Mekanika Uru – Wikipédia, a enciclopédia livre

Submetralhadora Uru
Tipo Submetralhadora
Local de origem  Brasil
História operacional
Utilizadores  Brasil [1]
Histórico de produção
Criador Olympio Vieira de Mello Filho
Data de criação 1974
Fabricante Mekanika Industria e Commercio Ltd
Período de
produção
1977-1981 (Escala experimental), 1981-?? (Produção em massa)
Variantes Uru 1, Uru 2, SACO Defense Model 683
Especificações ([2])
Peso 3 kg
Comprimento 671 mm
Comprimento 
do cano
175 mm
Cartucho 9×19mm Parabellum, .38 ACP
Calibre 9mm
Sistema de suprimento carregador metálico simples com capacidade para 30 munições
Mira Massa e alça metálicas e fixas.

A submetralhadora Mekanika Uru foi uma arma desenvolvida pelo projetista Olympio Vieira de Mello Filho, e produzida pela empresa "Mekanika Industria e Commercio Ltd" para utilização pelo Exército Brasileiro e para forças policiais nacionais.

História e Desenvolvimento

[editar | editar código-fonte]

No final de 1974 o projetista Olympio Vieira de Mello[3] finalizou o projeto de seu protótipo de submetralhadora, batizando-a de "Uru" (em homenagem a ave nativa do Brasil de mesmo nome). No início de 1975, a empresa Mekanika iniciou a produção de um lote de testes, sendo no mesmo ano realizados testes militares [4].

Em 1977, o Exército Brasileiro encomendou a produção do primeiro lote destinado as forças armadas, sendo as primeiras submetralhadoras Uru deste lote entregues após o início da produção em série em 1981. Um ano mais tarde, foi desenvolvido um modelo melhorado designado como Uru Modelo II, o qual tinha como principal característica de distinção visual com relação ao primeiro modelo o fato do mesmo possui uma coronha retrátil.

Plágios e cópias não licenciadas

[editar | editar código-fonte]

Durante vários anos, uma cópia ilegal da Mekanika Uru foi produzida irregularmente e sem licença nos EUA pela empresa SACO Defense, a qual designou o nome de "SACO Defense Model 683" ou "SACO M683" [5]. A empresa objetivava com isso vencer uma concorrência pública para a compra de submetralhadoras calibre 9 mm pelo Exército dos Estados Unidos, tendo a empresa americana falhado nesse objetivo.

Descrição técnica

[editar | editar código-fonte]

A submetralhadora Uru é uma arma leve de ação blowback e e ferrolho aberto. Por meio do seletor, é possível estabelecer dois modos de disparo: disparos únicos ou disparos de rajada (automático).

A arma possui um corpo cilíndrico e furos de ventilação na dianteira da arma, para fins de refrigeração do cano, além de empunhadura de pistola. A mesma possui uma mira sólida, ajustada para 50 metros.

O desenho da mesma permite que o cano seja substituído por um cano padrão equipado com um silenciador ou que a arma seja adaptada para disparo do calibre .22LR (para fins de treinamento).

  • Uru - a primeira versão com uma ponta de tubo fixo.
  • Uru Modelo II - versão atualizada com coronha retrátil.
  • SACO Defense Model 683 - Clone não licenciado fabricado irregularmente pela empresa americana SACO Defense.

Ligações Externas

[editar | editar código-fonte]