Pullip – Wikipédia, a enciclopédia livre

Imagem exemplificando o estilo de uma Pullip Doll.Modelo Pullip Kore 2014 personalizado com eyeships (olhos), um obitsu (novo corpo) e eyelashes (novos cílios)

Pullip é uma marca de bonecas de coleção criada por Cheonsang Cheonha na Coreia do Sul em 2003.[1] As Pullip têm um corpo de plástico articulado (à escala de 1:6) e uma cabeça relativamente desproporcional (escala de 1:3), com uns olhos que podem ser movidos de um lado para o outro e pálpebras que podem ser fechadas. As Pullip foram inicialmente comercializadas pela Jun Planning no Japão mas a empresa sofreu algumas mudanças na sua gestão no início de 2009 e, desde então, passou a operar a partir da Coreia do Sul sob o nome Groove. Pullip (풀잎) significa "folha de relva/grama" em coreano. Desde o lançamento da primeira boneca de mulher, outras bonecas de companhia foram lançadas: as bonecas de homens chamados Namu (나무, árvore) e os Taeyang (태양, sol); a irmã dos Taeyang, Dal (달, lua); a melhor amiga das Dal, Byul (별, estrela) e o irmão mais novo da Pullip, Isul (이슬, orvalho). Em fevereiro de 2013, um novo membro da família Pullip foi introduzido, chamada Yeolme (열매, baga/fruta), que é a futura filha das Pullip. Também há uma linha em miniatura chamada Little Pullip, com o corpo à escala de 1:12 e as cabeças com 1:6. As Pullip e as suas bonecas homólogas são muitas vezes personalizadas pelos colecionadores, sendo uma das personalizações mais comuns a mudança nas perucas, cores dos olhos e mudanças no corpo.

As bonecas Pullip têm um mecanismo do movimento dos olhos único que lhes permite movimentar-se de um lado ao outro e às suas pálpebras fecharem, tudo graças a pequenas alavancas na parte de trás da cabeça. As Pullip lançadas antes de janeiro de 2008 podem não apenas piscar os olhos como mantê-los fechados. As Pullip têm um corpo articulado e podem ser personalizadas facilmente. Medindo cerca de 30cm de altura, o corpo delas mede cerca de 23cm e tem a escala de 1:6, enquanto que a sua cabeça desproporcional tem cerca de 7cm e à escala de 1:3. Com um corpo à escala de 1:6, as Pullip têm o tamanho aproximado de muitas bonecas comercializáveis, tais como as Barbie e as Jenny.[2] As Pullip podem muitas vezes vestir roupas e calçado de bonecas à sua escala. Contudo, a escala de 1:3 da sua cabeça relativamente desproporcional tem aproximadamente o mesmo tamanho de muitas cabeças de bonecas BJD.

Tipos de corpo

[editar | editar código-fonte]

O suporte do corpo altamente articulado das Pullip tem tido várias modificações ao longo dos anos. As primeiras Pullip — as primeiras dez edições, de julho a dezembro de 2003 — tinham aquilo a que é chamado de corpo Tipo 1, com um corpo com parafusos visíveis. Os primeiros três lançamentos de Pullip (Wind/Debut, Street e Moon) têm o pescoço que pode estalar facilmente com o peso e tamanho desproporcional da cabeça mas este pormenor do pescoço frágil foi corrigido nos lançamentos seguintes. Outro problema comum com os corpos Tipo 1 é a divisão vertical entre as duas metades da perna. Todas as Pullips lançadas com o corpo de Tipo 1 têm o cabelo cosido.

Um novo tipo de corpo foi introduzido com o lançamento da Pullip Venus em janeiro de 2004. O corpo de Tipo 2 tem um tronco macio, sem parafusos visíveis ou articulações que possam ser separadas. Este tipo de corpo tem proporções mais realistas e, até à data, é aquele que mais permite posar, o mais flexível e articulado de todas as Pullip alguma vez lançadas. A desvantagem mais básica deste corpo é que o plástico macio do tronco provoca um desgaste químico do material ao estar em contacto com os membros de plástico mais rígido e com as restantes peças, incluindo a articulação da peça do quadril/tronco inferior e as juntas esféricas dos ombros. Se não forem tomadas medidas de prevenção, o material macio do corpo também pode causar uma espécie de círculo de fundição química à volta do buraco do pescoço da cabeça da Pullip. Apesar da reação química ser o problema mais específico do corpo de Tipo 2, não se sabe ao certo se as condições ambientais (calor, humidade, etc) agravam a fundição do material. Outros problemas comuns com os corpos de Tipo 2 é que os membros podem cair ou se separar muito facilmente e o corpo macio pode saltar para fora da articulação do quadril. Apenas as primeiras três Pullip de corpo Tipo 2 (Venus, Savon e Nomado) têm cabelo enraizado. Os lançamentos posteriores, iniciado com a Arietta em março de 2004, têm perucas que podem ser removidas e mudadas conforme o gosto ou desejo do colecionador.

