Jackson Hole – Wikipédia, a enciclopédia livre
Jackson Hole (Buraco de Jackson) é um vale na cordilheira Teton e na cordilheira Gros Ventre, no oeste do estado do Wyoming, nos Estados Unidos.
Deve o seu nome a David Edward Jackson, um dos Mountain Men e caçador de castores do início do século XIX. Era usado para a caça pelos ameríndios, e só foi habitado em permanência a partir da década de 1870.
A descrição do vale foi feita no diário de John Colter, que participou na expedição de Lewis e Clark. Colter passou pelo passo Togwotee para chegar ao vale. As suas notas sobre o vale, a cordilheira Teton e aa região do Parque Nacional de Yellowstone foram recebidas pelos populares da época com grande ceticismo.
O vale é formado pelas cordilheiras de Teton e de Gros Ventre. O Grand Teton National Park ocupa o vale, onde também fica o lago Jackson. A cidade de Jackson fica localizada na saída sul do vale. O rio Snake alimenta o vale, nomeadamente com as águas de um dos seus afluentes, o rio Gros Ventre, antes de entrar no Parque Nacional de Yellowstone.
Em 1985, o vale foi usado como cenário do filme Rocky 4, quando o personagem fictício Rocky supostamente se treinava na Sibéria.
Referências
Ligações externas
[editar | editar código-fonte]- Daugherty John. «A Place Called Jackson Hole» (em inglês). Grand Teton Natural History Association. Consultado em 6 de outubro de 2006
- «The Mystery of the Colter Stone» (em inglês). Grand Teton National Park. Consultado em 6 de outubro de 2006
- «www.jacksonholehistory.org» (em inglês)