Guto Dulinski – Wikipédia, a enciclopédia livre

Guto Dulinski
Voleibol
Nome completo Luiz Augusto Gonçalves de Barros Dulinski
Apelido Guto
Modalidade Voleibol de praia
Nascimento 1 de fevereiro de 1979 (45 anos)
São Paulo, SP
Nacionalidade brasileira
Compleição Peso: 85 kg • Altura: 1,94 m
Medalhas
Competidor do  Brasil

Luiz Augusto Gonçalves de Barros Dulinski (São Paulo, 1 de fevereiro de 1979) é um voleibolista brasileira praticante da modalidade de vôlei de praia bicampeão nas etapas do Circuito Sul-Americano de Vôlei de Praia de, no Brasil e Bolívia, conquistou o título do Rei da Praia do Brasil em 2003 e no mesmo ano foi corado o Rei dos Reis a nível mundial.

A trajetória de Guto iniciou-se na cidade de Santos logo despontou como um jogador de vôlei de praia com grande potencial, pois, com apenas três anos de carreira nesta modalidade foi premiado como a Revelação do Circuito Brasileiro de Vôlei de Praia em 2001.No começo de sua carreira para galgar a o profissionalismo contou com de sua mãe Gilda Gonçalves, fato lembrado por ele em todas as conquistas dedicando a vitória a ela [1], temporada na qual jogou ao lado de Celso Brunholi no Aberto de Vitória[2] pontuando ao alcançar a trigésima sétima colocação final[3].

Em 2002 passou a jogar ao lado de Jorge Terceiro “Gia” pelo Circuito Brasileiro de Vôlei de Praia correspondente e conquistaram os títulos das etapas de Vitória e Maceió[1], conquistaram o título também na etapa de Belém[4], finalizando na quarta posição geral deste circuito[5]; com este parceiro competiu no Aberto de Fortaleza pelo Circuito Mundial de Vôlei de Praia de 2002 quando finalizaram na quinquagésima sétima posição[3].

Ainda em 2002 formou dupla com Pedro Grael na conquista da medalha de ouro na etapa de Campos dos Goytacazes pelo Circuito Sul-Americano de Vôlei de Praia[6], e na etapa de La Paz jogou ao lado de Jorge Terceiro[7]conquistando o bicampeonato nesta etapa[8]. No período esportivo de 2003 continuou jogando ao lado de Jorge Terceiro, a exemplo disso tem-se a temporada de Campo Grande[9], mas alcançou o quarto lugar nas etapas de Caxias do Sul e Rio de Janeiro, válidas pelo correspondente Circuito Brasileiro de Vôlei de Praia de 2003[1].

Participou do Torneio da Rei da Praia em 2003 realizado em na Praia de Ipanema, Rio de Janeiro[10][11], sendo coroado o Rei da Praia nesta edição[12][13]; no mesmo ano ao lado de Jorge Terceiro disputou Desafio Rei dos Reis realizado também nas areias de Ipanema, conquistando o título de Rei dos Reis de 2003 derrotando na final o norte-americano Eric Fonoimoana, este Rei da Praia dos Estados Unidos que jogou ao lado de Dax Holdren[14][15].

Ao lado de Jorge Terceiro disputou a Etapa Challenger de Natal e sagrou-se campeão[16][17] e quarto colocados na etapa de Goiânia pelo Circuito Brasileiro de Vôlei de Praia de 2004[18].

Na temporada de 2005 confirmou dupla ao lado de Nalbert Bitencourt[19] quando finalizaram na décima terceira posição nas etapas de Fortaleza e João Pessoa, quinto colocados na etapa de Maceió e ainda terminaram na décima nona posição em Recife e não se classificaram para o torneio principal em Recife[20], finalizando no ranking geral de duplas na décima nona posição[21].E formando dupla Pedro Cunha conquistou o título da etapa de Goiânia[22].

Com Pedro Cunha não pontuou nos Aberto de Zagreb e Gstaad, também no Grand Slam de Stavanger pelo Circuito Mundial de Vôlei de Praia de 2005, neste referido circuito alcançaram a décima sétima posição no Aberto de São Petersburgo e nono lugar no Aberto de Espinho[23] e atuando junto com Nalbert Bittencourt alcançou o vigésimo quinto lugar no Aberto de Acapulco, sétimo posto no Aberto de Salvador e na Etapa Satélite de Buenos Aires finalizaram em quinto lugar[3]. No ano de 2006 esteve casado com a jogadora de vôlei de praia Rebeca Lima, época que chegou a competir ao lado de Bruno de Paula[24]no Circuito Brasileiro de Vôlei de Praia de 2006 quando conquistaram o vice-campeonato na etapa de Campo Grande[25], também disputaram a etapa de São Luís juntos pelo mesmo circuito[26], sagrando-se campeões na Etapa Challenger de Juiz de Fora pelo correspondente Circuito Brasileiro de Vôlei de Praia[27], e com Georg Antal Filho disputou as etapas de João Pessoa[28]e Brasília[29].