Com o lançamento duplo da Lan Ake e da Lan Ai em agosto de 2005, foi introduzido um novo tipo de corpo, o Tipo 3. O corpo de Tipo 3 tem menos articulações que o corpo de Tipo 2, tem uma forma mais pequena e juvenil e pulso e tornozelos articulados. Embora mais resistente que os seus antecessores, o Tipo 3 era o menos posável e assim se mantém até ao dia de hoje. Muitos colecionadores de Pullips demonstraram o seu desagrado com o corpo de Tipo 3, principalmente depois de se terem habituado à superioridade estética e facilidade de posar do Tipo 2. O problema mais comum com o Tipo 3 é a fratura do pulso, comum com o lançamento de Pullips após janeiro de 2007, começando com a Stica. Também as articulações das pernas e joelhos do Tipo 3 faziam regularmente um barulho semelhante a fratura quando dobrados.

Em janeiro de 2009, com o lançamento da Neo Noir, um novo tipo de corpo foi introduzido: o Tipo 4, sendo o produzido até hoje. É um tipo de corpo mais posável que o Tipo 3 e tem uma articulação com cavilhas para prevenir a fratura do pulso que ocorria com o corpo de Tipo 3. Problemas comuns com o Tipo 4 são as articulações rígidas e rangentes, joelhos que podem ser dobrados para trás e cavilhas mais folgadas no pulso e joelho, fazendo com que os membros se separem facilmente. A divisão vertical da perna que ocorria com os corpos de Tipo 1 pode ocorrer algumas vezes nos joelhos do corpo de Tipo 4.

Edições novas de bonecas Pullip são lançadas mensalmente. Lançamentos limitados e exclusivos também são vendidos ocasionalmente. Cada boneca tem um nome particular com maquilhagem diferente (chamado faceup), cabelo, roupa, acessórios, cartão de colecionador, suporte da boneca e caixa (algumas das primeiras Pullip não vinham com um cartão de colecionador ou com um suporte para a boneca).

Entre 2003 e 2014, contam-se mais de 220 lançamentos de Pullips. Os lançamentos regulares de Pullips são limitados pois apenas um certo número é fabricado e esse número é apenas conhecido por parte do fabricante.

Ocasionalmente, uma edição limitada e exclusiva é feita numa quantidade entre 300 e 2000 exemplares e são vendidos adicionalmente aos lançamentos mensais regulares. No início de 2006, com o lançamento da edição limitada da Fall Purezza, a Jun Planning anunciou que não iria mais produzir Pullips exclusivas porque as suas vendas faziam baixar a procura das edições regulares mensais. Contudo, a empresa mudou de ideias aparentemente em meados de 2007 com o lançamento do primeiro exclusivo dos Estados Unidos, a Haute LA, pela HauteDoll, seguido mais tarde por vários exclusivos japoneses. Algumas lojas que têm estas Pullips exclusivas são a Toys-R-Us Japão, que venderam a Vivien em novembro de 2004; a Magma Heritage, em Singapura, que venderam a Bianca, Oren e a Mitzi em 2004; a HauteDoll em Los Angeles e Nova Iorque, que venderam a Haute LA e a Haute NY em 2007; a loja TBS, no Japão, que vendeu a Kirakishou em setembro de 2007 bem como uma versão limitada da Sparrow e a (nova) Shinku em março de 2014; e a pullip.net, na Coreia do Sul. Até setembro de 2007, as edições limitadas e exclusivas de bonecas vinham com um certificado a mostrar o seu número de produção; contudo em 2014 os certificados já só eram incluídos esporadicamente nesses mesmos tipos de edições.

