Maison Ikkoku – Wikipédia, a enciclopédia livre

Maison Ikkoku
めぞん一刻
(Mezon Ikkoku)
Gêneros Comédia romântica
Mangá
Escrito e ilustrado por Rumiko Takahashi
Editoração Japão Shogakukan

Estados Unidos Viz
França Éditions Tonkam

Revistas Big Comic Spirits
Demografia Seinen
Período de publicação 19801987
Volumes 15
Anime
Direção Kazuo Yamazaki, Takashi Annō, Naoyuki Yoshinaga
Estúdio de animação Studio Deen
Emissoras de televisão Japão Fuji TV
Período de exibição 19861988
Episódios 96
Filme
Kankestsuhen
Direção Tomomi Mochizuki
Estúdio de animação Ajia-do Animation Works
Data de lançamento 6 de fevereiro de 1988
Duração 66 min.
OVA
Utsuri Yuku Kisetsunonakade
Estúdio de animação Kitty Film
Lançamento 25 de setembro de 1988
Duração 90 min.
OVA
Utsuri Yuku Kisetsunonakade
Estúdio de animação Kitty Film
Lançamento 25 de setembro de 1988
Duração 90 min.
OVA
Ikkoku Shima Nanpa Shimatsuki
Direção Kenichi Maejima
Estúdio de animação Magic Bus, Kitty Film
Lançamento 31 de janeiro de 1991
Duração 23 min.
OVA
Ikkoku Shima Nanpa Shimatsuki
Estúdio de animação Kitty Film
Lançamento 25 de junho de 1992
Duração 27 min.
Filme
Direção Akabane Hiroshi
Data de lançamento 26 de julho de 2008
Portal Animangá

Maison Ikkoku (めぞん一刻 Mezon Ikkoku?) é uma série de mangá escrita e ilustrada por Rumiko Takahashi e publicado no Japão na revista Big Comic Spirits entre 1980 e 1987. Trata-se de uma comédia romântica com pitadas de drama envolvendo um excêntrico e divertido grupo de pessoas que vivem numa pensão em Tóquio, nos anos 1980.

Apesar de acompanharmos a rotina de todos os moradores – cujas principais atividades resumem-se a promover festinhas intermináveis na pensão, se embebedar e rir da desgraça alheia, conhecendo aos poucos detalhes da vida de cada um deles, a história focaliza especialmente a relação entre Yusaku Godai, um pobre e azarado vestibulando que é constantemente azucrinado pelos outros moradores, e Kyoko Otonasahi, a jovem e bela viúva recém contratada como gerente da pensão.

O mangá foi adaptado para a TV numa série de anime de 96 episódios que foi transmitida pela TV Fuji de 26 de março de 1986 a 2 de março de 1988. O anime incluiu alguns arcos de história não explorados na revista, além de ter sido a única animação baseada numa obra da Rumiko Takahashi em que a conclusão da trama corresponde rigorosamente ao final do mangá. Em muitos sites encontra a informação de que a audiência do episódio final chegou a 94%, essa informação é falsa, o episódio final teve audiência de 22,1% e o anime de forma geral teve uma média de 16,2%. A maior audiência de um anime foi com Astro Boy em 1964 que obteve uma audiência de 40,3%[1]

Posteriormente, foram produzidos um Final Chapter movie, três OVAs (uma história original e dois resumos) e uma música especial. Um filme live action (com atores de carne e osso) também foi produzido pela Toei em 1986, embora desvie-se significativamente da história do mangá e do anime. Um especial de TV (também em live action) estreou em maio de 2007 na TV Asahi, protagonizada por Misaki Ito como Kyoko e Taiki Nakabayashi como Godai. O final do especial foi ao ar em julho de 2008.

