Ponto de Encontro (programa de televisão) – Wikipédia, a enciclopédia livre
Ponto de Encontro foi um programa de televisão português do tipo reality show, transmitido semanalmente na SIC de 1994 a 2002[1], apresentado por Henrique Mendes.
Tinha por objetivo reunir laços sociais e familiares cuja rutura tinha acontecido de forma involuntária por razões de natureza política e social.
História
[editar | editar código-fonte]O programa tinha como inspiração o programa francês Perdu de vue (1990-1997). Dedicava-se ao encontro ou o reencontro de familiares e/ou amigos que se tinham perdido de vista ou de familiares que nunca se tinham conhecido.
Emídio Rangel decidiu avançar com o programa, pensado inicialmente como uma série de treze programas. Estreou a 27 de outubro de 1994, na SIC, às 22.15h, em pleno horário nobre, a seguir à telenovela.
O sucesso do programa foi enorme. Em 1995, a produção tinha por despachar cerca de 10 mil cartas.
Genérico
[editar | editar código-fonte]No início do programa, passava um genérico com a seguinte letra da canção: "Nós enquanto juntos/ Sentimos a forma de amar/ Longe da vida sofremos/ A solidão/ De só recordar/ O tempo que vivemos/ É breve para nos separar/ E é justo conseguir/ O momento do reencontro/ Um abraço neste Ponto de Encontro/ Um abraço neste Ponto de Encontro"[2].
Produção
[editar | editar código-fonte]- Eduarda Batalheiro, produtora;
- Henrique Mendes, apresentador;
- Fernanda Alverca, realizadora
Referências
- ↑ SIC. «Grandes Momentos SIC - Ponto de Encontro (1994-2002)». Consultado em 8 de Julho de 2020
- ↑ Nunes, Maria Fátima (2011). A crença no reality show Ponto de EncontroRevista de Letras, II, n.º 10 (2011), 389-406.