Peter Knubel – Wikipédia, a enciclopédia livre

Peter Knubel
Peter Knubel
Nascimento 1832
Sankt Niklaus
Morte 6 de abril de 1919
Sankt Niklaus
Cidadania Suíça
Filho(a)(s) Josef Knubel
Ocupação guia de alta montanha

Peter Knubel (Sankt Niklaus, cantão de Valais, Suíça, 1833 - Sankt Niklaus, 6 de abril de 1919) foi um guia de alta montanha e pai de vários guias de montanha.

Os Knubel são uma grande família de irmãos, tios e filhos de guias de montanha e dos quais Peter era o mais novo de cinco irmãos. Peter teve quatro filhos todos dedicados ao alpinismo Salomon, Cesar, Rudolf, e o célebre Joseph Knubel.

Participou na construção da cabana do Matterhorn.

Peter Knubel operou durante a segunda metade do século XIX na chamada idade de ouro do alpinismo durante a qual foram abertas rotas e conquistados os cumes do Maciço Alpino, período que está largamente ligado aos alpinistas do Reino Unido.

Peter Knubel era o mais velho de seus cinco irmãos, três dos quais - Niklaus, Johann e Peter-Josef, assim como os dois alpinista que guiavam; W. A. Lewis e N. H. Paterson - morreram quando uma cornija de neve se desprendeu da aresta cimeira na ascensão do Lyskamm [1].

Um filho de Peter, Salomon também foi apanhado por uma avalanche no Wetterhorn em 1902 Além de Salomon, Peter Knubel teve outros filhos: Cesar, Rudolf, e o célebre Joseph Knubel.

Do seu ativo podem assinala-se as seguintes primeiras ascensões:

  • Christian Imboden, Berge: Beruf, Berufung, Schicksal. Die St. Niklauser Bergführer als Wegbereiter des internationalen Alpinismus, Rotten Verlag, Visp, 2013 (ISBN 3-907624-48-3), « Guia de alta montanha » pp. 81–83 , « Primeiras » pp. 110–142
  • Yves Ballu, Les alpinistes, Éditions Glénat, 1997

Referências

  1. Charles Gos, Tragédies alpestres, Les Éditions de France, 1940, chap. X (« Le mangeur d'hommes »), pp. 129-146

Ligações externas

[editar | editar código-fonte]