Exausto, o gerente do Maison Ikkoku, uma típica pensão em Tóquio, decide se aposentar e convida Kyoko Otonasahi para assumir a gerência do estabelecimento. No dia da posse da gerente recém contratada, Godai, um inquilino da pensão que é constantemente infernizado pelos outros moradores, decide pela milésima vez mudar-se da pensão. Porém, ao deparar-se com a beleza da nova gerente, o jovem vestibulando desiste – mais uma vez – de abandonar o Ikkokukan. Perdidamente apaixonado, Godai decide conquistar o coração de Kyoko. Mas, além da sua natural inabilidade com as mulheres e as constantes – e sacanas – sabotagens dos inquilinos da pensão, Godai ainda enfrenta a sombra de um adversário quase imbatível: as doces e recentes memórias do falecido marido de Kyoko. Como se isso não fosse o bastante, logo entra em cena Shun Mitaka, um bonito, rico e educado instrutor de tênis disposto a tudo para conquistar o coração da bela gerente. A partir daí, surge um divertido triângulo amoroso, deixando Kyoko indecisa por um bom tempo. Gradualmente, porém, a relação entre Godai e Kyoko amadurece e se fortalece a ponto da jovem sinceramente esperar um pedido de casamento do rapaz. No entanto, toda essa trama central é sustentada por um delicioso pano de fundo, onde acompanhamos paralelamente a boêmia e divertida vida dos outros personagens da pensão e o inevitável passar dos anos.

O Protagonista da historia, um ronin (vestibulando que não consegue entrar na faculdade nas primeiras tentativas) pobre e de bom coração, mas bastante indeciso e atrapalhado, típico que facilmente entra em apuros, usado de gato e sapato pelos outros inquilinos, Mora no mora no apartamento 5, no primeiro andar.  Durante a historia acompanhamos o seu amadurecimento e seu esforço diário para conquistar o coração da sua amada Kyoko, estudar em meio a bagunças e festas o suficiente para que finalmente seja aceito em uma faculdade e arranje um emprego de respeito e ainda afastar os seus rivais de perto da Karinrin.

Kyoko Otonashi (Karirin-San)

[editar | editar código-fonte]

A protagonista, Jovem e bela, uma mulher de personalidade forte e um estilo proeminente. Trabalha no Ikkokukan como zelador e gerente após a saída do Karinrin anterior. Apesar da oposição dos seus pais, Kyoko se casou com o seu antigo professor que pouco depois do casamento faleceu de uma doença. Adora vestir seu avental de pintinho amarelo e é visto constantemente com ele. Seu nome de solteira é Chigusa.

Personagem foi criada no estilo da atriz Natsume Masako . Além disso, a autora Rumiko Takahashi cita Otonashi Kyoko como o personagem mais próximo de sua própria personalidade. 

Soichiro Otonashi

[editar | editar código-fonte]

Falecido marido de Kyoko. Cerca de 10 anos de idade a mais do que Kyoko. Se conheceram através da High school, sendo professor de geociência da Kyoko. Ele se casa com ela logo a pós a mesma terminar o ensino médio. Mas faleceu em menos de seis meses de casamento de uma doença não revelada.

Ele já é falecido no início da história, sua aparência é sempre uma silhueta e é feita na representação de uma sombra, isso lhe deu um forte esquema para a história, ocultando o rosto, se tornando uma representação de sua personalidade. Godai uma visita à casa dos Otonashi, ao olhar o álbum de fotos de Ikuko buscando fotos do rosto de Soichiro que não pode ser encontrado por que foi sujo com tinta e quando tentava verificar a foto do anuário da escola, tais como tantas outras vezes. É profundo o suficiente para ser sublimada para a comédia, afinal de contas, Depois de tantas frustrações com a imagem do Soichiro,de não ter a chance de ver o rosto até mesmo uma vez ( desenhada de modo que não é visível para o leitor, mesmo quando o tem sido, seu verdadeiro rosto nunca foi ser introduzir o leitor até o fim). Kyoko pouco antes do casamento revelou a Godai a face do Soichiro, mas ainda continuando um mistério para o publico.  Suas relíquias apareceu na frente do episódio últimos tempos, mas eu estava usando os óculos de relógios de bolso e Maruen (Se tinha sido usado em todos os momentos desconhecidos) que pode ser visto. A sua presença tem um grande significado na história, E é o maior e mais forte rival de Godai.

Hanae Ichinose

[editar | editar código-fonte]

A dona de Casa que mora no apartamento 1, No térreo. É a intrometida numero um dos inquilinos, mas a senhora tem um emocionante gosto, um favorito banquete de tumulto e brigas. Anda bêbada, muitas vezes a partir do dia, e quando o banquete está iniciando, Dança e canta como um fã com ambas as mãos, e é referido como "dança Chakapoko" no anime. Nascida em Hokkaido (que seria chamado "Morne de Dosanko" na história de patinação). Possui o mesmo tipo de corpo de nova, e isso lhe permite participar do momento do estudante utilizando seu uniforme de marinheiro (uniforme tradicional das escolas japonesas). costuma dar exemplos e conselhos ocasionais valiosos a Kyoko e sempre provocar e por lenha na vida do Godai.

