Paróquia (divisão administrativa) – Wikipédia, a enciclopédia livre
Paróquia é uma divisão administrativa usada por diversos países. Na Irlanda, Inglaterra e no estado da Louisiana, Estados Unidos, pode ser chamada também de paróquia civil para distingui-la da paróquia religiosa.
Na Austrália, os estados de Nova Gales do Sul, Queensland, Victoria e Tasmânia, como na Irlanda, ainda existem paróquias civis, mas apenas como obsoletas (e obscuras) referências geográficas, utilizada quase exclusivamente em documentos legais relacionados com títulos de terras, consulte divisões cadastrais da Austrália.
Paróquias sobrevivem como unidades administrativas válidas em vários outros países da Comunidade das Nações como Granada (veja Paróquias de Granada).
Na Noruega, o Governo Local Ato 1837 dividiu o país em municípios e paróquias civis. As paróquias civis tinham um número muito reduzido de funções, no século XX (principalmente a manutenção da igreja), e foram abolidas em 1950. As paróquias são ainda subdivisões da Igreja da Noruega.
Em Portugal, existem 3091 paróquias civis (oficialmente conhecidas como freguesias). Estas resultaram da transformação, a começar pela reforma administrativa de 1836, de religiosos nas unidades civis. Paróquias civis têm funcionários eleitos, e entre as suas funções são estradas locais, creches, reforma de casas, parques e cemitérios.[carece de fontes] Embora coincidam na esmagadora maioria dos casos, paróquias religiosas podem, ou não, coincidir com paróquias civis, geograficamente. Antes de 2013, Portugal tinha 4260 freguesias, tendo este número sido reduzido para 3091, no decurso da reorganização administrativa de 2013. Esta reorganização, essencialmente baseada num processo de união de freguesias contíguas pouco populosas (e, por isso, com orçamentos reduzidos), teve em vista uma redução de custos estatais (resultante da redução de cargos públicos) e a criação de freguesias mais capazes financeiramente e, portanto, mais dinâmicas e mais eficientes.
Países com paróquias como entidade subnacionais
[editar | editar código-fonte]- Andorra (parròquies)
- Antígua e Barbuda, Caribe;
- Austrália
- ver Divisões cadastrais da Austrália Existem mais de 15.000 paróquias no total em Queensland, New South Wales, Victoria e Tasmânia; mas apenas como subdivisões geográficas utilizado quase exclusivamente em documentos legais relativos a operações terrestres. Já não têm qualquer ligação com as instituições públicas locais ou limites.
- Barbados, Caribe
- Bermudas (UK)
- Canadá
- Dominica, Caribe
- Equador
- Estônia
- Granada, Caribe
- Guernsey (Dependências da Coroa do Reino Unido), Ilhas do Canal
- Jamaica, Caribe;
- Jersey (Dependências da Coroa do Reino Unido), Ilhas do Canal
- Macau (PRC) (freguesias);
- Monserrate (UK), Caribe
- Portugal (freguesias);
- São Cristóvão e Neves, Caribe
- São Vicente e Granadinas, Caribe
- Espanha
- Suécia
- Reino Unido;
- Estados Unidos
- A paróquia na Luisiana é o equivalente a Condados dos Estados Unidos em outros estados.
- Venezuela
- Os municípios da Venezuela estão subdivididos em mais de 1000 paróquias civis.
Referências
- ↑ «Mapas paroquiais e históricos». Land & Property Information. Governo de Nova Gales do Sul. 2012. Consultado em 5 de janeiro de 2015. Arquivado do original em 5 de maio de 2015 Mapas paroquiais e históricos
- ↑ a b «An Overview of County Government». Associação Nacional dos Condados. Consultado em 25 de abril de 2013
- ↑ The Newberry Library (2009). «South Carolina: Individual County Chronologies, South Carolina Atlas of Historical County Boundaries». publications.newberry.org. Chicago, Illinois, US. Consultado em 5 de junho de 2018
Ligações externas
[editar | editar código-fonte]- In praise of ... civil parishes Editorial in The Guardian, 2011-05-16.