Disputou as partidas da fase de classificação ao lado de Fabinho Araújo a oitava edição do Torneio Rei da Praia de 2006 realizada em na Praia de Ipanema[30].Na temporada de 2007 formava dupla com Fabiano Melo, por problemas de saúde deste parceiro jogou ao lado de André Cunha alcançando a primeira classificação ao torneio principal da Etapa Challenger em Palmas pelo correspondente circuito brasileiro, e ao lado de Fabiano Melo visavam competir no torneio da AVP (Associação de Vôlei Profissional Americana)[31].Também jogou ao lado de Giuliano “Xuxo” [1].

Competiu também pelo Circuito Estadual do Rio de Janeiro, chamado de Circuito de Vôlei de Praia Verão TIM 2008 quando formou dupla na quarta etapa com Rhooney Ferramenta[32].Chegou abandonar a carreira em 2008 quando migrou para Vitória (ES), onde começou a cursar a faculdade de Engenharia de Alimentos e passou a trabalhar na empresa de um amigo, com o tratamento de algas marinhas, mais tarde atendendo ao apelo dos amigos decidiu retomar a carreira na praia novamente[33].

Pela temporada de 2009 do Circuito Estadual de Vôlei de Praia jogou ao lado de Oscar Brandão[34]alcançando o terceiro lugar na etapa de Campo Grande [35], o vice-campeonato na etapa de Vitória[36], na etapa de Goiânia conquistaram o título[37] e também alcançaram o bronze na etapa de Praia Grande[38].

Ainda na jornada esportiva de 2009 jogou ao lado de Oscar Brandão alcançando a nona colocação em Balneário Camboriú [39] e o quinto lugar em Santa Maria [40], finalizaram em décimo nono lugar em Curitiba, disputaram a etapa a etapa de São José dos Campos[41], nesta finalizou em décimo terceiro lugar [42], mesma colocação obtida em Campo Grande [43], Belém [44], Teresina [45], além da nona posição na etapa de Fortaleza [46], décimo terceiro lugar em João Pessoa [47], quinto posto em Recife [48], décimo terceiro lugar na etapa de Maceió [49] e também em Salvador [50], terminando na nona posição geral entre as duplas do referido circuito[51].

Iniciou a temporada de 2010 ao lado de Bernardo Romano[52][53], alcançando o décimo terceiro lugar na etapa de Caxias do Sul [54], décimo nono lugar na etapa de Balneário Camboriú [55], mesmo posto obtido com Wadson Oliveira na etapa de São José dos Campos[56], na etapa de Uberaba [57], também nas etapas de Goiânia[58] [59], de Campo Grande[60], depois competiu ao lado de Rhuan Ferramenta e terminaram na trigésima terceira posição na etapa de Fortaleza[61], na seguencia voltou atuar com Wadson Oliveira e conquistaram a vigésima quinta posição [62], depois jogou com Ricardo Brandão alcançando a décima nona posição na etapa de Salvador[63], que também repetiu o feito ao lado de Josias Júnior na etapa de Vila Velha[64], retornando com Ricardo Brandão na conquista do quinto lugar na etapa de Búzios[65], encerrando com este na vigésima colocação geral no circuito[66].

No Circuito Brasileiro de Vôlei de Praia de 2011 voltou a competir ao lado de Ricardo Brandão e juntos terminaram na trigésima quarta colocação na etapa de Vitória[67], depois com Marcus Carvalhaes finalizou na vigésima oitava posição na etapa do Rio de Janeiro [68], novamente com Riucardo Brandão encerrou na décima oitava posição na etapa do Guarujá [69],com este alcançou o sétimo lugar em Curitiba [70], mesma colocação obtida na etapa de Balneário Camboriú ao lado de Luciano Ferreira[71], outra vez com Ricardo Brandão conquistaram a vigésima segunda posição [72]. Participa do projeto do Life Instituto com o jogador de vôlei de praia Luccas Lima que fundou e executa em parceria com o Centro de Desenvolvimento e Treinamento Luccas Lima sendo referência no Estado de São Paulo e atua em dois segmentos: social e rendimento, neste Guto além de atleta atua como coordenador técnico da equipe[73].

Competiu na quinta edição do Fest Vôlei em Praia grande em 2013[8]ao lado de Deverson Cardoso com quem conquistou o título da edição do Fest Vôlei de Iguaba no mesmo ano. Em 2014 voltou a competir ao lado de Jorge Terceiro no Circuito Brasileiro de Vôlei de Praia Challenger quando em Ribeirão Preto finalizaram na décima terceira posição[74]. Ao lado de Rhuan Ferramenta conquistou o vice-campeonato da etapa de Campinas do Circuito Brasileiro de Vôlei de Praia Nacional 2013-14[75] e disputaram a Copa Farol de São Tomé de Vôlei de Praia[76][77].

Ao Lado de Rhuan Ferramenta disputou o Circuito Brasileiro de Vôlei de Praia Challenger de 2016 alcançando a décima sétima posição na etapa de João Pessoa[78]. Jogando com George Wanderley alcançaram a quarta posição na etapa de Campinas Circuito Brasileiro de Vôlei de Praia Nacional 2014-15[79]. Com Carlão conquistou os títulos as etapas de Jacareí e Guaíra válida pelo Circuito Paulista de Vôlei de Praia de 2014-15 [80]e também do Circuito Paulista de Vôlei de Praia de 2015-16 em São Paulo[81].

