público em 2012.

Referências

O Commons possui uma categoria com imagens e outros ficheiros sobre Igreja de São Luís

Ligações externas

[editar | editar código-fonte]