Enquanto assistia Godai e a sua relação com Kyoko, sempre age tentando mostrar interesse com a situação. Arrastando Kyoko junto com algumas donas de casa do bairro, foram e passaram a frequentar o clube de tênis, local onde muitas preferem diligentemente ir para conversar entre si, e não praticar pois a compreensão de regras essenciais do tênis, parte não sabem nenhum.

Marido de Hanae Ichinose. Possui um Senso de presença tímida e fino. Normalmente trabalha no atendimento de manhã, e passou todos os dias de voltar para casa à noite, poucas vezes apareceu, Geralmente ele não consegue coincidir com o fuso horário de vida dos habitantes, Kyoko apesar de quase três anos desde que assumiu o cargo de zelador não percebeu a sua presença. O Personagem tornou-se a ser conhecido de sua existência para os primeiros habitantes quando se tornou desempregado, a empresa onde trabalhava foi à falência. Após o episódio que ficou desempregado, houve uma reunião atlética na escola do seu filho, Também foi sua vez como protagonista, com Kentaro. Na Casa Ichinose vive o único momento de família do anime, e Hanae é uma dona de casa.

Kentaro Ichinose

[editar | editar código-fonte]

Aluno da escola primária e filho do casal Ichinose. Fica bobo quando em relação é garotas, Apaixonado pela sobrinha de Kyoko, a Ikuko, Parece que a pobre não está consciente dos sentimentos de Kentaro. No Mangá ele não apareceu mais pois autora disse que a razão é porque não poderia imaginar Kentaro como um estudante da escola secundária, em seguida, ele mostrou-se apenas na história final. A história final é mostrado o casamento de Godai Yuzaku e Kyoko, desta vez, também está a se reunir com Ikuko e está vestindo um uniforme escolar, os seus sentimentos pela Ikuko aparentemente não parecem mais transmissíveis. Desde que o Nikaido não apareceu na versão TV anime, algumas partes que eram para serem feitas pelo Yakumawari de Nikaido e tiveram que recorrer a Kentaro.

Ocupação desconhecido, Idade desconhecida, Sobrenome Desconhecido, Passatempos desconhecidos, Hobby bisbilhotar outras pessoas. Isso tudo é de Yotsuya. Mora no apartamento 4 no primeiro andar, vizinho de Godai. Abre Sempre um buraco na parede entre o apartamento n. 4 e 5, para interferir com alguma coisa da vida privada de Godai. Foi bloqueado ordenadamente por uma parede no início, ou perfurado quando Kozue veio no apartamento 5. Fala de forma educado e polida, Interfere na vida de Godai a acima de tudo por um hobby. Ternos ou kimono (yukata) são roupas do seu cotidiano. Godai, Kyoko, Nikaido, Akemi e Hanae notaram que de Yotsuya, simplesmente não sabiam de nada, afinal, apenas foram seduzidos aqui e ali . No anime episódio 44, Os seus familiares, dois avôs e tio viveram no Ikkokukan em algum momento no passado da historia - "História do Ikkokukan".

Akemi Roppongi

[editar | editar código-fonte]

Mora no Apartamento 6, no Primeiro andar. Trabalha como garçonete no "Chacha Maru". No momento em que passa no Ikkokukan usa babydoll transparente e calcinha, de modo que habitantes estão acostumados. Bebe sem compromisso. Personalidade querida, fofa e carinhosa com clientes e beber saquê em vez de trabalhar até mesmo fora o trabalho. Tem uma personalidade de irmã mais velha para o Godai, as vezes gera ciúmes na Kyoko. Na história do fim, torna-se uma causa de tumulto que separa Godai e Kyoko até beira a catástrofe, mas também contribui para o restabelecimento dessa relação. Não apenas referido como o "Akemi-san" ou "Akemi-chan" em Sakuchu. Seu sobrenome não foi revelado. Nos últimos capítulos, está atraindo o Master dono do Chacha Maru, depois do casamento com o master passou a morar no segundo andar do Chacha Maru. A idade é desconhecida, mas no anime foi não é negada uma cena do que causou diz-se ter de 30 anos de idade para Nikaido.