Ao lado de Rhuan Ferramenta disputou a etapa de Fortaleza pelo Circuito Brasileiro de Vôlei de Praia 2015-16 e finalizaram com o bronze[82], e com Rodrigo Saunders alcançou o quarto lugar na etapa de Lauro de Freitas[83] e também em Maringá[84], além da conquista do vice-campeonato na quarta etapa realizada no Rio de Janeiro[85].

Formando dupla com Tiago Rech de Castilhos conquistou o título do Circuito Beach Bauru em 2016[86], competiu também com Luccas Lima no I São Joaquim Open, em São Joaquim da Barra, quando sagraram-se campeões[87]; com Bruno Malta conquistou a etapa de Guaíra também pelo Circuito Paulista de Vôlei de Praia 2017-18[88].

Com seu parceiro Luccas Lima alcançou o décimo sétimo lugar na etapa de Brasília, válida pelo Circuito Brasileiro de Vôlei de Praia Nacional[89], alcançando o bronze na etapa de Uberlândia[90], também foram quintos colocados na etapa de Maringá[91], campeões na etapa de São José[92], décima posição na etapa de Maceió[93], mesmo posto alcançado também em Aracaju[94], além da nona posição em Vitória[95].

Novamente com Luccas Lima disputou a etapa de João Pessoa pelo Circuito Brasileiro de Vôlei de Praia Open de 2016-17, quando finalizaram na décima terceira colocação[96].Competiu ao lado de Marcos Cabral no Circuito Brasileiro de Vôlei de Praia Challenger de 2017, chegando ao décimo terceiro posto na etapa de Maringá[97], ao vigésimo primeiro lugar na etapa de Bauru[98]. Pela quarta edição do Circuito Paulista de vôlei de Praia de 2017, Guto conquistou o título da etapa de Campinas ao lado de Luccas Lima[99], além do título novamente no Circuito Beach Bauru no mesmo ano[100]; e com este jogado conquistaram o título de Itapeva da oitava etapa do Circuito Pupy de Vôlei de Praia de 2017 realizado na Arena Pupy[101].

Em julho de 2017 também esteve ao lado de Luccas Lima na Europa e disputaram duas competições, estas integrantes do calendário do "World Protour", pelo Circuito Mundial de Vôlei de Praia organizado pela WVBF (World Volleyball Federation), mas competiu com o paraibano André Coelho quando conquistaram o título do torneio em Gierre, Itália, e o obtiveram o quarto lugar na etapa em São Moritz, após contusão do seu parceiro[102].

Também jogando ao lado de Luccas Lima iniciou as disputas do Circuito Brasileiro de Vôlei de Praia Open 2017-18 e terminaram na vigésima quinta posição na etapa de Campo Grande[103], além do nono lugar na etapa de Itapema[104]e também em Fortaleza[105].

Títulos e resultados

[editar | editar código-fonte]

