Nazaré (2.ª temporada) – Wikipédia, a enciclopédia livre

Nazaré (2.ª temporada)
Uma força da natureza
Informações
Elenco
País de origem Portugal Portugal
N.º de episódios 123
Transmissão
Emissora
original
SIC
Exibição
original
12 de julho de 2020 – 8 de janeiro de 2021
Cronologia das temporadas
Anterior Próxima
1.ª temporada Especial de Natal

A segunda e última temporada de Nazaré foi exibida na SIC de 12 de julho de 2020 a 8 de janeiro de 2021.

Contou com Carolina Loureiro, José Mata, Afonso Pimentel e Tiago Teotónio Pereira nos papéis principais.

Desde o dia do casamento de Nazaré (Carolina Loureiro) e Duarte (José Mata) passou um ano. E é assim que começa a segunda temporada da novela.

O amor entre eles está mais forte do que nunca e o gestor até já sonha em ter filhos, fazendo planos com a amada, mais relutante por ter perdido um bebé no passado.

A vida profissional também vai bem. Enquanto ele se ocupa da Atlântida com sucesso, Nazaré cria a sua própria empresa de peixe congelado, a Geliré, Congelados da Nazaré. Mas a harmonia entre o casalinho não vai durar muito mais tempo com a chegada de Rui Tavares (Tiago Teotónio Pereira) à cidade.

Este é o irmão mais novo de Duarte, que ele não conhecia, pois a mãe, Natália Tavares (Manuela Couto), fugiu de casa grávida para escapar a um casamento infeliz e carregado de sofrimento.

O regresso desta e de Rui, que vem com ela, promete ainda mais abalar profundamente Duarte que, no início, sofre um acidente no mar e lhe causa algumas mudanças no humor.

Rui e Duarte não se entendem e enquanto Rui é pacato e sereno, Duarte é precisamente o oposto, mas tudo muda no momento em que o veterinário, profissão do Blanco mais novo, percebe que está completamente apaixonado pela cunhada.

O veterinário e surfista está farto de tentar ter uma boa relação com o irmão e decide lutar por Nazaré, prometendo com todas as suas forças.

E enquanto Nazaré ganha um novo apaixonado, o marido passa a ter no irmão o seu maior rival, agora que Toni (Afonso Pimentel) se apaixonou por outra rapariga e espera um filho.

Toni acaba por cair de amores por Vânia Costa (Mikaela Lupu), a irmã mais velha de Sónia (Catarina Bonnachi). Divorciada, a jovem deixou a carreira de jornalista para se tornar gerente do Barbatanas, restaurante de Glória (Luísa Cruz), a mãe do peixeiro que vive feliz ao lado de Ismael (Tiago Aldeia).

Toni, com a sua habitual lábia, conquista o coração de Vânia, que engravida dele. Quando a ação da 2ª temporada começa, ela está no oitavo mês de gestação.

Feliz, Toni não quer que a namorada faça nenhum esforço para não prejudicar o “jaquinzinho”, que é como ele chama ao filho que está prestes a nascer.

Além deste protecionismo exagerado, há outras duas coisas que fazem muita confusão a Vânia. Uma delas é estar grávida sem ter um anel de noivado, a outra é… Nazaré! Ela não entende porque Toni ainda chama a antiga namorada de “mor”.

Não é só a parte pessoal que Nazaré volta a ter virada do avesso. Como empresária, o caminho que tem de percorrer também é árduo.

A Geliré torna-se uma fábrica de sucesso que a antiga pescadora gere com pulso de ferro e muito empenho, mas ao criá-la faz um novo inimigo: Adolfo Frisado (Miguel Costa).

Até ao presente, este era dono e senhor dos congelados da região, gerindo a maior mais lucrativa empresa da Nazaré, no entanto, a chegada da bela morena ao mercado faz com que o herdeiro da Frisado perca clientes e muito dinheiro para a rival.

Homem de poucos escrúpulos, procurará fazer de tudo para acabar com a fábrica de Nazaré e as discussões vão suceder-se entre eles, com Adolfo a entrar na Geliré para confrontar a nova gestora logo nos primeiros episódios.

No entanto, Nazaré mal conheceu Alice Moreira (Margarida Serrano), uma menina que perdeu os pais e está a ser criada pelo avô, um antigo pescador com vários problemas de saúde, e já se encantou por ela.

Na verdade, revê-se na sua forma de ser traquina, intempestiva e cheia de garra. Alice também a adora, encarando-a como o seu ídolo. A neta de Josué Moreira (Joel Branco) passa a ser visita de casa de Nazaré e Duarte, que se preocupam com o futuro da menina.

Josué toma conta da menina desde que os seus pais morreram num acidente quando ela era ainda bebé. Os seus problemas de saúde deixam-no inseguro em relação ao futuro da neta.

A dada altura, Alice vai viver com Nazaré e Duarte devido aos problemas de saúde de Josué, mas a curto prazo, porque mal o seu avô possa recuperar ela volta para ele, tornando-se nos seus tutores legais.