Antes de 2006, a Jun Planning lançou algumas edições que tinham algumas parecenças com personagens populares e celebridades mas não eram licenciadas oficialmente. A Fantastic Alice é semelhante à rendição de Alice no País das Maravilhas da Disney. A Rida contém algumas semelhanças com a Nana. O conjunto "Happy Birthday #2" inclui uma Pullip nativa americana de nome Sacagawea e um Namu chamado Geronimo.

Por ocasião do quinto aniversário das Pullip em 2008, cinco bonecas foram lançadas como parte do conjunto de edição limitada chamado "Another Alice", incluindo a Another Alice, a Another Queen, o Another King (um Taeyang), Another Rabbit (uma Dal), e uma Another Clock Rabbit (Dal). Apenas foram fabricados 500 de cada uma destas bonecas. Esta edição foi inspirada na Alice no País das Maravilhas. A data original de lançamento foi adiada por forma a incluir o pormenor do Taeyang Another King poder fechar os olhos. Assim, a edição acabou por ser lançada em agosto de 2007. Os colecionadores que encomendaram o conjunto completo receberam ainda uma estatueta de um flamingo como bónus.

Lançamentos licenciados e colaborações

[editar | editar código-fonte]

Em 2006, a Jun Planning começou a lançar Pullips licenciadas inspiradas na série de anime/manga Rozen Maiden. Com exceção da última Pullip de Rozen Maiden, Kirakishou (um exclusivo da TBS/Japão[3]), as bonecas de Rozen Maiden não foram edições limitadas.

Desde 2007, várias bonecas Pullip foram lançadas com colaborações na área da moda e do design, como com o designer H. Naoto; a marca de roupa SunaUna; as lojas da moda Lolita Angelic Pretty e Baby, The Stars Shine Bright; e as personalizações de Kanihoru, Mitsubachi@BabyBee, Silver Butterfly, Sheryl Designs e de PoisonGirl.

Várias outras bonecas Pullip têm sido lançadas através de colaborações comerciais para caracterizarem personagens da ficção muito populares, como a Hello Kitty e My Melody da Sanrio; Rei Ayanami e Asuka Langley Soryu de Neon Genesis Evangelion; Grell, Sebastian e Ciel de Black Butler; Angelique Limoges, Rayne e Erenfried de Neo Angelique Abyss; Peter Pan, Captain Hook, Tinkerbell e Tiger Lily do filme da Disney Peter Pan; e Dumbo e Pinocchio dos filmes do mesmo nome da Disney. Três Pullips foram lançadas baseadas em personagens de Audrey Hepburn, incluindo a Holly, de Breakfast at Tiffany's; Princesa Ann, do filme Roman Holiday e Sabrina, do filme Sabrina. Várias Pullips foram lançadas entre 2011-2014 baseadas em personagens de Vocaloid e desde 2014 do anime/manga Sailor Moon, com edições regulares e especiais.[4][1][2][3][4]

A maioria destas colaborações não tiveram bonecas de edição exclusiva e limitada mas têm preços de venda recomendados (MSRP) mais altos que os lançamentos convencionais e regulares devido aos custos de licenciamento.

Companhias das Pullip

[editar | editar código-fonte]

Namu foi o primeiro homem equivalente à Pullip, e a sua personagem foi lançada como sendo o seu namorado. Os Namu tinham 34cm de altura e uma cabeça desproporcional (escala de 1:3, tal como a Pullip) e um corpo articulado. Tal como as Pullip, os olhos dos Namu podem-se mexer de um lado até ao outro e as suas pálpebras também se podem fechar graças a umas alavancas atrás da cabeça. Ele pode ser personalizado tal como a Pullip. As roupas para os Namu podem ser da maioria das figuras de ação e de bonecas de 1:6, incluindo a boneca moderna do Ken.

Houve várias versões lançadas dos Namu entre 2004 e 2005. O primeiro Namu, chamado Vispo, tinha o cabelo cosido, tal como as primeiras Pullip, contudo, os Namu seguintes tinham todos perucas. A Jun Planning retirou os Namu em 2005 sob pretexto dele e da Pullip terem "terminado a relação." O último Namu, lançado em maio de 2005, foi o "Happy Birthday Namu #2," também conhecido como Gerimino e veio em conjunto com a Pullip Sacagawea. Em 2006, uma nova boneca de homem substituiu o Namu, chamado Taeyang.

