Marriott World Trade Center – Wikipédia, a enciclopédia livre

O hotel em maio de 2001, antes de ser destruído
O hotel após os atentados de 11 de setembro

O Marriott World Trade Center foi um hotel de luxo de classificação 4 diamantes, de 22 andares[1] que possuía 825 quartos. Foi aberto em 1981 junto com o Vista Hotel e se localizava no conjunto 3 do World Trade Center na cidade de Nova Iorque. O Vista Hotel foi o primeiro a abrir na Baixa Manhattan em 1836.[2] O edifício foi projetado pela Skidmore, Owings and Merrill e originalmente operado pelo Port Authority of New York and New Jersey. Ele foi vendido em 1995 para a Host Marriott Corporation após os governadores George Pataki de Nova Iorque e Christine Todd Whitman de Nova Jérsia pressionarem o Port Authority a vender suas ações menos rentáveis.

O hotel foi conectado com as Torres Norte e Sul, e muitos passaram por ele para visitar as Torres Gêmeas. O hotel teve alguns estabelecimentos de destaque, incluindo a Greenhouse Cafe, Tall Ships Bar & Grill, uma loja chamada Times Square Brindes, o Restaurante Russia House e um cabeleireiro chamado Olga's. O hotel tinha 2400 de área e recebeu a classificação quatro diamantes da American Automobile Association.[3]

O edifício foi destruído nos ataques de 11 de setembro de 2001, quando a Torre Sul do World Trade Center colapsou e seus destroços o esmagaram.

Atentado de 1993

[editar | editar código-fonte]

No dia 26 de fevereiro de 1993, o hotel foi seriamente danificado como resultado do atentado de 1993. Terroristas carregaram uma camionete Ryder, com 682 quilogramas de explosivos e a estacionaram na garagem da torre norte. Às 12:18 da tarde, houve a explosão, que destruiu e danificou os subníveis do complexo do World Trade Center. Após extensivos reparos, o hotel foi reaberto em novembro de 1994.

Referências

  1. Lew, H. S., Richard W. Bukowski, and Nicholas J. Carino. «Design, Construction, and Maintenance of Structural and Life Safety Systems (pdf)» (PDF). National Institute of Standards and Technology (NIST) 
  2. Eisner, Harvey (abril 2002). «Terrorist Attack At New York World Trade Center». Firehouse Magazine. Consultado em 19 de agosto de 2008. Arquivado do original em 30 de junho de 2008 
  3. «Nova Iorque Marriott World Trade Center (archived website)». Consultado em 2 de março de 2001 

Ligações externas

[editar | editar código-fonte]
Ícone de esboço Este artigo sobre construção civil é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.