Jornada del Muerto – Wikipédia, a enciclopédia livre
Este artigo ou secção contém uma lista de referências no fim do texto, mas as suas fontes não são claras porque não são citadas no corpo do artigo, o que compromete a confiabilidade das informações. (Novembro de 2019) |
O deserto Jornada del Muerto (em português "Jornada do Morto") é um deserto do Novo México, cujo nome foi atribuído pelos exploradores espanhóis ("conquistadores") a uma região particularmente seca com cerca de 160 km ao longo da rota que liga a Nova Espanha central (hoje o México) aos extremos da colónia no norte de Santa Fe de Nuevo México. Esta rota tornou-se o El Camino Real de Tierra Adentro. O deserto Jornada del Muerto liga as Montanhas Oscura e as San Andres a leste, com as Montanhas Caballo e a Cordilheira Fra Cristóbal a oeste.
Em 16 de Julho de 1945, o Jornada del Muerto foi o local do primeiro teste atómico, a designada experiência Trinity, a norte do Alamogordo Bombing Range, hoje White Sands Missile Range, entre Carrizozo e Socorro.
Ver também
[editar | editar código-fonte]Bibliografia
[editar | editar código-fonte]- «"Jornada del Muerto: Retracing the Dead Man's Journey" por Douglas Preston». New Mexico Magazine, September 1994, p. 24-31.
- «"Jornada Del Muerto — 90 miles of hell" por Sally Bickley»
- «Volcanoes of New Mexico: Jornada del Muerto Volcano». Consultado em 27 de março de 2007. Arquivado do original em 27 de setembro de 2007
- Crumpler, L. S., and J. C. Aubele, (1990), Jornada del Muerto, New Mexico, in Volcanoes of North America, C. A. Wood and J. Kienle. eds., Cambridge University Press, Cambridge, p. 309-310.