Os Taeyang foram primeiramente lançados em fevereiro de 2006 como o novo namorado das Pullip, substituindo os Namu. O primeiro Taeyang lançado foi chamado MJ e foi intenção ser o equivalente para a Pullip Rida. O corpo dos Taeyang é igual ao seu predecessor, Namu, mas a sua cara e forma da cabeça são diferentes, com um maxilar mais amplo e um queixo mais sobressaído. Tal como as Pullip, os Taeyang têm olhos que se podem mexer de um lado ao outro e pálpebras que se podem fechar e piscar, graças às alavancas na sua cabeça. Foram iniciados com o Taeyang chamado Hash em agosto de 2007, as pálpebras deste Taeyang podiam permanecer fechadas. Os Taeyang podem ser personalizados tal como as Pullip, podendo também mudar o seu cabelo, olhos, faceup e corpo. Eles medem 36cm de altura e podem trocar de roupas com a maior parte das bonecas e action figures de 1:6, incluindo a boneca moderna do Ken. Os Taeyang são lançados a cada dois meses pela Jun Planning.[5]

Desde 2006, a Jun Planning tem lançado seis a sete versões diferentes de Taeyang a cada ano, contando com mais de 50 lançamentos diferentes no total. Algumas das bonecas Taeyang têm semelhanças a personagens e celebridades populares. O Taeyang Edward Scissorhands foi licenciado da personagem do filme de mesmo nome de Tim Burton. O Taeyang Shade tem semelhanças com Sherlock Holmes. O Taeyang Another King foi inspirado no King of Hearts da história de Alice no País das Maravilhas.[6]

As Dal foram introduzidas em outubro de 2006, com as primeiras três versões lançadas – Drta, Fiori e Monomono. As Dal são tidas como a irmã de treze anos dos Taeyang, que considera as Pullip como a sua rival em termos de estilo e moda. Tal como a Pullip tem o tamanho aproximado de 1:6, à escala de bonecas como a Barbie e a Jenny, a Dal é semelhante em tamanho às edições de bonecas de "pequenas irmãs" tais como a Skipper ou a Licca. As Dal têm 26,3cm em altura e quando colocadas ao lado das Pullip, dão-lhes pelo ombro.[7]

As articulações do corpo das Dal é semelhante às da Pullip. Os seus olhos movem-se de um lado ao outro mas não se fecham. As Dal podem ser personalizadas tal como as Pullip e os Taeyang. A Jun Planning anunciou no início de 2008 que uma nova Dal seria lançada a cada mês. Desde aí, o fabricante falhou ocasionalmente alguns meses entre alguns lançamentos mas ao todo, e até à data, foram lançadas cerca de 75 Dals.

As Byul foram inicialmente introduzidas em dezembro de 2008, com a primeira versão chamada Eris. As Byul partilham o tipo de corpo das Dal mas têm uma forma de cara diferente. Ela é tida como a melhor amiga de treze anos da Dal que secretamente se apaixonou por Isul, o irmão mais novo da Pullip. Tal como as Dal, as Byul não podem fechar os olhos e medem 26,3cm.[8] Uma nova Byul é lançada aproximadamente entre dois a cada cinco meses. Desde 2008, houve mais de 25 lançamentos de Byuls.

Os Isul são o irmão de quinze anos das Pullip e foi inicialmente lançado em fevereiro de 2011. O primeiro Isul chama-se Apollo e faz parte de um conjunto de Pullips de Steampunk. Tal como as Pullip, os Isul têm olhos que se podem mover de um lado ao outro e pálpebras que se podem piscar e fechar e graças às alavancas da sua cabeça. Isul é tido como um estudante em São Francisco que gosta de jogar futebol. É uma criança-prodígio pois gosta de ler literatura de universidade. A nível de personalidade, é dito que é muito calmo, doce e prestativo. Os Isul medem 29,5cm de altura.[9] São lançados aproximadamente um a cada mês mas por vezes a Groove falha um mês ou dois entre lançamentos. Desde 2011 que já se contam mais de 30 lançamentos.

