Peñacastillo – Wikipédia, a enciclopédia livre

Peñacastillo

La peña de Peñacastillo vista desde Camargo

Nome local
Peñacastillo
Geografia
País
Comunidade autónoma
Municipality of Cantabria
Altitude
50
Coordenadas
Demografia
População
18 416 hab.
Identificadores
Código postal
39011
TGN
Mapa

Peñacastillo (43° 29′ N, 3° 48′ O) é uma localidade do município de Santander, na Cantábria, Espanha, situada a 4,7 quilómetros da capital municipal e contígua ao município de Camargo. Em 2017 tinha 18 416 habitantes. Divide-se nos bairros de Adarzo, Camarreal, Campogiro, El Castro, Lluja, Ojaiz, Rucandial, Nueva Montaña [es], La Peña, San Martín e o parque industrial de El Campón.

Os espaços da zona de Peñacastillo era uma zona rural nas redondezas de Santander, em onde predominavam as casas unifamiliares, as explorações pecuárias e as hortas. Desde faz umas décadas Peñacastillo converteu-se numa das zonas que mais desenvolvimento urbanístico tem sofrido na zona, convertendo num área residencial da cidade de Santander, em onde os edifícios de várias alturas e as urbanizações convivem com espaços rurais.

A máxima elevação do município é a monte homónimo [es], com 139 metros de altitude.[1]

No início do século XVII os bairros ou zonas que formavam a localidade eram Adarzo, Caminho Real (depois Camarreal), Lluja, Ojáiz e San Martín. A partir de 1845 foram crescendo outros núcleos, como La Reyerta (em San Martín) ou Campogiro. Com o começo das drenagens da marisma situada ao sul de Peñacastillo em 1898, começa-se a chamar à zona resultante Nueva Montaña; com a instalação dos alto-fornos constroem-se moradias para os empregados, aparecendo as colónias de Bartolomé Darnís, El Carmen e Santiago Mayor.[2] A toponimia responde ao bastião tardocristão que até ao século XVI se erigiu no promontório que deu lugar à localidade. Até esse momento, o lugar passou de ser o castelo da pena à Peña do Castillo, tal e como recolhe um códice da biblioteca da catedral de Santander escrito por Santiago Diego [es]. A fortaleza foi desocupada ao incorporar-se o povoamento à jurisdição santanderina. A partir de então, a extração de pedra foi desaparecendo para fazer parte de moradias próximas. Já no século XX, os escassos vestígios desapareceram ao servir a ladeira meridional como pedreira local.

Personagens ilustres

[editar | editar código-fonte]
Venancio López de Ceballos e Aguirre

Em 1856 nasceu em Peñacastillo Venancio López de Ceballos y Aguirre [es], o qual foi tenente-coronel de cavalaria e inventor. Em 1905 desenvolveu a pistola que leva o nome do seu condado e que popularizou a empresa basca Astra, Unceta y Cía [es], localizada na localidade biscaínha de Guernica. Desde 1912 até 1921 foi a pistola regulamentar do exército espanhol. Foi o III conde de Campo-Giro. O beato Abel Angel Palazuelos Maruri [es]. Desde 1995 o artista burgalês Carlos Armiño [es] vive em Peñacastillo onde instalou a sua oficina de escultura.

A princípios do mês de julho celebra-se a festa da padroeira de Peñacastillo, Nossa Senhora de Loreto.

Referências

  1. Mendikat; Peñacastillo (139 m) (Última consulta: 6 de setembro de 2011).
  2. Onde está el Barrio 1º de Mayo?, Alerta, 16 de maio de 2013, p.12
O Commons possui uma categoria com imagens e outros ficheiros sobre Peñacastillo