Nintendo Labo – Wikipédia, a enciclopédia livre

Nintendo Labo
Nintendo Labo
Produtora(s) Nintendo Entertainment Planning & Development
Editora(s) Nintendo
Plataforma(s) Nintendo Switch
Lançamento
  • JP: 20 de abril de 2018
  • AN: 20 de abril de 2018
  • EU: 27 de abril de 2018
labo.nintendo.com

Nintendo Labo (ニンテンドーラボ Nintendō Rabo?) é uma plataforma desenvolvida pela Nintendo para ser usada com o sistema de jogos Nintendo Switch, que combina brinquedos de cartão com videojogos, foi lançado em abril de 2018[1]. A plataforma usa kits que incluem recortes de papelão e outros materiais que devem ser montados em combinação com a Nintendo Switch e os controladores Joy-Con para criar Toy-Cons que podem interagir com o software do jogo e vice-versa. A Nintendo criou-os como uma forma de ensinar princípios de engenharia e física[2].

Construção e jogabilidade

[editar | editar código-fonte]

O Nintendo Labo é lançada em dois kits individuais[3], cada um contendo um conjunto de recortes de cartão pré-fabricados e outros materiais, usados para fazer Toy-Cons, e um cartucho de jogo Nintendo Switch, que contém instruções interativas sobre como montar o Toy-Cons e software com os quais o Toy-Con pode interagir. Uma vez que cada Toy-Con é construído, os jogadores inserem a Nintendo Switch ou os controladores Joy-Con de acordo com as instruções. Cada Toy-Con interage com o Joy-Cons ou com a consola de forma diferente. Por exemplo, um piano Toy-Con pode ler com sensor de infravermelhos do controlador Joy-Con para identificar as notas que estão sendo tocadas, enquanto o Toy-Con robô se move usando HD Rumble dos controladores Joy-Con, que são controlados através do touchscreen. Os jogadores podem decorar livremente as peças de cartão usando canetas coloridas, fitas e outros materiais, enquanto usuários mais experientes podem inventar novas maneiras de jogar com cada Toy-Con[4].

Desenvolvimento

[editar | editar código-fonte]

Nintendo Labo foi anunciado a 17 de janeiro de 2018. Segundo o presidente da Nintendo da América, Reggie Fils-Aimé, "Labo é diferente de tudo o que fizemos anteriormente" e foi desenvolvido para ampliar a audiência de idade da Nintendo Switch[5]. A Nintendo disse que o produto foi "especificamente criado para crianças e aqueles que são crianças de coração". O slogan do Labo é "Make, Play, Discover"; A parte descoberta surge de como o usuário do Toy-Con pode entender os fundamentos da física, engenharia e programação que fazem o Toy-Con funcionar através do ato de fazer e brincar com eles. O software do jogo fornece instruções sobre como o Toy-Con funciona com a Nintendo Switch, como descrevendo os fundamentos da detecção de infravermelhos[6]. Enquanto o cartão Toy-Con é robusto, a Nintendo reconheceu que o cartão pode sofrer desgaste com o tempo e planeia oferecer kits de cartão de substituição.

Com o Kit Sortido poderá criar diferentes Toy-Con, incluindo um carro telecomandado, uma cana de pesca, uma casa, uma mota e um piano[7].

  • Carro telecomandado: insira os Joy-Con esquerdo e direito no seu novo carro telecomandado e conduza através dos controlos por toque na Nintendo Switch. A funcionalidade de vibração do HD Rumble proporcionada pelos comandos Joy-Con provoca vibrações que movem o carro na direção que escolher.
  • Cana de pesca: construa a cana de pesca com um carreto unido por uma linha a um suporte que contém a consola Nintendo Switch. Apanhe um de inúmeros peixes exóticos que verá no ecrã da Nintendo Switch lançando a linha com a sua cana de pesca e fazendo girar o carreto para que descenda.
  • Casa: inserindo vários blocos montados em aberturas nas partes laterais e inferior da casa pode interagir e participar em minijogos com uma criatura engraçada no ecrã da Nintendo Switch virado para a frente. Os blocos serão detetados pela câmara de infravermelhos no Joy-Con direito inserido no topo da casa.
  • Mota: insira cada Joy-Con num conjunto de guiadores para conduzir uma mota no ecrã da Nintendo Switch. Premir o botão de ignição arrancará o motor, girar o guiador direito ativará o acelerador e ao inclinar o corpo ou ao girar os guiadores direito e esquerdo controlará a mota.
  • Piano: Construa um piano de 13 teclas e insira a consola e os Joy-Con para criar a sua própria música. Terá até a possibilidade de criar novos sons e efeitos sonoros.
  • Robô: Crie um fato de robô e insira os Joy-Con direito e esquerdo nas respetivas ranhuras da mochila e do visor para assumir o controlo do robô, que será apresentado na televisão quando a Nintendo Switch estiver colocada na base. Este kit permite-lhe usufruir de uma variedade de divertidas experiências, incluindo o modo Robô, no qual pode destruir edifícios e ovnis[1].

Referências

  1. a b Nêveda, Nuno (17 de janeiro de 2018). «Nintendo Labo anunciado». Fnintendo. Consultado em 26 de junho de 2018 
  2. Webster, Andrew (17 de janeiro de 2018). «Nintendo is making a bunch of weird DIY cardboard toys for the Switch and they're awesome». The Verge. Consultado em 26 de junho de 2018 
  3. Salgado, Jorge (30 de abril de 2018). «Nintendo Labo - Data de Lançamento, Preço, Cartões, Kits, Jogos Switch». Eurogamer. Consultado em 26 de junho de 2018 
  4. MacDonald, Keza (18 de janeiro de 2018). «Nintendo Labo turns Switch console into interactive toys 'like cardboard Lego'». The Guardian. Consultado em 26 de junho de 2018 
  5. Kuchera, Ben (17 de janeiro de 2018). «What is Nintendo teasing for the Switch? (update)». Polygon. Consultado em 26 de junho de 2018 
  6. Hoggins, Tom (28 de abril de 2018). «Nintendo Labo | Hands-on with the Switch's brilliant and barmy cardboard toys». Telegraph. Consultado em 26 de junho de 2018 
  7. «Nintendo Labo: Brincar com a Nintendo Switch». Pplware. 20 de janeiro de 2018. Consultado em 26 de junho de 2018