Mosteiro de Prouilhe – Wikipédia, a enciclopédia livre
O mosteiro de Nossa Senhora de Prouille (Prouilhe em occitano) é um edifício religioso fundado por São Domingos de Gusmão e Diego de Acebes na localidade francesa de Prouilhe, entre as povoações de Fanjeaux e Montréal, dentro do departamento do Aude (região de Languedoque-Rossilhão). É considerado como o berço dos frades dominicanos e local da aparição de Nossa Senhora do Rosário.
História
[editar | editar código-fonte]Durante as predicações que precederam à Cruzada albigense, Domingos de Gusmão decidiu estabelecer-se em 1206 perto de Fanjeaux, construindo para isso um mosteiro. Este tornaria-se o centro do contra-ataque espiritual e político cristão contra o catarismo que foram as missões no Languedoque, chegando a servir também de refúgio para mulheres cátaras reconvertidas.
O edifício original foi destruído durante a Revolução Francesa, sendo o atual uma reconstrução de 1879 em estilo romano-bizantino.
Bibliografia
[editar | editar código-fonte]- Guiraud, Jean. Cartulaire de Notre-Dame de Prouille. Paris: Picard, 1907. (em francês)
- Camerlinck. Notre-Dame de Prouille. Ed. Letouzey, 1927. (em francês)
- M.-H. Vicaire, Saint Dominique sans temps (em francês)
- M.-H. Vicaire, "La naissance de Sainte-Marie de Prouille" de edições Pierre Mandonnet, Saint Dominique: l'idée, l'homme et l'oeuvre. Paris: Desclée De Brouwer, 1938. vol. 1 págs. 99-114. (em francês)
Referências
- Este artigo foi inicialmente traduzido, total ou parcialmente, do artigo da Wikipédia em castelhano cujo título é «monasterio de Prouille».
Ver também
[editar | editar código-fonte]Ligações externas
[editar | editar código-fonte]- Site do mosteiro (em francês)