Lançadas em fevereiro de 2013, as Yeolume são a futura filha das Pullip e a aquisição mais recente de toda a linha de bonecas Pullip. As Yeolume medem 26cm de altura,[10] e o primeiro lançamento, chamada Podo, veste um uniforme escolar com um laço rosa e azul.[11] De acordo com a sua biografia no site oficial das Pullip, as Yeolume tem 10 anos de idade e frequenta a escola. A sua personalidade é muito doce e querida.

As Yeolume têm aproximadamente a mesma altura que as Dal e, tal como as Dal e as Byul, os seus olhos podem mexer-se de um lado ao outro mas não se podem fechar. Contudo, contrariamente às Dal e às Byul, o aspeto do corpo das Yeolume é muito diferente: tem alguns pontos muito pequenos de articulação e o seu corpo tem semelhanças com a Little Pullip (apesar de mais larga em tamanho) ou com uma boneca Blythe. No entanto, os braços e pernas das Yeolume não se dobram, e elas podem ser posadas até um certo limite. Tal como outras bonecas da linha Pullip, as Yeolume são personalizáveis e o seu corpo pode ser facilmente trocado por um mais resistente e mais flexível (ex, uma Pure Neemo ou um corpo da Obitsu).

Little Pullip

[editar | editar código-fonte]

As Little Pullip são uma versão em miniatura das Pullip, com um corpo à escala 1:12 e uma cabeça à escala 1:6. Muitas vezes chamada de "mini" estas pequenas versões têm mais ou menos uns 11,4cm de altura.[12] As Little Pullips não têm joelhos ou cotovelos articulados, o seu calçado é pintado e os seus olhos movem-se ou piscam. Apesar do seu tamanho pequeno e poucos pontos de articulação, elas são personalizáveis até certo ponto: pode-se colocar novas perucas, corpos, cor de olhos e maquilhagem.

Várias edições das Little Pullip são réplicas em miniatura das bonecas em tamanho normal das Pullip com nome semelhante, roupas, cabelo e maquilhagem, tal como a Principessa, Cornice e a Mir. As Little Pullips que por acaso não são feitas à semelhança de uma Pullip de tamanho normal são únicas na linha Little Pullip, tal como a Riletto, a Aloalo e a Miss Green. A única boneca Pullip que foi primeiramente lançada como uma Little Pullip e mais tarde lançada numa versão maior e mais larga foi a Pullip Froggy. Tem havido lançamentos temáticos para a linha das Little Pullip que são diferentes e completamente separadas dos lançamentos das de tamanho normal, tal como os signos astrológicos ocidentais e os Músicos de Bremen.

As Little Pullips foram lançadas inicialmente em janeiro de 2005 com o lançamento da Moon, uma réplica em miniatura da Pullip do mesmo nome. A produção de Little Pullips parou em março de 2007 mas regressaram em outubro de 2009 sob o nome Little Pullip +. A diferença inicial entre a linha original e a linha Plus é que as bonecas mais recentes têm a cabeça unida por uma bola que pode rodar ou inclinar a cabeça para diferentes ângulos, permitindo mais expressividade que a cabeça das Little Pullip originais, que só podiam virar de um lado para o outro num único eixo.

Também há Little Taeyangs, Little Dals e Little Byuls que fazem parte da linha Little Pullip. A linha Docolla (de "doll" + "collaboration") foi lançada como uma extensão da linha das Little Pullip +, iniciada em julho de 2011 com o lançamento da Pullip Grell em miniatura de Black Butler. A sua escala é de 4.5.

Merchandising relacionada

[editar | editar código-fonte]

Pullip Costume

[editar | editar código-fonte]

Moda/vestuário Pullip são roupas e acessórios vendidos pela Jun Planning para as bonecas Pullip. Inclui vestuário completo, artigos de roupa e acessórios. O vestuário Pullip é lançado esporadicamente.

Petit Luxury é mobiliário de exibição para as Pullip lançado pela Jun Planning do Japan, iniciado em janeiro de 2008. Inclui cadeirões clássicos de estilo francês e outras peças de resina.

Em julho de 2005, a Jun Planning autorizou a "Pullip Magazine," um livro com 88 páginas e escrito em japonês. O livro inclui um catálogo completo de cada Pullip lançada até à altura, os conceitos, entrevistas com designers, colaborações com marcas de roupa populares, guias de personalização de Pullips e padrões de roupa com o desenho de marcas famosas.