À Nazaré chega Júlia Neves (Oceana Basílio), casada com Roberto Neves (Fernando Nobre), o contabilista da organização criminosa de Cortez. Júlia vive às custas do marido, mas tudo vai mudar quando Roberto desaparece sem deixar rasto. Depois do desaparecimento do marido, Roberto, Júlia envolve-se com Nuno (António Pedro Cerdeira), até que o falecido volta… Foi baleado, mas agora que está bem, quer recuperar o que é seu. E é aí que entra uma Júlia menos doce e capaz de tudo.

Quem também chega para recuperar aquilo que julga ser seu e vingar a morte da irmã, é Amélia Marques (Rita Lello). A advogada bem-sucedida e sempre no caminho da Justiça, faz um desvio para infernizar a vida do cunhado, Nuno, que odeia e sempre quis ver longe de Joana. Ela acredita ele foi o verdadeiro responsável pela morte de Joana, caso contrário, não se teria envolvido com Verónica (Sandra Barata Belo). Promete não descansar enquanto não o provar. Pô-lo na prisão é o seu objetivo, assim como recuperar parte da quinta de família que o cunhado herdou da mulher.

Com o tempo, Rui apaixona-se por Nazaré está disposto a fazer tudo para conquistar a cunhada. Aliás, a sua paixão torna-se uma obsessão doentia que é agravada pelo consumo de drogas. Entretanto, juntamente com a mãe, exigem os direitos para herdarem a Atlântida de forma a que Duarte não fique com a empresa toda para sí.

Primeiro tenta matar o irmão, depois arma uma cilada a Nazaré. Rui vai drogar a cunhada e leva-a, junto com Alice, para um armazém.

Duarte toma conhecimento que a mulher, que se encontra grávida, desapareceu e vai à sua procura com Toni. Enquanto isso, Rui pede a Nazaré para o beijar e assim ele dá uma oportunidade a Alice que tinha acabado de atirar o prato da comida ao chão. Ela cede.

Toni entra em contacto com uns conhecidos criminosos e tem uma pista sobre o paradeiro delas. A mãe do vilão tenta convencer o filho a não seguir com o rapto. Duarte vê o irmão, aproxima-se e dá-lhe um soco. Mesmo, este não lhe diz onde está a mulher.

Alice depara-se com o carro de Duarte mas quem está lá dentro é Rui. A mãe do jovem, Natália, finalmente chega ao local com a polícia. O vilão tenta fugir e é atingido com um tiro e fica ferido. Quem está a segurar a arma é a progenitora. Duarte e Nazaré beijam-se.

Uma semana depois, Alice está feliz por ter o avô a morar com ela. Matilde e João estão de partida, vão casar em Roma. Falam de Natália, não merecia o que está a passar, nunca vai esquecer que foi a responsável por o filho estar em coma. Duarte diz que também não vai esquecer que ela lhe salvou a vida. Nazaré, Duarte, Alice, Matilde, Joaquim, Dolores, João e Josué brindam ao amor e a segunda temporada termina.[1][2][3]

A segunda temporada da telenovela conta com 100 episódios de produção,[4] enquanto que na versão internacional conta apenas com 69 episódios.[5]

Elenco principal

[editar | editar código-fonte]
Ator/Atriz Personagem
Carolina Loureiro Nazaré Maria dos Santos Gomes Blanco[nota 1]
José Mata Duarte Tavares Blanco
Afonso Pimentel António Augusto «Toni» Silva
Tiago Teotónio Pereira Rui Tavares
Manuela Couto Natália Tavares Blanco
Margarida Serrano Alice Moreira

Elenco regular

[editar | editar código-fonte]
Ator/Atriz Personagem
Rogério Samora Joaquim Gomes
Custódia Gallego Matilde dos Santos Gomes
António Pedro Cerdeira Nuno Saavedra
Rita Lello Amélia Marques
Ruy de Carvalho Floriano Marques
Márcia Breia Ermelinda Marques
Carlos Areia João Pereira
Luísa Cruz Glória Silva
Joel Branco Josué Moreira
Carla Andrino Dolores Soares
Oceana Basílio Júlia Neves
Tiago Aldeia Ismael Pinto
Mikaela Lupu Vânia Costa
Miguel Costa Adolfo Frisado
Guilherme Moura Bernardo Maria Telles Blanco
Raquel Sampaio Olívia Carla Dias Pereira
Igor Regalla Gilberto «Gil» Fragoso
Joana Aguiar Érica Telles Blanco
João Maneira Cristiano «Cris» Vaz
Laura Dutra Ana Vaz
Catarina Bonnachi Sónia Costa

Participação

[editar | editar código-fonte]
Ator/Atriz Personagem
Sandra Barata Belo Verónica Andrade Telles Blanco
Fernando Nobre Roberto Neves

A 2.ª temporada de Nazaré estreou a 12 de julho de 2020 com 13.8 de audiência e 28.2% de share, com cerca de 1 milhão e 309 mil espectadores, na liderança, com um pico de 14.2 de audiência e 28.9% de share, sendo o programa mais visto do dia.[6]

