Parque Estadual de Itaúnas – Wikipédia, a enciclopédia livre

 Nota: Se procura por Práia de Itaúnas, veja Itaúnas.
Dunas do Parque Estadual de Itaúnas.

O Parque Estadual de Itaúnas é uma área protegida brasileira do estado do Espírito Santo, pertencente ao Sistema Nacional de Unidades de Conservação da Natureza. Está totalmente inserido dentro do município de Conceição da Barra.[1]

Patrimônio local

[editar | editar código-fonte]

O Parque possui uma área de 3.200 hectares onde coexiste uma grande biodiversidade de espécies, espalhadas no relevo da região: mata atlântica, manguezal, restinga, alagados, tabuleiro, rio, dunas e 25 quilômetros de praias, o que transforma a área de preservação do parque em manancial de enorme riqueza para a manutenção da manutenção da vida.O conjunto do Parque Estadual de Itaúnas é considerado pelos ecologistas como sendo um dos mais belos locais do Espírito Santo. É frequente encontrar na área profissionais da ciência desenvolvendo atividades científicas relacionadas à preservação, tais como pesquisa, catalogação de espécies animais, acompanhamento do ecossistema botânico, monitoração dos mangues, estudos hidrológicos, etc.

Dos 25 km de orla marítima do Parque, devido à própria preservação, apenas três quilômetros podem ser acessados pelo público em geral, onde são encontrados quiosques e uma infra-estrutura mínima para atender aos visitantes.

O Parque foi criado em 8 de novembro de 1991 através do decreto 4967-E[1] e já no ano seguinte a UNESCO o declarou como Patrimônio da Humanidade por fazer parte da Reserva da Biosfera da Mata Atlântica. Ganhou este nome porque nele se encontra o Rio Itaúnas, cuja bacia hidrográfica drena as águas de oito municípios.

Referências

  1. a b «Parque Estadual de Itaúnas». Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos. Consultado em 14 de outubro de 2019 
Ícone de esboço Este artigo sobre uma Unidade de Conservação da Natureza é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.