Premiações Individuais

[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. a b c d e f g h «Perfil Atletas Masculino Guto Dulinski». CBV. Consultado em 19 de janeiro de 2018. Cópia arquivada em 19 de janeiro de 2018 
  2. «PRAIA - OUTROS BRASILEIROS CLASSIFICADOS-DUPLAS BRASILEIRAS E AUSTRÍACA SE CLASSIFICAM PARA O TORNEIO PRINCIPA». Photo&Grafia. 27 de novembro de 2001. Consultado em 19 de janeiro de 2018. Cópia arquivada em 14 de setembro de 2016 
  3. a b c FIVB. «PLAYERS' DATABASE-Athlete's biography-Guto Dulinski-Results» (em inglês). Consultado em 19 de janeiro de 2018 
  4. a b «CIRCUITO BANCO DO BRASIL: COMPETIÇÃO VOLTA A BELÉM APÓS CINCO ANOS». CBV. 31 de agosto de 2009. Consultado em 25 de janeiro de 2018. Cópia arquivada em 30 de janeiro de 2018 
  5. a b «Home-Vôlei de Praia-Escolha o campeonato e/ ou o naipe:Circuito Banco do Brasil-2002-Masculino». CBV. Consultado em 19 de janeiro de 2018. Arquivado do original em 3 de março de 2016 
  6. a b «Guto e Grael faturam título em Campos». Portal Terra. 17 de fevereiro de 2002. Consultado em 25 de janeiro de 2018. Cópia arquivada em 30 de janeiro de 2018 
  7. «Duplas bolivianas definirán el título con brasileños». Agencia de Noticias Fides (em espanhol). 14 de novembro de 2002. Consultado em 25 de janeiro de 2018. Cópia arquivada em 30 de janeiro de 2018 
  8. a b c Renata Cristiane (21 de março de 2013). «FEST VOLEI, EM ARRAIAL DO CABO, NA SEMANA SANTA». RC24H. Consultado em 25 de janeiro de 2018. Cópia arquivada em 30 de janeiro de 2018 
  9. «Vôlei de Praia: 16 jogos são disputados hoje». Dourados News. 13 de setembro de 2003. Consultado em 25 de janeiro de 2018. Cópia arquivada em 25 de janeiro de 2018 
  10. «Favoritos já foram eliminados no Torneio Rei da Praia». O Globo. 21 de fevereiro de 2003. Consultado em 25 de janeiro de 2018. Cópia arquivada em 30 de janeiro de 2018 
  11. «Torneio Rei da Praia começa amanhã». O Globo. 20 de fevereiro de 2003. Consultado em 25 de janeiro de 2018. Cópia arquivada em 30 de janeiro de 2018 
  12. a b Sanny Bertoldo (23 de fevereiro de 2003). «Santista é o novo Rei da Praia no Rio». O Globo. Consultado em 25 de janeiro de 2018. Cópia arquivada em 30 de janeiro de 2018 
  13. «Brezilya'da Plajın Kralı 'Alison Cerutti'». Voleylun Sesi (em turco). 16 de março de 2011. Consultado em 25 de janeiro de 2018. Cópia arquivada em 31 de janeiro de 2018 
  14. a b «Guto bate Fonoimoana é rei dos reis das praias». O Globo. 2 de março de 2003. Consultado em 25 de janeiro de 2018. Cópia arquivada em 30 de janeiro de 2018 
  15. «Brazilian King of the Beach - Franco or Fabio». FIVB. 10 de fevereiro de 2007. Consultado em 25 de janeiro de 2018. Cópia arquivada em 30 de janeiro de 2018 
  16. a b «Contusão prejudica Alex na briga pelo bronze em Challenger». Esporte Ágil. 12 de julho de 2004. Consultado em 25 de janeiro de 2018. Cópia arquivada em 30 de janeiro de 2018 
  17. «Após nove anos, Natal volta a receber circuito de vôlei na Praia do Forte». Observatório RN. 5 de fevereiro de 2014. Consultado em 25 de janeiro de 2018. Cópia arquivada em 30 de janeiro de 2018 
  18. a b «Behar e Shelda conquistam o tetra em Goiânia». GloboEsporte.com. 2 de maio de 2004. Consultado em 25 de janeiro de 2018. Cópia arquivada em 30 de janeiro de 2018 
  19. «Guto será o parceiro de Nalbert». GloboEsporte.com. 14 de julho de 2005. Consultado em 25 de janeiro de 2018. Cópia arquivada em 31 de janeiro de 2018 
  20. «NALBERT/GUTO GARANTE MELHOR COLOCAÇÃO NO CIRCUITO BANCO DO BRASIL VÔLEI DE PRAIA E BUSCA VAGA NAS SEMIFINAIS EM MACEIÓ». CBV. 3 de dezembro de 2005. Consultado em 25 de janeiro de 2018. Cópia arquivada em 31 de janeiro de 2018 
  21. «RANKING FINAL DO CIRCUITO BANCO DO BRASIL VÔLEI DE PRAIA 2005». CBV. 23 de dezembro de 2005. Consultado em 25 de janeiro de 2018. Cópia arquivada em 31 de janeiro de 2018 
  22. a b «Goiânia recebe etapa do Circuito Banco do Brasil de Vôlei de Praia». TV Inteligemcia.com. 21 de setembro de 2012. Consultado em 25 de janeiro de 2018. Cópia arquivada em 31 de janeiro de 2018 
