Línguas esquimó-aleútes – Wikipédia, a enciclopédia livre
As línguas esquimó-aleútes ou escaleutas compõem uma família de idiomas falados na Groenlândia, no Ártico canadense, no Alasca e em partes da Sibéria, na Federação Russa. Também conhecidos como esquimós ou macro-esquimós,[1] esta família consiste dos idiomas falados pelos esquimós (o inuíte, falado no norte do Alasca, Canadá e Groenlândia, e o yupik, falado no oeste e sudoeste do Alasca, e na Sibéria), e pelo idioma aleúte, falado nas ilhas Aleutas e nas ilhas Pribilof.
O termo "esquimó" é um exônimo, de origem algonquina, e por esta maneira é tido como depreciativo pelos próprios falantes do grupo linguístico; porém o termo é utilizado por alguns linguistas para se referir ao grupo dos idiomas yuit-yupik-inuit como um todo. No Canadá o termo nativo inuíte é utilizado para descrevê-las, e, no Alasca, os termos Yup'ik, Inupiaq ou Inuit, dependendo do interlocutor.
Tradicionalmente, a família de idiomas esquimós era dividida apenas no grupo inuíte e no grupo yupik (ou Yup'ik-Yuit). No entanto, pesquisas mais recentes sugeriram que o próprio yupik poderia não formar um grupo à parte, e sim o contínuo dialetal inuíte é que seria uma das muitas línguas que compõem este possível grupo geral yupik, e levantando a suspeita que a diferenciação entre os dois grupos, com base na dicotomia Sibéria-Alasca, parece ter sido mais obra de geógrafos que linguistas.
Lista das línguas escaleutas
[editar | editar código-fonte]- Inuktitut: Canadá;
- Inuktun: norte da Groenlândia;
- Inupiaq: norte e noroeste do Alasca;
- Inuvialuktun;
- Kalaallisut: oeste da Groenlândia;
- Yupik : Golfo do Pacífico e centro do Alasca;
- Yuit : Ilhas São Lourenço, Chaplino, Naukan, Sirenik.
Referências
- ↑ Fleming 1987: 189.
Bibliografia
[editar | editar código-fonte]- Fleming, Harold C. "Towards a definitive classification of the world's languages". Diachronica IV:1/2.159-223, 1987.
Ligações externas
[editar | editar código-fonte]- Esquimó-Aleuta (vocabulários organizados por Victor A. Petrucci)