Incahuasi – Wikipédia, a enciclopédia livre

 Nota: Para a localidade peruana, veja Incahuasi (distrito).
Incahuasi
Geografia
Países
Localização
Coordenadas
Altitude
6 621 m
Proeminência
1 518 m
Geologia
Continente
Cordilheira
Tipo
Código GVP
História e cultura
Primeira ascensão
Walther Penck (en)
Mapa

Incahuasi (pronúncia espanhola: [iŋkaˈwasi]) é um pico localizado na fronteira da Argentina com o Chile.[1] Ele possui 6,621 metros de altitude, sendo, de acordo com a pesquisa do montanhista Maximo Kausch, a décima segunda montanha mais alta dos Andes.[2] O Incahuasi se localiza na Cordilheira dos Andes, na região da Puna do Atacama, que é um extenso planalto vulcânico entre o Norte do Chile e da Argentina que pode ser considerado como a parte Sul do Altiplano da Bolívia.

O Incahuasi é na verdade um estratovulcão, assim como as montanhas ao seu redor, dais quais se destaca o Ojos del Salado.

Ele foi primeiramente escalado pelo geógrafo alemão, a serviço do Instituto Geográfico Militar argentino Walther Penck, criador de importantes teorias da Geomorfologia no ano de 1913.[3] No entanto há diversos indícios que o mesmo já tivesse sido escalado por povos pré colombianos.

Incahuasi está localizado a nordeste de Ojos del Salado,[1] o vulcão mais alto do mundo. Ambos os vulcões são encontrados no extremo sul da zona vulcânica central dos Andes. Eles junto com El Fraile, El Muerto, Nevado Tres Cruces e El Solo formam uma cadeia vulcânica de 50 km de comprimento. A área é dominada por vulcões que estavam ativos há 1,5 milhões de anos. Também localizado perto de Incahuasi estão o Falso Azufre e Nevado San Francisco. Sugeriu-se que uma cadeia perpendicular de vulcões incluindo Ojos del Salado pode ser a conseqüência da subducção da crista de Juan Fernandez na trincheira Peru-Chile. O vulcanismo na área remonta ao Oligoceno e ao Mioceno, quando o principal arco vulcânico estava localizado a 40 quilômetros (25 mi) a oeste no Cinturão de Maricunga. Há entre 9 e 6 milhões de anos a atividade vulcânica no cinturão de Maricunga diminuiu e, eventualmente, cessou. Simultaneamente, o retroarco experimentou aumento da atividade vulcânica.

O Commons possui uma categoria com imagens e outros ficheiros sobre Incahuasi

Ligações externas

[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. a b «Global Volcanism Program | Nevado de Incahuasi». Smithsonian Institution | Global Volcanism Program (em inglês). Consultado em 10 de junho de 2020 
  2. Maximo Kausch (10 de fevereiro de 2011). «As 110 montanhas de 6000 nos Andes». AltaMontanha.com. Consultado em 10 de junho de 2014 
  3. Pedro Hauck (14 de março de 2011). «Walther Penck. O Kaiser dos Andes». AltaMontanha.com 
Ícone de esboço Este artigo sobre geografia da Argentina é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.