Fundação Mozarteum Internacional – Wikipédia, a enciclopédia livre
Fundação Mozarteum Internacional (em alemão: Internationale Stiftung Mozarteum) é uma fundação criada em 1880 em Salzburgo, Áustria, destinada a conservar o trabalho e divulgar a vida e obra de Wolfgang Amadeus Mozart[1].
A fundação coleciona roupas, instrumentos e pertences de Mozart, promove e patrocina pesquisas sobre sua vida e mantém uma vasta livraria sobre o músico, compositor e maestro.
Além de patrocinar um grande festival anual — considerado um dos grandes eventos artísticos do calendário europeu de música clássica — onde são executados vários trabalhos do compositor erudito e que sempre coincide com seu aniversário, 27 de janeiro, a fundação outorga diversos prêmios como a Medalha Mozart e o Preis der Internationalen Stiftung Mozarteum.
Em 24 de julho de 2009, a Fundação anunciou ao mundo a descoberta de duas peças de piano inéditas do compositor. As peças serão apresentadas à imprensa internacional no dia 2 de agosto e serão executadas no mesmo piano que pertenceu a Mozart, conservado até hoje pela organização.[2][3]
Referências
- ↑ Benoit-Otis, Marie Hélène, Cécile Quesney (23 de julho de 2020). «Des musiciens français à Vienne pour les fêtes Mozart du Reich allemand». Grupo de pesquisa "Musique en France aux XXe et XXIe siècles : discours et idéologies". Nouvelle histoire de la musique en France (1870-1950).
- ↑ RTP Portugal
- ↑ BBC Brasil