Joana de Lestonnac – Wikipédia, a enciclopédia livre

Joana de Lestonnac
Fundadora da Companhia de Maria
Nascimento 27 de dezembro de 1556
Bordéus, França
Morte 2 de fevereiro de 1640 (83 anos)
Bordéus
Progenitores Mãe: Jeanne Eyquem
Pai: Richard de Lestonnac
Veneração por Igreja Católica
Beatificação 23 de setembro de 1900
por Papa Leão XIII
Canonização 15 de maio de 1949
por Papa Pio XII
Festa litúrgica 15 de maio
Padroeiro vítimas de abuso; pessoas rejeitadas em ordens religiosas; viúvas
Portal dos Santos

Joana de Lestonnac (Bordéus, 27 de dezembro de 15562 de fevereiro de 1640) foi a fundadora da Companhia de Maria Nossa Senhora, uma ordem religiosa que tinha como missão educar as jovens da época.

Nasceu num período em que a Igreja Católica vivia grandes conflitos. Seu pai, Richard de Lestonnac, um católico fervoroso e membro do Parlamento de Bordéus, era conselheiro do rei da França; sua mãe, Jeanne Eyquem, de confissão calvinista, era irmã do filósofo humanista Michel de Montaigne (1533-1592). Casou-se em 1572 com Gaston de Montferrand, com o qual conviveu até 1602 e teve sete filhos. Quando viúva, após perder dois de seus filhos, Joana de Lestonnac entrou para o mosteiro cisterciense em Toulouse, mas, por problemas de saúde, não pôde continuar na vida monástica. Voltou para Bordéus e, mais tarde, fundou a Companhia de Maria com o objetivo de avançar o catolicismo através do ensino.

Em 19 de setembro de 1834 Joana de Lestonnac foi declarada venerável.

Companhia de Maria

[editar | editar código-fonte]

A ordem que fundou recebeu aprovação pontifícia em 7 de abril de 1607. Hoje a Companhia de Maria marca presença em 26 países, mantendo diversas instituições de ensino, inclusive no Brasil.

Ligações externas

[editar | editar código-fonte]

Media relacionados com Joana de Lestonnac no Wikimedia Commons

Ícone de esboço Este artigo sobre a biografia de um(a) santo(a) ou um(a) beato(a) é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.