  23. «Guto será o parceiro de Nalbert no vôlei de praia». UOL. 14 de julho de 2005. Consultado em 25 de janeiro de 2018. Cópia arquivada em 31 de janeiro de 2018 
  24. Cláudio Cabral (11 de fevereiro de 2006). «Craques da folia». Diário do Nordeste. Consultado em 25 de janeiro de 2018. Cópia arquivada em 30 de janeiro de 2018 
  25. a b FIVB. «Porto Alegre Hosts Brazilian Domestic Opener-2006 Circuito Banco do Brasil - Men's Results» (em inglês). 27 de fevereiro de 2007. Consultado em 29 de setembro de 2016. Cópia arquivada em 31 de janeiro de 2018 
  26. «RANKING FINAL DO CIRCUITO BANCO DO BRASIL VÔLEI DE PRAIA 2005». CBV. 23 de dezembro de 2005. Consultado em 25 de janeiro de 2018. Cópia arquivada em 31 de janeiro de 2018 
  27. a b «Casal Andrezza e Bruno vence ao lado de Andréa Martins e Guto o Challenger de Juiz de Fora do Circuito Banco do Brasil Vôlei de Praia. Nalbert é bronze». CBV. 21 de maio de 2006. Consultado em 25 de janeiro de 2018. Cópia arquivada em 20 de janeiro de 2018 
  28. «Virna sonha com vitória em 2007 no circuito BB vôlei de praia». Click PB. 9 de novembro de 2006. Consultado em 25 de janeiro de 2018. Cópia arquivada em 31 de janeiro de 2018 
  29. «Emanuel pode chegar à 700ª vitória no Circuito BB». O Globo. 23 de novembro de 2006. Consultado em 25 de janeiro de 2018. Cópia arquivada em 31 de janeiro de 2018 
  30. Cláudio Cabral (16 de fevereiro de 2006). «LUIZĂO "KRÓLEM PLAŻY" 2006 W BRAZYLII». Strefy Siatkówki] (em polaco). Consultado em 25 de janeiro de 2018. Cópia arquivada em 31 de janeiro de 2018 
  31. «GUTO, REI DA PRAIA 2003 E EX-PARCEIRO DE NALBERT, DÁ A VOLTA POR CIMA E GARANTE VAGA NO CHALLENGER DE PALMAS DO CIRCUITO BANCO DO BRASIL». CBV. 17 de maio de 2007. Consultado em 25 de janeiro de 2018. Cópia arquivada em 31 de janeiro de 2018 
  32. FVR. «4ª ETAPA – ETAPA PRINCIPAL MASCULINOCIRCUITO DE VÔLEI DE PRAIA VERÃO TIM 2008». Consultado em 25 de janeiro de 2018. Cópia arquivada em 31 de janeiro de 2018 
  33. «CIRCUITO ESTADUAL BANCO DO BRASIL VÔLEI DE PRAIA: Um rei e "o dono da casa" em ação em Campo Grande». CBV. 28 de janeiro de 2009. Consultado em 25 de janeiro de 2018. Cópia arquivada em 31 de janeiro de 2018 
  34. «Na praia-Oscar e Guto com grandes expectativas para 2009». Photo&Grafia. 13 de fevereiro de 2009. Consultado em 25 de janeiro de 2018. Cópia arquivada em 31 de janeiro de 2018 
  35. a b «CIRCUITO ESTADUAL BANCO DO BRASIL VÔLEI DE PRAIA – BENJAMIN/ALEX E ÂNGELA/CHELL VENCEM ETAPA SUL-MATO-GROSSENSE». CBV. 1 de fevereiro de 2009. Consultado em 25 de janeiro de 2018. Cópia arquivada em 31 de janeiro de 2018 
  36. a b «CIRCUITO ESTADUAL BANCO DO BRASIL: ESTREANTES ASSEGURAM OS TÍTULOS DA ETAPA CAPIXABA». CBV. 17 de maio de 2009. Consultado em 25 de janeiro de 2018. Cópia arquivada em 31 de janeiro de 2018 
  37. a b «CIRCUITO ESTADUAL BANCO DO BRASIL: ELIZE MAIA/AGATHA E OSCAR/GUTO SÃO OS CAMPEÕES EM GOIÂNIA». CBV. 26 de julho de 2009. Consultado em 25 de janeiro de 2018. Cópia arquivada em 31 de janeiro de 2018 
  38. a b «CIRCUITO ESTADUAL BANCO DO BRASIL: NAIARA/ANDRÉA TEIXEIRA E BETO PITTA/FERRAMENTA VENCEM EM SÃO PAULO». CBV. 8 de agosto de 2009. Consultado em 25 de janeiro de 2018. Cópia arquivada em 31 de janeiro de 2018 
  39. «Circuito Banco do Brasil Vôlei de Praia Open-Temporada 2009-1ª Etapa Balneário Camboriú/SC». CBV. Consultado em 25 de janeiro de 2018. Cópia arquivada em 31 de janeiro de 2018 
  40. «Circuito Banco do Brasil Vôlei de Praia Open-Temporada 2009-2ª Etapa Santa Maria/RS». CBV. Consultado em 25 de janeiro de 2018. Cópia arquivada em 19 de janeiro de 2018 
  41. «CIRCUITO BANCO DO BRASIL: PAULISTA GUTO QUER DAR NOVA VOLTA POR CIMA EM SÃO JOSÉ DOS CAMPOS». CBV. 1 de abril de 2009. Consultado em 25 de janeiro de 2018. Cópia arquivada em 31 de janeiro de 2018 
  42. «Circuito Banco do Brasil Vôlei de Praia Open-Temporada 2009-4ª Etapa São José dos Campos/SP». CBV. Consultado em 25 de janeiro de 2018. Cópia arquivada em 31 de janeiro de 2018 
