Reino Florístico Paleotropical – Wikipédia, a enciclopédia livre
Este artigo ou secção contém uma lista de referências no fim do texto, mas as suas fontes não são claras porque não são citadas no corpo do artigo, o que compromete a confiabilidade das informações. (Julho de 2018) |
O Reino Paleotropical (Paleotropis) é um reino florístico que abarca as áreas tropicais de África, Ásia e Oceânia (com a excepção da Austrália), de acordo com a classificação proposta por Ronald Good e posteriormente melhorada por Armen Takhtajan. A sua flora é caracterizada por cerca de 40 famílias endémicas de plantas (ex: Nepenthaceae, Musaceae, Pandanaceae, Flagellariaceae).
Origem e Influências
[editar | editar código-fonte]Parte da sua flora, com origem no antigo supercontinente Gondwana ou trocada mais tarde com outros reinos (ex:Piperaceae que possui distribuição pantropical, com alguns, poucos, representantes de clima temperado), é partilhada com o Reino Neotropical, composto pelas áreas tropicais da América Central e do Sul. Além disso, a flora paleotropical influenciou a vegetação tropical do Reino Australiano.
Subdivisões
[editar | editar código-fonte]Este reino subdivide-se em cinco sub-reinos florísticos de acordo com Takhtajan (três de acordo com Good) e 13 regiões florísticas. Abaixo estão as divisões de acordo com Takhtajan.
Sub-reino Sub-Africano
[editar | editar código-fonte]10 família endémicas (incl. Dioncophyllaceae, Pentadiplandraceae, Scytopetalaceae, Medusandraceae, Dirachmaceae, Kirkiaceae), muitos géneros endémicos.
- Região Guíneo-Congolesa
- Região Usambara-Zululândia
- Região Sudano-Zambeziana (incluindo a Ásia tropical a oeste do Golfo de Cambaia)
- Região Karoo-Namibiana
- Região de St. Helena e Ascensão
Sub-reino Madagascarense
[editar | editar código-fonte]9 famílias endémicas, mais de 450 géneros endémicos, cerca de 80% de espécies endémicas. Deixou de ser influenciado pela flora africana no Cretáceo, mas sofreu uma forte influência a partir da da flora da Região Indiana.
Sub-reino Indo-Malesiano
[editar | editar código-fonte]11 famílias endémicas (incl. Degeneriaceae, Barclayaceae, Mastixiaceae) e muitos géneros endémicos.
Sub-reino Polinésio
[editar | editar código-fonte]Sem famílias endémicas, mas muitos géneros endémicos. A flora deriva na sua maioria da do Sub-reino Indo-Malesiano.
Sub-reino Neocaledoniano
[editar | editar código-fonte]Várias famílias endémicas Amborellaceae, Strasburgeriaceae) e mais de 130 géneros endémicos (incl. Exospermum e Zygogynum). A flora é parcialmente partilhada com o sub-reino Indo-Malesiano e com o Reino Australiano.
Bibliografia
[editar | editar código-fonte]- Block, Petra De; Rakotonasolo, Franck; Ntore, Salvator; Sylvain G. Razafimandimbison; Janssens, Steven (21 de maio de 2018). «Four new endemic genera of Rubiaceae (Pavetteae) from Madagascar represent multiple radiations into drylands». PhytoKeys (99): 1–66. ISSN 1314-2011. PMC 5972148. PMID 29861651. doi:10.3897/phytokeys.99.23713. Consultado em 10 de julho de 2018
- Good, Ronald, 1947. The Geography of Flowering Plants. Longmans, Green and Co, New York
- Takhtajan, Armen, 1986. Floristic Regions of the World. (translated by T.J. Crovello & A. Cronquist). University of California Press, Berkeley.