James Hamilton, 4.º Duque de Abercorn – Wikipédia, a enciclopédia livre

James Hamilton, 4.° Duque de Abercorn
Funções
Membro da Câmara dos Lordes
-
Member of the Senate of Northern Ireland (d)
Título de nobreza
Duque de Abercorn
Predecessor
Biografia
Nascimento
Morte
Cidadanias
Alma mater
Atividades
Pai
Mãe
Rosalind Hamilton, Duchess of Abercorn (en)
Irmãos
Cynthia Spencer, Condessa Spencer
Lord Claud Hamilton (d)
Cônjuge
Kathleen Hamilton, Duchess of Abercorn (en) (de a )
Descendentes
Lady Moyra Hamilton (en)
James Hamilton, 5.° Duque de Abercorn
Lord Claud Hamilton (d)
Outras informações
Partido político
Exército

James Edward Hamilton, 4.º Duque de Abercorn (29 de fevereiro de 19044 de junho de 1979) foi um nobre britânico do século XX. Ele foi estilizado como Visconde Strabane (1904–1913) e como Marquês de Hamilton antes de finalmente herdar o título Duque de Abercorn de seu pai, em 12 de setembro de 1953.

Lord Hamilton foi educado em Eton College antes de entrar para a força reserva militar, comissionado como capitão. Em 1946, entrou para o Conselho do Condado de Tyrone, servindo então no senado da Irlanda do Norte. Após a morte do pai, tornou-se lorde-tenente do condado, cargo que deteve até sua morte. Tornou-se coronel honorário do quinto batalhão do regimento de infantaria Royal Inniskilling Fusiliers (uma unidade da Armada Territorial).

Em 1928, James Hamilton casou-se com Lady Kathleen Crichton (1905-1990), filha de Henry Crichton, Visconde Crichton (1872-1914), um filho do 4.° Conde Erne. Sua mãe foi Lady Mary Cavendish Grosvenor (1883-1959), uma filha do 1.° Duque de Westminster. Eles tiveram dois filhos e uma filha:

Morreu aos setenta e cinco anos.