Graduado em uma universidade de primeira categoria, cerca de cinco a dez anos mais velho que Kyoko. atualmente se dedica a ser treinador do Clube de Tênis frequentada por muitos moradores das proximidades. De Dentes brancos brilhando refrescantes e um sorriso que exibe confiança. Bom em praticante de todos os esportes (exceto patinação no gelo). O mais habilidade de cozinhar é não admitir os dons mesmo Godai sendo seu rival no  amor. A personalidade é brilhante alegre uma vigorosa. Sociável, e também personagem rival delicado e carinhoso, típico que é popular entre as mulheres. Embora em si não se considere descendente de ricos, possui uma apartamento luxuoso com o aluguel de 200.000 onde vive sozinho, seu carro é no original Nissan Silvia Mas, no anime é um Toyota, quando tornou-se patrocinar Toyota Soarer foi mudado. Ele possui uma fraqueza que ele mesmo cita como "fraqueza que pode ser chamado de fracasso". Isso porque desde criança possui "fobia de cachorro", o que vai lhe render muitos problemas e confusões.

Souichiro-san

[editar | editar código-fonte]

Cão de Kyoko. De idade Desconhecido. Ele seguiu Souichiro até a sua residência pois o mesmo havia comprado yakitori para comer, desde então não saiu do lado de Kyoko e Souichiro Otonashi, cão branco e de aparência estranha (Kentaro diz "cão branco é Jijimusai") Souichiro possuía originalmente o nome de "Shirou", E após a morte de seu dono, o marido de Kyoko, ele herdou o seu nome como um meio dela nunca esquecer o falecido. Godai cada vez que ouve o nome de Souichiro-san, de modo que o falecido marido de Kyoko é o seu maior rival, o deixa apreensivo. Yakitori é sua comida favorita, depois que se perde por duas semanas por causa da sua atração pelo cheiro dos transeuntes de yakitori, é encontrado por Godai e retorna pra casa em segurança.

Nozomu Nikaido (não apareceu no anime apareceu na versão do mangá, no filme e ovas)

[editar | editar código-fonte]

Ex-funcionária de uma loja onde Godai trabalhou, costumava usar óculos porém durante a historia aparece utilizando lentes de contato, é uma garota bonita e alegre, Namorou Godai por um período de tempo e aparentava gostar dele. Ficou noiva de um trabalhador assalariado.

Aluna de Godai durante o seu período como professor estagiário, Bonita, Charmosa e encrenqueira são as descrições perfeitas para a Yagami, Apaixonada pelo Godai desde o momento que o viu, persegue e atormenta tanto o seu amado quanto a sua maior rival com quem declara guerra fazendo assim Kyoko relembrar os anos de colégio e sua relação com seu primeiro amor, professor com quem se casou. Com a ajuda constantes dos inquilinos interrompe sempre quando Kyoko e Godai estão juntos ou então, colocam mais lenha na fogueira na relação entre eles.

Resultado da União de Godai com Kyoko, aparece no fim do anime e mangá.

Ikuko Otonashi

[editar | editar código-fonte]

Sobrinha de Kyoko, Ikuko é uma garota esperta, alegre e brincalhona.

Pai de Soichiro Otonashi

[editar | editar código-fonte]

Pai do Falecido Soichiro, e dono do Ikokukan, um senhor de idade muito educado e compreensivo.

Mãe de Ikuko

[editar | editar código-fonte]

Chigusa Ritsuko

[editar | editar código-fonte]

Mãe de Kyoko

Dono do ChaCha Maru, fica grande parte da trama em seu bar onde pode ser visto lustrando taças ou servindo bebidas e aperitivos, costuma ouvir os problemas dos outros e quando pode, dá conselhos bons aos barulhentos inquilinos. Apaixonado pela Akemi, Master esconde esses sentimentos até pouco antes de Godai se casar com Kyoko quando vai ao Ikokukan declarar-se a sua amada.

Uma garota tímida e amante de cachorros. Foi apresentada ao Mitaka Shun através de um matrimônio prometido e mesmo apaixonada por ele, seu amor não lhe é correspondido até o cachorro deles dois McEnroe e Salad aprontarem e causar uma confusão resultando no seu casamento com o Shun.

Melhor amigo de Godai

Sayoko Kuroki

[editar | editar código-fonte]

McEnroe e Salad

[editar | editar código-fonte]

McEnroe é o Cachorro de Mitaka Shun e Salad é um dos Cachorros de Asuna

Ícone de esboço Este artigo sobre mangá e anime é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.

Referências