Lagoa de Jacarepaguá – Wikipédia, a enciclopédia livre

Lagoa de Jacarepaguá
Lagoa de Jacarepaguá
Vista aérea da lagoa
Localização
País  Brasil
Localidades mais próximas Rio de Janeiro, RJ

A lagoa de Jacarepaguá é uma lagoa situada nos bairros de Jacarepaguá e da Barra da Tijuca, na zona Oeste do município do Rio de Janeiro, no Brasil.

"Jacarepaguá" é um termo de origem tupi que significa "enseada do lugar dos jacarés", através da junção dos termos îakaré (jacaré), paba (lugar) e kûá (enseada).[1]

Detalhe da poluição da lagoa

É imprópria para banho, pesca e prática de esportes náuticos devido à poluição. O monitoramento sistemático de qualidade de água do complexo lagunar de Jacarepaguá é realizado mensalmente em oito estações de amostragem, sendo dois pontos de coleta na lagoa de Jacarepaguá, três na lagoa de Marapendi, um na lagoa do Camorim e dois na lagoa da Tijuca. São analisados os principais indicadores físicos e químicos de qualidade de água, bem como a comunidade fitoplanctônica quanto à sua composição quantitativa e qualitativa. De acordo com esses resultados, são também realizados testes semiquantitativos para detecção de toxinas de cianobactérias (Microcystis aeruginosa) na água, e feitas análises em sedimentos. Ressalta-se que o monitoramento realizado no complexo lagunar pode ser intensificado em função de ocorrências eventuais que alterem a qualidade de suas águas, em especial durante o verão.

As lagoas de Jacarepaguá e da Tijuca costumam ser afetadas por mortandades de peixes. Segundo o biólogo Mario Moscatelli, a espécie atingida é a tilápia. Por causa do vento forte, muitas ficam presas dentro da agua

mangue, mas uma boa quantidade pode ser vista boiando no espelho d'água.

Referências

  1. NAVARRO, E. A. Método moderno de tupi antigo: a língua do Brasil dos primeiros séculos. 3ª edição. São Paulo. Global. 2005. 463 p.
Ícone de esboço Este artigo sobre hidrografia do Brasil é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.