  43. «Circuito Banco do Brasil Vôlei de Praia Open-Temporada 2009-5ª Etapa Campo Grande/MS». CBV. Consultado em 25 de janeiro de 2018. Cópia arquivada em 31 de janeiro de 2018 
  44. «Circuito Banco do Brasil Vôlei de Praia Open-Temporada 2009-6ª Etapa Belém/PA». CBV. Consultado em 25 de janeiro de 2018. Cópia arquivada em 19 de janeiro de 2018 
  45. «Circuito Banco do Brasil Vôlei de Praia Open-Temporada 2009-7ª Etapa Teresina/PI». CBV. Consultado em 25 de janeiro de 2018. Cópia arquivada em 31 de janeiro de 2018 
  46. «Circuito Banco do Brasil Vôlei de Praia Open-Temporada 2009-8ª Etapa Fortaleza/CE». CBV. Consultado em 25 de janeiro de 2018. Cópia arquivada em 19 de janeiro de 2018 
  47. «Circuito Banco do Brasil Vôlei de Praia Open-Temporada 2009-9ª Etapa João Pessoa/PB». CBV. Consultado em 25 de janeiro de 2018. Cópia arquivada em 19 de janeiro de 2018 
  48. «Circuito Banco do Brasil Vôlei de Praia Open-Temporada 2009-10ª Etapa Recife/PE». CBV. Consultado em 25 de janeiro de 2018. Cópia arquivada em 19 de janeiro de 2018 
  49. «Circuito Banco do Brasil Vôlei de Praia Open-Temporada 2009-11ª Etapa Maceió/AL». CBV. Consultado em 19 de janeiro de 2018. Cópia arquivada em 31 de janeiro de 2018 
  50. «Circuito Banco do Brasil Vôlei de Praia Open-Temporada 2009-12ª Etapa Salvador/BA». CBV. Consultado em 25 de janeiro de 2018. Cópia arquivada em 19 de janeiro de 2018 
  51. «Circuito Banco do Brasil de Vôlei de Praia - 2009 Ranking Bônus Pool Masculino» (PDF). CBV. Consultado em 25 de janeiro de 2018. Cópia arquivada (PDF) em 31 de janeiro de 2018 
  52. «CIRCUITO BANCO DO BRASIL: EM CLIMA DE LUA-DE-MEL, BERNARDO E NINA ZGODA DISPUTAM O QUALIFYING EM BALNEÁRIO CAMBORIÚ». CBV. 3 de fevereiro de 2010. Consultado em 25 de janeiro de 2018. Cópia arquivada em 31 de janeiro de 2018 
  53. «Старт бразильского сезона 2010». Beachvolley Fan (em russo). 19 de janeiro de 2010. Consultado em 25 de janeiro de 2018. Cópia arquivada em 31 de janeiro de 2018 
  54. «Circuito Banco do Brasil Vôlei de Praia Open-Temporada 2010-1ª Etapa Caxias do Sul/RS». CBV. Consultado em 25 de janeiro de 2018. Cópia arquivada em 18 de janeiro de 2018 
  55. «Circuito Banco do Brasil Vôlei de Praia Open-Temporada 2010-2ª Etapa Balneário Camboriú/SC». CBV. Consultado em 25 de janeiro de 2018. Cópia arquivada em 18 de janeiro de 2018 
  56. «Circuito Banco do Brasil Vôlei de Praia Open-Temporada 2010-3ª Etapa São José dos Campos/SP». CBV. Consultado em 25 de janeiro de 2018. Cópia arquivada em 18 de janeiro de 2018 
  57. «Circuito Banco do Brasil Vôlei de Praia Open-Temporada 2010-4ª Etapa Uberaba/MG». CBV. Consultado em 25 de janeiro de 2018. Cópia arquivada em 17 de janeiro de 2018 
  58. «CIRCUITO BANCO DO BRASIL: GUTO VENCE "DUELO DOS REIS" E AVANÇA AO TORNEIO PRINCIPAL EM GOIÂNIA». CBV. 25 de março de 2010. Consultado em 25 de janeiro de 2018. Cópia arquivada em 31 de janeiro de 2018 
  59. «Circuito Banco do Brasil Vôlei de Praia Open-Temporada 2010-5ª Etapa Goiânia/GO». CBV. Consultado em 18 de janeiro de 2018. Cópia arquivada em 17 de janeiro de 2018 
  60. «Circuito Banco do Brasil Vôlei de Praia Open-Temporada 2010-6ª Etapa Campo Grande/MS». CBV. Consultado em 25 de janeiro de 2018. Cópia arquivada em 18 de janeiro de 2018 
  61. «Circuito Banco do Brasil Vôlei de Praia Open-Temporada 2010-7ª Etapa Fortaleza/CE». CBV. Consultado em 25 de janeiro de 2018. Cópia arquivada em 18 de janeiro de 2018 
  62. «Circuito Banco do Brasil Vôlei de Praia Open-Temporada 2010-8ª Etapa João Pessoa/PB». CBV. Consultado em 25 de janeiro de 2018. Cópia arquivada em 17 de janeiro de 2018 
  63. «Circuito Banco do Brasil Vôlei de Praia Open-Temporada 2010-10ª Etapa Salvador/BA». CBV. Consultado em 25 de janeiro de 2018. Cópia arquivada em 18 de janeiro de 2018 
  64. «Circuito Banco do Brasil Vôlei de Praia Open-Temporada 2010-11ª Etapa Vila Velha/ES». CBV. Consultado em 25 de janeiro de 2018. Cópia arquivada em 17 de janeiro de 2018 
