Pinguim (DC Comics) – Wikipédia, a enciclopédia livre

Pinguim (DC Comics)

O Pinguim/Oswald Cobblepot. Arte por Brian Bolland.
Informações gerais
Primeira aparição Detective Comics #58 (Dezembro de 1941)
Criado por Bill Finger
Bob Kane
Editora DC Comics
Informações pessoais
Nome completo Oswald Chesterfield Cobblepot
Características físicas
Espécie Humano
Sexo Masculino
Informações profissionais
Ocupação Empresário Mafioso/ Criminoso Profissional
Poderes
  • Gênio criminoso
  • Controle de piguins
  • Perito em artes maciais
  • Perito em judô, boxe e ninjutsu
  • Força aprimorada
  • Super resistência ao frio
  • Super durabilidade ao frio
  • Perito em natação
  • Sensibilidade sobre-humana
  • Perito e manejo de luta com sombrinha
Afiliações atuais Liga da Injustiça
Esquadrão Suicida
Sociedade Secreta dos Supervilões

O Pinguim (em inglês: Penguin), codinome de Oswald Chesterfield Cobblepot, é um personagem fictício de histórias em quadrinhos da DC Comics e um adversário frequente do super-herói Batman.[1] Criado pelo artista Bob Kane e pelo escritor Bill Finger, a sua primeira aparição nos quadrinhos foi em Detective Comics #58 (Dezembro de 1941). O Pinguim é um dos inimigos mais duradouros do Batman, pertencente ao coletivo de adversários que compõem a galeria de vilões do heroi.

O Pinguim é descrito como sendo um homem baixo e corpulento, conhecido por ser um amante de aves e pelos seus guarda-chuvas especializados com alta tecnologia. Ladrão e mafioso, refere-se a si próprio como "cavalheiro do crime"; o seu negócio de clubes noturnos dão-lhe a fundos necessários para as suas atividades criminosas, nos quais o Batman usa por vezes para obter informações, como fonte do mundo do crime. De acordo com Kane, o personagem foi inspirado na mascote dos cigarros Kool; um pinguim com uma cartola e uma bengala. Finger pensou que a imagem de senhores das classes altas em smoking era reminiscente dos pinguins imperadores.[2]

Ao contrário de grande parte dos inimigos do Batman, o Pinguim tem total controle das suas ações e está em perfeita sanidade mental, característica que o ajuda a manter uma relação única com o herói. Na sua última caracterização, o Pinguim tem um bar noturno e casino, o "Icebergue Lounge", popular no submundo do crime. Batman tolera as suas operações desde que ele se mantenha como um dos seus informadores. O Pinguim compra muitas vezes propriedades roubadas.

O vilão aparece numa grande variedade de produtos, como objetos de colecionismo e brinquedos, além de várias outras referências noutras mídias. Burgess Meredith interpretou o vilão na série de televisão na década de 1960, Batman, e no seu filme, Danny DeVito interpretou uma versão mais grotesca em Batman: Returns (1992). As séries de animação subsequentes, mostram um Pinguim que alterna entre um pária deformado e um aristocrata de grande perfil. A primeira caracterização apareceu na banda desenhada, mais notavelmente na mini-série Batman: The Long Halloween e na sua sequência Dark Victory. Robin Lord Taylor interpreta um Oswald Cobblepot mais novo na série de televisão Gotham. O Pinguim tem sido descrito como um dos melhores vilões de Batman, e um dos melhores em toda a banda desenhada[3][4][5][6][7] e, paradoxalmente, também tem sido referido como um dos menos convincentes.[8][9] O IGN colocou-o na posição #51 na lista dos "100 Melhores Vilões de Sempre da Banda Desenhada".[10]

Biografia do personagem

[editar | editar código-fonte]