No segundo episódio da 2.ª temporada, a trama de Sandra Santos rendeu à SIC uma audiência média de 15.3 de rating29.6% de quota média de mercado, com 1 milhão e 444 mil espectadores, deixando a concorrência “Quer o Destino” a cerca de 500 mil espectadores, marcando o melhor resultado da temporada. No final do segundo episódio desta segunda temporada, Paço de Arcos chegava aos 16.3 / 33.3%.[7]

No terceiro episódio da 2.ª temporada, a telenovela manteve seu recorde de audiência alcançando 15.3 de rating e 27.9% de share, com cerca de 1 milhão e 445 mil espectadores, com um pico de 16.1 / 30.1%.[8]

A 15 de julho de 2020, a 2.ª temporada de "Nazaré" bateu um recorde de rating e sendo o maior da temporada, alcançando 15.5 de rating e 29.3% de share com 1 milhão e 469 mil espectadores. Teve um pico de 16.4 / 30.6%.[9]

A 10 de agosto de 2020, a 2.ª temporada de "Nazaré" alcançou 15.1 de rating e 27.5% de share, com cerca de 1 milhão e 429 mil espectadores. Com um pico de 16.8 / 31.5%.[10]

A 9 de outubro de 2020, a 2.ª temporada de "Nazaré" teve o episódio de menor audiência da temporada, alcançando 12.1 de rating e 23.8% de share, com 1 milhão e 142 mil espectadores. O pico foi de 12.6 / 25.1%.[11]

Após um percurso com audiências razoáveis, bem abaixo dos números alcançados pela temporada anterior, a segunda temporada terminou no dia 8 de janeiro de 2021, com um resultado de 15.2 de audiência média e 28.9% de share, com cerca de 1 milhão e 436 mil espectadores, liderando o seu horário. No melhor momento, a novela chegou aos 16.0 de rating e 29.6% de share.[12]

Média Episódios transmitidos Rating Share Ref.
2020 Julho 16 episódios 14.4 27.7% ...
Agosto 21 episódios 14.0 26.5% [13]
Setembro 22 episódios 13.8 26.4% [14]
Outubro 22 episódios 13.0 25.0% [15]
Novembro 21 episódios 12.8 24.1% [16]
Dezembro 16 episódios 13.3 24.9% ...
2021 Janeiro 5 episódios 13.5 26.6% ...
Total 123 episódios 13.5 25.9%


Notas e referências

Notas

  1. Na segunda temporada da novela, a Nazaré ganha o apelido Blanco devido a ter se casado com Duarte no fim da primeira temporada.

Referências

  1. «Conheça a sinopse da 2ª Temporada de "Nazaré"». Zapping. 8 de julho de 2020. Consultado em 9 de julho de 2020 
  2. «Conheça mais pormenores sobre as novas vilãs de "Nazaré: 2ª Temporada"». Zapping. 1 de julho de 2020. Consultado em 9 de julho de 2020 
  3. Jesus, Vanessa. «Final trágico! Nazaré é abandonada por Duarte». A Televisão. Consultado em 19 de setembro de 2020 
  4. «"Nazaré": Resumo dos próximos episódios». Zapping. 28 de dezembro de 2020. Consultado em 28 de dezembro de 2020 
  5. «SIC Content Distribution | NAZARÉ» 
  6. «Audiências: E assim foi a estreia de "Nazaré" (Temporada 2)». Zapping. 13 de julho de 2020. Consultado em 13 de julho de 2020 
  7. «"Nazaré" (T2) chega… e dá meio milhão a mais que TVI!». Zapping. 14 de julho de 2020. Consultado em 14 de julho de 2020 
  8. «"Nazaré" mantém-se imbatível e deixa TVI bem longe». Zapping. 15 de julho de 2020. Consultado em 2 de junho de 2021 
  9. «"Nazaré" atinge melhor valor da segunda temporada». Zapping. 16 de julho de 2020. Consultado em 2 de junho de 2021 
  10. «Audiências: "Nazaré" cresce para o melhor valor em 1 mês». Zapping. 11 de agosto de 2020. Consultado em 2 de junho de 2021 
  11. «"Nazaré" conquista o pior valor da temporada». Zapping. 10 de outubro de 2020. Consultado em 25 de setembro de 2021 
  12. «Audiências: E assim terminou "Nazaré"». Zapping. 9 de janeiro de 2021. Consultado em 22 de fevereiro de 2021 
  13. «Agosto 2020: SIC soma 19 meses de liderança». Zapping. 2 de setembro de 2020. Consultado em 5 de novembro de 2021 
  14. «Setembro 2020: SIC soma 20 meses de liderança». Zapping. 1 de outubro de 2020. Consultado em 5 de novembro de 2021 
  15. «Outubro: SIC e TVI separadas por 2,2 pontos em mês de subida da RTP1». Meios & Publicidade. 2 de novembro de 2020. Consultado em 2 de novembro de 2021 
  16. «Audiências TV em Novembro: Novo Estado de Emergência faz consumo televisivo crescer 7%». Meios & Publicidade. 2 de dezembro de 2020. Consultado em 2 de novembro de 2021