  65. «Circuito Banco do Brasil Vôlei de Praia Open-Temporada 2010-12ª Etapa Búzios/RJ». CBV. Consultado em 25 de janeiro de 2018. Cópia arquivada em 18 de janeiro de 2018 
  66. «CIRCUITO BANCO DO BRASIL VOLEI DE PRAIA-BONUS POOL/2010 - Masculino» (PDF). CBV. Consultado em 25 de janeiro de 2018. Cópia arquivada (PDF) em 18 de janeiro de 2018 
  67. «Circuito Banco do Brasil Vôlei de Praia Open-Temporada 2011-1ª Etapa Vitória/ES». CBV. Consultado em 25 de janeiro de 2018. Cópia arquivada em 18 de janeiro de 2018 
  68. «Circuito Banco do Brasil Vôlei de Praia Open-Temporada 2011-2ª Etapa Rio de Janeiro/RJ». CBV. Consultado em 25 de janeiro de 2018. Cópia arquivada em 18 de janeiro de 2018 
  69. «Circuito Banco do Brasil Vôlei de Praia Open-Temporada 2011-3ª Etapa Guarujá/SP». CBV. Consultado em 25 de janeiro de 2018. Cópia arquivada em 18 de janeiro de 2018 
  70. «Circuito Banco do Brasil Vôlei de Praia Open-Temporada 2011-4ª Etapa Curitiba/PR». CBV. Consultado em 25 de janeiro de 2018. Cópia arquivada em 18 de janeiro de 2018 
  71. «Circuito Banco do Brasil Vôlei de Praia Open-Temporada 2011-5ª Etapa Balneário Camboriú/SC». CBV. Consultado em 25 de janeiro de 2018. Cópia arquivada em 18 de janeiro de 2018 
  72. «Circuito Banco do Brasil Vôlei de Praia Open-Temporada 2011-6ª Etapa Santa Maria/RS». CBV. Consultado em 25 de janeiro de 2018. Cópia arquivada em 18 de janeiro de 2018 
  73. «PROJETOS - Volei de Praia». Life Instituto. 1 de junho de 2015. Consultado em 25 de janeiro de 2018. Cópia arquivada em 1 de fevereiro de 2018 
  74. «CIRCUITO BRASILEIRO DE VÔLEI DE PRAIA CHALLENGER – 2014-2ª etapa: Ribeirão Preto /SP». CBV. 2014. Consultado em 25 de janeiro de 2018. Cópia arquivada em 5 de junho de 2017 
  75. a b «Atleta da FME vice-campeão de etapa nacional de vôlei de praia». Prefeitura Municipal de Campos dos Goytacazes. 3 de fevereiro de 2014. Consultado em 25 de janeiro de 2018. Cópia arquivada em 31 de janeiro de 2018 
  76. «Atleta de Campos é vice-campeão de etapa nacional de vôlei de praia». Ururau.com. 3 de fevereiro de 2014. Consultado em 25 de janeiro de 2018. Cópia arquivada em 31 de janeiro de 2018 
  77. «Copa de Vôlei de Praia neste sábado em Farol». Prefeitura Municipal de Campos dos Goytacazes. 23 de janeiro de 2014. Consultado em 25 de janeiro de 2018. Cópia arquivada em 31 de janeiro de 2018 
  78. «CIRCUITO BRASILEIRO DE VÔLEI DE PRAIA – 2016-1ª etapa: João Pessoa/PB» (PDF). CBV. 2016. Consultado em 25 de janeiro de 2018. Cópia arquivada (PDF) em 4 de junho de 2017 
  79. a b FPV (2 de março de 2015). «Circuito Banco do Brasil Nacional: Andrezza/Naiana e Averaldo/Daniel Souza campeões em Campinas». Consultado em 31 de janeiro de 2018. Cópia arquivada em 22 de janeiro de 2018 
  80. a b c FPV (8 de junho de 2015). «II Circuito Paulista de Vôlei de Praia: Carlão/Guto e Marli/Aninha vencem em Guaíra». Consultado em 31 de janeiro de 2018. Cópia arquivada em 31 de janeiro de 2018 
  81. a b FPV (29 de fevereiro de 2016). «Guto/Carlão e Marli/Aninha vencem o II Circuito Paulista de Vôlei de Praia». Consultado em 31 de janeiro de 2018. Cópia arquivada em 31 de janeiro de 2018 
  82. a b CBV (21 de abril de 2016). «Victoria/Sandressa leva o bi e Fernandão/Borlini é ouro na etapa de Fortaleza». Consultado em 31 de janeiro de 2018. Cópia arquivada em 31 de janeiro de 2018 
  83. a b CBV (13 de setembro de 2015). «Marcus/Vinícius e Izabel/Camila conquistam título da etapa baiana». Consultado em 31 de janeiro de 2018. Cópia arquivada em 31 de janeiro de 2018 
  84. a b CBV (29 de novembro de 2015). «Títulos para Léo Vieira/Moisés e Fabíola/Rafaela na etapa de Maringá (PR)». Consultado em 31 de janeiro de 2018. Cópia arquivada em 31 de janeiro de 2018 
  85. a b Click RBS (8 de novembro de 2015). «Érica Freitas/Danielle e Nilton/Anderson Melo vencem 4ª etapa do Circuito Nacional de Vôlei de Praia». Consultado em 31 de janeiro de 2018. Cópia arquivada em 31 de janeiro de 2018 
