Ophelia Benson – Wikipédia, a enciclopédia livre

Ophelia Benson
Ophelia Benson
Nascimento 1948
Nova Gérsia; EUA
Residência Seattle
Nacionalidade Americana
Cidadania Estados Unidos
Ocupação escritora, jornalista, blogueiro
Religião ateísmo

Ophelia Benson (1948, em Nova Jérsia) é uma autora, blogueira, feminista e ateísta norte-americana. É conhecida pelo seu seu site Butterflies and Wheels ( Borboletas e Rodas). É colaboradora frequente do jornal The Guardian e do The Philosophers' Magazine (o Magazine dos Filósofos) [1]. Também é colunista do Free Inquiry. [2]

Os seus livros e website defendem a objetividade e a verdade científica contra as ameaças ao pensamento racional colocadas pelo fundamentalismo religioso, pseudociência, wishful thinking (pensamento ilusório), pós-modernismo, relativismo e "a tendência da esquerda política a subjugar a avaliação racional das reivindicações da verdade às demandas de uma variedade de estruturas políticas e morais preexistentes ". [2]

Em 2004, Benson foi co-autora do livro The Dictionary of Fashionable Nonsense com Jeremy Stangroom. É uma sátira ao pós-modernismo, ao jargão moderno e ao pensamento anti-racionalista na academia contemporânea.

Em 2006, Benson e Stangroom publicaram Why Truth Matters, que examina as "alegações espúrias feitas pelo criacionismo, a negação do Holocausto, a má interpretação da biologia evolutiva, história da identidade, ciência como mera construção social e outros 'paradigmas' que sustentam o hábito de moldar nossas descobertas de acordo com o que queremos encontrar ".

Em 2009, Benson foi de novo co-autora de Does God Hate Women? com Stangroom. O livro explora a opressão das mulheres em nome das normas religiosas e culturais e como essas questões afectam tanto a comunidade quanto a arena política.

Referências

  1. «50 Top Atheists in the World Today». The Best Schools. Consultado em 24 de Julho de 2018 
  2. Benson, Ophelia. «About Butterflies and Wheels». Butterflies and Wheels. Consultado em 24 de Julho de 2018