Noroeste Pacífico – Wikipédia, a enciclopédia livre

O Noroeste Pacífico em imagem de satélite

Designa-se por Noroeste Pacífico (em inglês: Pacific Northwest ou abreviadamente PNW) a região do noroeste da América do Norte. Segundo as definições, a zona coberta por esta pode ser mais ou menos estendida, mas em geral inclui toda a região compreendida entre a costa do oceano Pacífico e a Continental Divide (a divisória de águas das Montanhas Rochosas) e inclui a totalidade dos estados norte-americanos de Washington, Oregon, Idaho, uma grande parte da província canadiana da Colúmbia Britânica e o Sudeste do Alasca, o norte da Califórnia, uma parte do Montana e uma parte do Território do Yukon.

Esta região não deve ser confundida com "Pacífico Noroeste", que designa uma parte do oceano Pacífico nas costas da China, Rússia e Japão, nem com o Território do Noroeste do Canadá, também chamado "Grande Noroeste". O termo Costa Noroeste (Northwest Coast) designa unicamente a zona costeira do Noroeste Pacífico.

O biótopo desta região é diferente do das regiões circundantes. É caracterizada na zona costeira pela bacia do estreito de Geórgia-Puget Sound, dividida entre a Colúmbia Britânica e o estado de Washington e pela floresta temperada húmida que se estende do norte da Califórnia até ao sudoeste do Alasca. A região seca do interior da cordilheira das Cascatas e a cordilheira Costeira são muito diferentes do terreno e do clima da costa. Esta região inclui o planalto de Colúmbia e o vale do rio Fraser.

Há várias definições para o que se entende por Noroeste Pacífico.

As definições de Noroeste Pacífico e de Cascadia, cujo nome vem da cordilheira das Cascatas, são bastante próximos para as regiões cobertas, mesmo que, em limites mais amplos, o Noroeste Pacífico cubra uma zona maior que a Cascadia, que tem tendência a não incluir o Evergreen Triangle da região costeira de Washington, do Oregon e da Colúmbia Britânica. O termo Pacífico Noroeste é bem mais antigo, datando do início do século XIX, enquanto o nome "Cascadia" só apareceu na década de 1980. Este último termo, embora utilizado bastante em geologia, climatologia e ecologia, é mais usado no sentido político ou identitário.

Nos Estados Unidos, o termo Northwestern United States é também usado, mas só designa a parte mais do Noroeste Pacífico pertencente aos Estados Unidos, excluindo a parte do Canadá.

As principais áreas metropolitanas desta região são Seattle/Tacoma (Washington, Estados Unidos, com 3,3 milhões de habitantes[1]), Vancouver (Colúmbia Britânica, Canadá, com 2,3 milhões de habitantes[2]) e Portland (Oregon, Estados Unidos, com 2,2 milhões[3]).

Referências

  1. «Best Places to Live in Seattle-Tacoma-Bellevue, Washington Metro Area (WA)». Bestplaces.net. Consultado em 18 de agosto de 2010 
  2. «Statistics Canada: Population of census metropoitan areas». Consultado em 29 de fevereiro de 2012. Arquivado do original em 24 de maio de 2011 
  3. «Doing Business In Portland, Oregon». Business.GOV. Consultado em 29 de fevereiro de 2012. Arquivado do original em 10 de dezembro de 2009