Parafuso rosca sem fim – Wikipédia, a enciclopédia livre
O parafuso de rosca sem fim, ou parafuso sem fim, é um tipo de engrenagem da mecânica clássica, onde o movimento circular gerado pelo parafuso movimenta uma coroa ou um pinhão teoricamente sem fim, pois ao contrário de mover a contra-parte, ela gira, mantendo movimento circular. A terminologia também é erroneamente utilizada para definir qualquer sistema que utilize essa técnica. Como parte de um sistema de engrenagens, essa técnica pode reduzir as rotações, permitindo maior torque.
Tipos
[editar | editar código-fonte]Utilizando sistemas helicoidais,[1] existem três tipos básicos de engrenagens de rosca sem fim. O que diferencia uma das outras é o ângulo do dente da engrenagem em relação a sua base e a distância entre as roscas no parafuso.
Aplicações
[editar | editar código-fonte]São descritas utilizações desde a Mecânica Newtoniana para este sistemas. São utlizados em qualquer sistema onde se pretende precisão e torque, como embreagens, cravelhas de instrumentos de corda, relógios, sistemas de elevadores e indústria geral.
Referências
Bibliografia
[editar | editar código-fonte]- Oberg, Erik (1917). Spiral and worm gearing. [S.l.]: The Industrial Press