Nascido Oswald Chesterfield Cobblepot, o pinguim foi intimidado como uma criança por sua baixa estatura, peso e nariz com aparência de bico. Várias histórias relatam que ele foi forçado, como uma criança, sempre levar um guarda-chuva por sua mãe superprotetora, devido à morte de seu pai, de pneumonia depois de um torrencial. Sua mãe tinha aves de estimação que Cobblepot presenteavas com atenção, e serviu como seus únicos amigos crescendo. Seu amor por aves acabaria por levá-lo a estudar ornitologia na faculdade. Em algumas versões, Cobblepot se transforma em um criminoso depois que sua mãe morre e as aves são vendidas para pagar dívidas de sua mãe. Em outras, ele é um pária em sua família de alta sociedade e sua rejeição leva-o a se tornar um criminoso. De acordo com suas origens, o pinguim persegue sua carreira criminosa com a classe: Ele prefere desgaste formal, com uma cartola, monóculo, e smoking, especialmente do desenho "tie-branco-e-caudas". Ele é criminalmente brilhante e psicologicamente saudável. Ele tem um poder do cérebro que poderia enganar alguns dos homens mais inteligentes na existência. Se uniu com seu entendimento de traição e lealdade; Pinguim é um adversário difícil e imbatível no mundo do crime organizado.

Personalidade

[editar | editar código-fonte]

Pinguim se comporta como um cavalheiro e também como um pinguim e sempre tem inveja de outros magnatas, pois considera que são mais ricos do que ele. Ele sempre usa pássaros para cometer crimes e seus crimes são baseados em superfaturamento ilícito. Pinguim sempre se irrita quando Batman interfere em seus planos.

Em outras mídias

[editar | editar código-fonte]

No seriado de TV do Batman de 1966, a aparência do personagem foi mantida como nos quadrinhos originais, um homem de smoking e cartola, e com um nariz bem longo, lembrando o bico de um pinguim.

Em 1992 "Batman, O Retorno", além de seu nariz desproporcional, foi acrescentado uma outra deformidade: a sindactilia nos dedos, fazendo suas mãos parecerem patas de pinguim, o que também justifica o seu apelido de "Pinguim" juntamente com a característica original do nariz.

Também em 1992, na animação "Batman: A Série Animada" da Warner Brothers, o design do Pinguim foi mantido parecido com o do filme de Tim Burton, inclusive o defeito dos dedos da mão. Porém, isso permaneceu assim somente nas primeiras temporadas, pois em um certo ponto da série, todos os personagens tiveram os seus designs reformulados, e sem nenhuma explicação, a aparência do Pinguim foi mudada novamente para como era nos quadrinhos originais, voltando a ter 5 dedos nas mãos.

No ano de 2004 a Warner produziu a animação "The Batman", e o personagem voltou a aparecer com a deformidade em seus dedos.

Na série Gotham de 2014, ele aparece no início de sua carreira criminosa, bem mais jovem e magro, mas já possuindo o nariz longo. Inicialmente, usa roupas comuns e, ainda na primeira temporada, adota um meio-fraque em vez do clássico smoking.

O Pinguim faz uma aparição curta em Batman: Bad Blood.

Pinguim apareceu no filme The Batman de 2022, interpretado por Colin Farrell[11]. A mesma versão do personagem interpretada por Farrell também ganhou uma aclamada minissérie solo, que se passa logo após os eventos de The Batman, chamada The Penguin, produzida pela HBO e exclusiva para o serviço de streaming Max.

Referências

  1. «The Enemies List». Comics 101. 14 de janeiro de 2004. Consultado em 25 de dezembro de 2010 
  2. «The Enemies List». Comics 101. 14 de janeiro de 2004. Consultado em 25 de dezembro de 2010 
  3. Top 10 Greatest Batman Villains, WatchMojo.
  4. 75 Greatest Friends and Foes of Batman.
  5. The 5 Greatest Batman Villains Ever.
  6. Batman's Ultimate Villains, IGN.
  7. Batman 75 Years: The Top 10 Batman Villains of All-Time.
  8. Goldstein, Hilary. «IGN Best and Worst Batman villains». Au.comics.ign.com. Consultado em 25 de dezembro de 2010 
  9. «Top Tenz Lamest Batman villains». Toptenz.net. Consultado em 25 de dezembro de 2010 
  10. «Top 100 Comic Book Villains IGN». ComicVine. Consultado em 28 de julho de 2015 
  11. «The Batman - Colin Farrell diz que o Pinguim aparece em cinco ou seis cenas». omelete. 16 de julho de 2021 
Ícone de esboço Este artigo sobre um(a) personagem de banda desenhada é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.