Palácio Presidencial Ak Orda – Wikipédia, a enciclopédia livre

Palácio Presidencial Ak Orda
Palácio Presidencial Ak Orda
Tipo estrutura arquitetónica, residência oficial
Início da construção 2001
Fim da construção 2004
Inauguração 2004
Proprietário(a) atual Presidente do Cazaquistão
Página oficial www.akorda.kz
Dimensões
Altura 80 metros
Número de andares 7
Andares sobre o solo 7
Geografia
País Cazaquistão
Cidade Astana
Coordenadas 51° 07′ 33″ N, 71° 26′ 47″ L
Mapa
Localização em mapa dinâmico

O Palácio Presidencial de Ak Orda (em cazaque: Ацорда резиденциясы) é o local de trabalho oficial do Presidente do Cazaquistão, localizado na capital de Astana. O Palácio foi construído dentro de três anos, e oficialmente inaugurado em 2004. Foi construído pelo Grupo Mabetex, fundado por Behgjet Pacolli, 3º Presidente do Kosovo e 1º Vice-Primeiro-ministro do Kosovo.

Situado na margem esquerda do rio Ishim (Esil), é o local de trabalho do presidente e abriga o pessoal da Administração Presidencial; não é o local de residência do presidente. O palácio inclui uma cúpula azul e dourada coberta com uma torre. Esta estátua dourada no topo da cúpula inclui um sol com 32 raios em seu ápice, e também inclui uma águia estepe voando sob o sol.[1]

A altura do prédio (incluindo a torre) é de 80 metros. O primeiro andar inclui um Grand Central Hall, o Salão de Conferências de Imprensa, o Salão de Gala e o Jardim de Inverno. O segundo andar inclui escritórios, enquanto o terceiro andar é usado para eventos internacionais, e inclui vários salões (Marble Hall; Golden Hall; Salão Oval; Salão Oriental, construído na forma de um yurt; o Salão de Negociações Estendidas). O quarto andar inclui um Dome Hall, sala de reunião para o Governo da República, e a Biblioteca.

As características de ouro coloridos proeminentemente em todo o complexo e vinte e um tipos de mármore foram usados para os padrões do piso.

Referências

  1. «"Ak Orda" o Palácio do Presidente em Astana». Astana Hotels.net. 2011. Consultado em 13 de janeiro de 2022