Mudvayne – Wikipédia, a enciclopédia livre

Mudvayne
Mudvayne
Informações gerais
Origem Peoria, Illinois
País Estados Unidos
Gênero(s) Heavy metal
Metal alternativo
Nu metal
Groove metal
Metal progressivo
Rock progressivo
Hard rock
Período em atividade 19962011

2021atualmente

Gravadora(s) Epic Records
Integrantes Chad Gray
Greg Tribbett
Ryan Martinie
Matthew McDonough
Ex-integrantes Shawn Barclay (1996-1999)
Página oficial Página no Facebook

Mudvayne é um quarteto de metal de Peoria, Illinois formado em 1996.[1]

Mudvayne consistia em Chad Lee Gray nos vocais, Greg Tribbett na guitarra, Ryan Martinie no baixo e Matthew McDonough na bateria.

A banda começou em Peoria, Illinois em 1996. Dois anos mais tarde, o baixista original, Shawn Barclay, saiu da banda em busca de outros interesses. Foi então que Ryan Martinie se juntou como o novo baixista e então a banda Mudvayne foi criada.

Desde o começo, a banda estava determinada a tocar pelas suas próprias regras. "Se você é uma banda do meio-oeste, você toca covers de outras músicas ou você não ganha dinheiro", disse Chad Gray. "Nós nos recusamos a tocar covers porque estávamos mais interessados em achar nossa própria voz ao invés de emular a de outra pessoa".

A dedicação da banda em criar sua própria e singular visão musical foi recompensada em 1999 quando assinaram com a Epic Records da Sony. Um ano mais tarde, o primeiro álbum da banda, L.D. 50 foi lançado. Mudvayne viu que o número de seus fãs crescia enquanto iam tocando em festivais como Tattoo the Earth com Disturbed. Mudvayne atravessou o país novamente quando tocou no segundo palco do Ozzfest em 2001.[2]

Em 2002, Mudvayne lançou seu segundo álbum de estúdio intitulado The End of All Things to Come, tendo a banda mudado sua aparência em certos aspectos e também seguido em uma direção musical diferente da ouvida no primeiro disco. Um álbum conceitual baseado nos signos do zodíaco, teve um som mais cru e abriu novos caminhos para a banda, lançando singles como "Not Falling" (trilha do filme Ghost Ship) e "World So Cold", e de certo modo, já mostrando a sonoridade que a banda seguiria daí para a frente. O uso de maquiagem e adereços foi se distanciando da imagem da banda com o tempo.

Três anos depois, a banda lança em 2005, Lost and Found. O terceiro disco da carreira, vem com timbres mais limpos, maior diversidade musical, emprego mais frequente de melodias, e outros aspectos que fixaram a direção que a banda já vinha trilhando. O álbum teve três singles, "Determined", "Happy?" e "Forget to Remember", o último tendo aparecido na trilha sonora do filme Saw II.

Em 2008, a banda lançou seu quarto álbum de estúdio, The New Game. Este incorpora mais elementos do rock clássico, com solos e riffs mais distintos, também é mais melódico que os outros lançamentos anteriores. The New Game teve três singles principais, "Dull Boy", "Do What You Do" e "A New Game".

A música "Determined" do álbum Lost And Found de 2005, faz parte da trilha sonora do jogo Need For Speed Underground 2.[3]

Em 2021 12 anos após seu último show, o icônico grupo de Heavy Metal anunciou que irá se reunir para apresentações que devem acontecer nos Estados Unidos os festivais "Inkcarceration festival, Louder Than Life, Aftershock e Welcome To Rockville" .

  • Shawn Barclay - baixo (1996-1998)

Referências

  1. «Biografía de Mudvayne». Consultado em 24 de junho de 2019 
  2. «ozzfest - history». Consultado em 24 de junho de 2019 
  3. «Mudvayne's "Determined" Featured On Need for Speed Underground 2». Consultado em 24 de junho de 2019 

Ligações externas

[editar | editar código-fonte]