  86. a b Diário de Sorocaba (25 de junho de 2016). «Edição de 26 de janeiro de 2016». Consultado em 31 de janeiro de 2018 
  87. a b Márcio Guaíra (12 de setembro de 2016). «Sucesso total no 1º São Joaquim Open de Vôlei de Praia». Visão Regional. Consultado em 31 de janeiro de 2018. Cópia arquivada em 1 de fevereiro de 2018 
  88. a b Esporte Alternativo (29 de maio de 2017). «IV CPVP: Bruno Malta/Guto Dulinski e Kawane/Miriam vencem em Guaíra». Consultado em 31 de janeiro de 2018. Cópia arquivada em 1 de fevereiro de 2018 
  89. CBV. «Confederação Brasileira de Voleibol CIRCUITO BANCO DO BRASIL VÔLEI DE PRAIA NACIONAL 2016/2017 2ª Etapa - Brasília/DF» (PDF). Consultado em 31 de janeiro de 2018. Cópia arquivada (PDF) em 31 de janeiro de 2018 
  90. a b CBV. «Confederação Brasileira de Voleibol CIRCUITO BANCO DO BRASIL VÔLEI DE PRAIA NACIONAL 2016/2017 3ª Etapa - UBERLANDIA/MG» (PDF). Consultado em 31 de janeiro de 2018. Cópia arquivada (PDF) em 31 de janeiro de 2018 
  91. CBV. «Confederação Brasileira de Voleibol CIRCUITO BANCO DO BRASIL VÔLEI DE PRAIA NACIONAL 2016/2017 4ª Etapa-Maringá/PR» (PDF). Consultado em 31 de janeiro de 2018. Cópia arquivada (PDF) em 31 de janeiro de 2018 
  92. a b CBV. «Confederação Brasileira de Voleibol CIRCUITO BANCO DO BRASIL VÔLEI DE PRAIA NACIONAL 2016/2017 5ª Etapa - Sâo José/SC» (PDF). Consultado em 31 de janeiro de 2018. Cópia arquivada (PDF) em 31 de janeiro de 2018 
  93. CBV. «Confederação Brasileira de Voleibol CIRCUITO BANCO DO BRASIL VÔLEI DE PRAIA NACIONAL 2016/2017 7ª Etapa - Maceió/AL» (PDF). Consultado em 31 de janeiro de 2018. Cópia arquivada (PDF) em 31 de janeiro de 2018 
  94. CBV. «Confederação Brasileira de Voleibol CIRCUITO BANCO DO BRASIL VÔLEI DE PRAIA NACIONAL 2016/2017 8ª Etapa - Aracaju/SE» (PDF). Consultado em 31 de janeiro de 2018. Cópia arquivada (PDF) em 31 de janeiro de 2018 
  95. CBV. «Confederação Brasileira de Voleibol CIRCUITO BANCO DO BRASIL VÔLEI DE PRAIA NACIONAL 2016/2017 9ª Etapa - Vitória/ES» (PDF). Consultado em 31 de janeiro de 2018. Cópia arquivada (PDF) em 31 de janeiro de 2018 
  96. CBV. «Confederação Brasileira de Voleibol-Circuito Banco do Brasil Vôlei de Praia Open 2016/2017-6 etapa–João Pessoa-PB» (PDF). Consultado em 25 de janeiro de 2018 
  97. «CIRCUITO BRASILEIRO DE VÔLEI DE PRAIA – 2017-1ª etapa:Maringá/PR» (PDF). CBV. 2016. Consultado em 25 de janeiro de 2018. Cópia arquivada (PDF) em 5 de junho de 2017 
  98. «CIRCUITO BRASILEIRO DE VÔLEI DE PRAIA – 2017-2ª etapa:Bauru/SP» (PDF). CBV. 2017. Consultado em 25 de janeiro de 2018. Cópia arquivada (PDF) em 5 de dezembro de 2017 
  99. a b «Circuito Paulista». Life Instituto. 28 de agosto de 2017. Consultado em 25 de janeiro de 2018. Cópia arquivada em 1 de fevereiro de 2018 
  100. a b «Campeões do Beach Bauru 2017». Life Instituto. 9 de dezembro de 2017. Consultado em 25 de janeiro de 2018. Cópia arquivada em 1 de fevereiro de 2018 
  101. a b «Circuito Pupy de Vôlei de Praia». Life Instituto. 21 de agosto de 2017. Consultado em 25 de janeiro de 2018. Cópia arquivada em 1 de fevereiro de 2018 
  102. a b c «Circuito Mundial - Protour». Life Instituto. 29 de julho de 2017. Consultado em 25 de janeiro de 2018. Cópia arquivada em 1 de fevereiro de 2018 
  103. CBV (2017). «Confederação Brasileira de Voleibol CIRCUITO BRASILEIRO DE VÔLEI DE PRAIA OPEN - 2017/2018 1ª etapa: Campo Grande/MS» (PDF). Consultado em 25 de janeiro de 2018. Cópia arquivada (PDF) em 8 de dezembro de 2017 
  104. CBV (2017). «Confederação Brasileira de Voleibol CIRCUITO BRASILEIRO DE VÔLEI DE PRAIA OPEN - 2017/2018 3ª etapa: Itapema/SC» (PDF). Consultado em 25 de janeiro de 2018. Cópia arquivada (PDF) em 8 de dezembro de 2017 
  105. CBV (2017). «Confederação Brasileira de Voleibol CIRCUITO BRASILEIRO DE VÔLEI DE PRAIA OPEN - 2017/2018 4ª etapa: Fortaleza/CE» (PDF). Consultado em 31 de janeiro de 2018. Cópia arquivada (PDF) em 31 de janeiro de 2018 

Ligações externas

[editar | editar código-fonte]