Perúgia – Wikipédia, a enciclopédia livre

 Nota: Para outros significados, veja Perúgia (desambiguação).

Itália Perúgia 
  Comuna  
Localização
Perúgia está localizado em: Itália
Perúgia
Localização de Perúgia na Itália
Coordenadas 43° 06′ 44″ N, 12° 23′ 20″ L
País Itália
Região Úmbria
Características geográficas
Área total 449 km²
População total 158 313 hab.
Densidade 352,59 hab./km²
Altitude 493 m
Outros dados
Comunas limítrofes Assisi, Bastia Umbra, Corciano, Deruta, Gubbio, Magione, Marsciano, Panicale, Piegaro, Torgiano, Umbertide, Valfabbrica
Código ISTAT 054039
Código cadastral G478
Código postal 06100
Prefixo telefônico 075
Padroeiro São Constâncio
Sítio http://www.comune.perugia.it/

Perúgia ou Perúsia (em italiano, Perugia) é uma comuna italiana, capital da região da Úmbria, perto do rio Tibre e capital da província homônima, com cerca de 158.313 habitantes.[1][2][3]

Estende-se por uma área de 449 km², tendo uma densidade populacional de 352,59 hab/km². Faz fronteira com Assisi, Bastia Umbra, Corciano, Deruta, Gubbio, Magione, Marsciano, Panicale, Piegaro, Torgiano, Umbertide, Valfabbrica.

Perúgia deu seu nome ao famoso pintor Perugino (Pietro Vannucci), que viveu e trabalhou lá. Um outro famoso pintor, Pinturicchio, viveu em Perúgia.

Perúgia aparece primeiramente (como Perúsia) na História como uma das doze cidades confederadas da Etrúria. Mencionada primeiramente na guerra de 310 a.C. ou de 309 a.C. entre os Etruscos e os Romanos. Foi, entretanto, uma parte importante na rebelião de 295, e foi reduzida, com Volsínios e Arécio (Arezo), a procurar paz no ano seguinte. Em 216 e em 205 ajudou Roma na guerra contra Aníbal, voltando mais tarde a ser negligenciada até 41-40 a.C., quando Lúcio Antônio aí se refugiou, sendo reduzida por César Augusto após um longo cerco. A cidade foi queimada, como é dito, à exceção dos templos de Vulcano e de Juno.

É muito pouco mencionada pelos geógrafos até a metade do século VI, quando foi capturada por Tótila após um longo cerco. No período lombardo é dita como uma das cidades principais da Túscia. No século IX, com o consentimento de Carlos Magno e Luís, o Piedoso, ficou com os papas; mas por muitos séculos a cidade continuou a manter uma vida independente, guerreando contra muitas das terras e das cidades vizinhas - Foligno, Assisi, Espoleto, Todi, Siena, Arezo etc.

Em várias ocasiões os papas encontraram asilo dentro de suas paredes, e foi lugar de reunião dos conclaves que elegeram Honório II (1124), Papa Honório IV (1285), Papa Celestino V (1294), e Papa Clemente V (1305). Mas Perúgia não teve nenhum interesse em simplesmente subservir aos interesses papais.

Além disso, a cidade abriga uma das maiores fábricas de chocolates do mundo, a Perugina. Fundada em 1907, a empresa produz diversas linhas de produtos, com diversos tipos e sabores. Ao exportar seus produtos para diversos países, a marca leva o nome da cidade a vários países e permite que os mais interessados conheçam a fábrica, que exibe ainda um museu histórico, o  Casa del Cioccolato.

Variação demográfica do município entre 1861 e 2018[3]
Fonte: Istituto Nazionale di Statistica (ISTAT) - Elaboração gráfica da Wikipedia


Monumentos e atrações culturais

[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. «Statistiche demografiche ISTAT» (em italiano). Dato istat 
  2. «Popolazione residente al 31 dicembre 2010» (em italiano). Dato istat 
  3. a b «Istituto Nazionale di Statistica» 🔗 (em italiano). Statistiche I.Stat 

Ligações externas

[editar | editar código-fonte]
O Commons possui uma categoria com imagens e outros ficheiros sobre Perúgia
Ícone de esboço Este artigo sobre geografia da Itália é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.