Palazzo Centini Toni – Wikipédia, a enciclopédia livre
Palazzo Centini Toni é um palacete localizado na Via Capo le Case (nº 3), no rione Colonna de Roma. É conhecido também como Casa dei Pupazzi ou Palazzo dei Pupazzi por causa de suas curiosas cariátides no piso nobre[1].
A Casa Crivelli, no rione Ponte, também é conhecida como Casa dei Pupazzi.
História
[editar | editar código-fonte]Inicialmente uma propriedade do arquiteto Tommaso Mattei, o edifício foi adquirido pelo cardeal Felice Centini, que encomendou uma reforma a Giuseppe Francesco Rosa entre 1722 e 1742[2]. Em 1798, o palácio foi vendido à família Toni, que, em 1886, o restauraram novamente, como indica uma placa afixada ao lado do portal de entrada. Neste período, o pintor Massimo D'Azeglio estabeleceu seu estúdio num dos apartamentos do palácio[3].
Descrição
[editar | editar código-fonte]O palácio tem três pisos com cinco janelas em cada um e um mezzanino acima do piso térreo, no qual se abre um elegante portal flanqueado por uma porta de garagem e três pequenas portas com três janelas ovais emolduradas e decoradas. Todas as janelas são decoradas em estuque; no piso nobre são cópias de cariátides que sustentam tímpanos quebrados com volutas, com conchas e cabeças femininas no centro[3].
Referências
- ↑ «Monastero e Chiesa di San Giuseppe» (em inglês). Rome Art Lover
- ↑ «Palazzo Centini Toni» (em italiano). InfoRoma
- ↑ a b «Via Capo le Case» (em italiano). Roma Segreta. 25 de abril de 2013
Ligações externas
[editar | editar código-fonte]- «Site oficial» (em italiano). Palazzo Centini Toni