Dunlop Cry Baby – Wikipédia, a enciclopédia livre
O Dunlop Cry Baby é um popular wah-wah, fabricado pela Dunlop. Foi inventado em 1966 por Brad Plunkett enquanto trabalhava na Thomas Organ Company. O nome Cry Baby era do pedal original do qual foi copiado, o Cry Baby Thomas Organ/Vox wah-wah. Thomas Organ/Vox Wah-wah, deixando-o aberto para a Dunlop. Mais recentemente, Dunlop fabricados os pedais Vox sob licença, embora isso já não é o caso.
O referido wah-wah efeito foi originalmente destinados a imitar o tom chorando supor que um trompete em surdina produzido, mas se tornou uma ferramenta expressiva em sua própria maneira.Foi, e é, utilizada quando um guitarrista está solando, ou ser usado para criar um "Wacka Wacka-" Funk ritmo/estilo.
CryBaby é um dos wah-wah's mais populares do mundo, foi e é usado por muitos guitarristas que fizeram historia no mundo da guitarra como: Jimi Hendrix, Eric Clapton, Joe Satriani, Slash,[1] Jerry Cantrell,[2][3] John Petrucci, Andy Timmons, Adrian Smith, John Mayer, Zakk Wylde,[4] Tom Morello e Richie Faulkner.[5] Seu nome é uma onomatopeia que faz referência ao som produzido.
Referências
- ↑ «Cry Baby SW95 Slash Signature on SlashParadise». slashparadise.com. 10 de novembro de 2012
- ↑ «Jerry Cantrell Cry Baby® Wah». jimdunlop.com. Cópia arquivada em 6 de abril de 2018
- ↑ «JC95 Cantrell Signature Cry Baby». YouTube. 6 de junho de 2011
- ↑ «Zakk Wylde Cry Baby Wah». jimdunlop.com. Cópia arquivada em 6 de abril de 2018
- ↑ «Judas Priest's Richie Faulkner - GEAR MASTERS Ep. 199». YouTube. 1 de maio de 2018