João I, Conde de Hainaut – Wikipédia, a enciclopédia livre

João de Avesnes
Conde de Hainaut
Nascimento 1 de maio de 1218 (806 anos)
  Houffalize
Morte 24 de dezembro de 1257 (39 anos)
  Valenciennes
Esposa Adelaide da Holanda
Descendência João II, Conde de Hainaut e da Holanda
Balduíno de Hainaut
Joana, abadessa de Flines
Bucardo, Bispo de Métis
Guido de Avesnes
Guilherme, Bispo de Cambrai
Florent de Hainaut
Casa Casa de Avesnes
Pai Bucardo IV de Avesnes
Mãe Margarida II da Flandres

João de Avesnes (1 de maio de 1218 – 24 de dezembro de 1257) foi o conde de Hainaut de 1246 até sua morte.[1]

Nascido em Houffalize, era o filho mais velho de Margarida II da Flandres por seu primeiro marido, Bucardo IV de Avesnes.[2] Como o casamento de Margarida e Bucardo foi dissolvido papalmente, ele foi considerado ilegítimo.

Sua mãe se casou novamente com Guilherme II de Dampierre e teve mais filhos que poderiam reivindicar sua herança.[2] Assim, João e seu irmão Balduíno comprometeram-se a receber o reconhecimento imperial de sua legitimidade e a fizeram ao imperador Frederico II em março de 1243. Em 5 de dezembro de 1244, Margarida herdou Flandres e Hainaut e designou seu filho mais velho por seu segundo marido, Guilherme III de Dampierre, como seu herdeiro. Imediatamente uma guerra, chamada Guerra de Sucessão da Flandres e Hainault, foi desencadeada pelos direitos de herança, colocando João contra Guilherme.

Após dois anos de luta, em 1246, Luís IX da França interveio para resolver o conflito. Ele concedeu Hainaut a João e Flandres a Guilherme. No entanto, Margarida recusou-se a entregar Hainaut ao filho ilegítimo. Em 6 de junho de 1251, Guilherme de Flandres foi assassinado e foi provado que a família Avesnes havia financiado o crime. Em 4 de julho de 1253, João derrotou os exércitos de sua mãe e seu segundo filho de Dampierre, Guido, na Batalha de West-Capelle. Guido foi preso e Margarida concordou em vender seus direitos de Hainaut para Carlos de Anjou se ele o reconquistasse de João. O cunhado do ilegítimo, Guilherme II, Conde da Holanda, que havia sido eleito rei alemão ("Rei dos Romanos"), foi convencido a conceder Hainaut e aquelas terras flamengas dentro do Império a João. O conde de Anjou foi derrotado e o rei Luís, retornando da Sétima Cruzada, ordenou que seu irmão cumprisse sua arbitragem de 1246. Em 22 de novembro de 1257, Guido finalmente renunciou a Hainaut, mas João morreu na véspera de Natal em Valenciennes.[1]

Descendência

[editar | editar código-fonte]

Casou-se com Adelaide da Holanda[3] em 1246, e juntos tiveram os seguintes filhos:

Referências

  1. a b Kennedy 2010, p. 338.
  2. a b Pollock 2015, p. 167.
  3. a b Pollock 2015, p. xv.
Fontes
  • Kennedy, Helen M. (2010). Along Pond Creek Road. Bloomington, IN: Xlibris US 
  • Pollock, M. A. (2015). Scotland, England and France After the Loss of Normandy, 1204-1296. Woodbridge, Suffolk: The Boydell Press 

Ligações externas

[editar | editar código-fonte]
  • Obreen (1911) (em holandês). Avesnes (Jan van). In: P.C. Molhuysen and P.J. Blok (eds.): Nieuw Nederlandsch Biografisch Woordenboek. Deel 1. Leiden: A.W. Sijthoff. Page 200.
  • Alphonse Wauters (em francês). "Jean d'Avesnes" in: Biographie nationale. Académie royale de Belgique. Vol. 10, pp. 280–292.
Precedido por
Margarida II da Flandres
Conde de Hainaut
1246 – 1257
Sucedido por
Margarida II da Flandres