International Race of Champions – Wikipédia, a enciclopédia livre

International Race of Champions
Informações gerais
Categoria Stock car
País ou região  Estados Unidos
Temporada inaugural 1974
Temporada final 2006
Pilotos 12
Último piloto campeão Estados Unidos Tony Stewart
Carro de Sam Hornish Jr. em 2006.

International Race of Champions (IROC) foi uma competição automobilística disputada do ano de 1973 até 2006 (com exceção de 81, 82 e 83) por 12 pilotos entre campeões e destacados no cenário dos Estados Unidos.

O conceito da IROC, International Race of Champions foi originalmente desenvolvido em 1973 por Les Richter, Roger Penske e Mike Phelps. A ideia era reunir em uma competição os melhores pilotos das maiores categorias do automobilismo, para que em condições idênticas de disputa se determinasse o melhor dentre eles. Para esse fim, evitaria-se as condições comuns a outras categorias, que pudessem afetar o desempenho pessoal de cada piloto, como parada nos boxes e carros diferentes. Todos os pilotos receberiam carros idênticos em cada uma das 4 provas do ano percorrendo a cada etapa cerca de 100 milhas (160 km) de percurso.

Em fevereiro de 2008, após a suspensão da temporada de 2007 por falta de interesse dos patrocinadores, o presidente da IROC, Jay Signore anunciou o fim definitivo da competição. Na mesma ocasião foi também anunciado um leilão para liquidação de todos os equipamentos, carros, ferramentas e memorabilia referente à IROC[1].

Vários brasileiros já participaram da IROC, entre eles:

Carros Usados

[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. IROC Goes to Auction Arquivado em 23 de junho de 2008, no Wayback Machine. (19 de fevereiro de 2008)

Ligações externas

[editar | editar código-fonte]
Ícone de esboço Este artigo sobre automobilismo é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.