Em agosto de 2010 sai um segundo livro, chamado "Pullip Complete Style" e impresso novamente em japonês, tornou-se disponível para ser adquirido por si só como parte de uma caixa especial com a edição limitada da Pullip Bonita. Este livro tem 133 páginas e contém fotografias de todas as Pullip lançadas entre 2003 até ao outono de 2010.

Personalização

[editar | editar código-fonte]

Tal como as bonecas ball-jointed mais caras, as Pullip são facilmente personalizáveis. As Pullip lançadas antes de março de 2004 tinham cabelo cosido mas os pedaços do couro cabeludo podem ser trocados. A partir dos lançamentos de março de 2004, todas as bonecas da linha Pullip – começando com a Pullip Arietta e o Namu Trunk – passaram a ter perucas removíveis, permitindo assim o cabelo ser modificado mais facilmente.

As Pullip e as suas companhias podem ter novos corpos, num processo chamado rebodying. Opções populares de rebodying incluem os corpos da escala 1:6 feito por empresas como a Obitsu, Volks e a Pure Neemo. Alguns colecionadores preferem o rebody com corpos de figuras de ação da escala 1:6 ou com corpos de linhas para brincar como as Barbie ou as bonecas Liv.

Todas as bonecas da linha Pullip têm cabeça e mecanismos nos olhos que podem ser removíveis com uma chave-de-fendas. A personalização variam de mudanças menores como novas perucas ou cores de olhos para mudanças maiores como novos faceups e bonecas completamente personalizadas com aspeto completamente diferente. Uma personificação mais intensiva pode incluir esculpir o corpo ou mesmo a cara, colocar piercings ou joelharia no corpo (que pode ser feito com um cola na superfície da boneca ou mesmo fazendo um pequeno furo para ficar uma abertura permanente) e tatuagens pintadas ou esculpidas.

Controvérsia

[editar | editar código-fonte]

O lançamento da Pullip inicialmente marcado para julho de 2005 e que tinha o nome de Beressa, uma "espiã," que vinha com um uniforme preto e um barrete com tranças loiras e detalhes vermelhos, como uma braçadeira vermelha e uma pistola. Apesar de não ter swastikas visíveis na boneca nem nas fotografias, a semelhança com os uniformes e o desenho de uma arma tinham uma grande semelhança com os uniformes dos oficiais das SS da Alemanha Nazi. A Jun Planning anunciou o cancelamento da Beressa por respeito ao 60º aniversário do Holocausto. A Lan Ake, a Pullip criada para substituir a Beressa, teve um atraso de um mês; consequentemente, a Jun Planning acabou por não lançar uma Pullip em julho de 2005 e lançaram, assim, a Lan Ake e a Lan Ai juntas em agosto de 2005.

  1. «Ars Gratia Arts». pullip.net. Consultado em 27 de dezembro de 2013. Arquivado do original em 28 de dezembro de 2013 
  2. «Pullip profile». pullip.net (em coreano). Consultado em 27 de dezembro de 2013. Arquivado do original em 27 de dezembro de 2013 
  3. http://ishop.tbs.co.jp/tbs/special/rozen-maiden3/index.html TBS ishop
  4. http://www.vocaloidism.com/2011/01/11/new-groove-pullip-dolls/
  5. «Taeyang profile». pullip.net (em coreano). Consultado em 27 de dezembro de 2013. Arquivado do original em 27 de dezembro de 2013 
  6. «Pullip.net». Consultado em 13 de dezembro de 2015. Arquivado do original em 8 de março de 2008 
  7. «Dal profile». pullip.net (em coreano). Consultado em 27 de dezembro de 2013. Arquivado do original em 27 de dezembro de 2013 
  8. «Byul profile». pullip.net (em coreano). Consultado em 27 de dezembro de 2013. Arquivado do original em 27 de dezembro de 2013 
  9. «Isul profile». pullip.net (em coreano). Consultado em 27 de dezembro de 2013. Arquivado do original em 27 de dezembro de 2013 
  10. «Yeolume profile». pullip.net (em coreano). Consultado em 27 de dezembro de 2013. Arquivado do original em 27 de dezembro de 2013 
  11. «Yeolume Podo official selling page». pullip.net (em coreano). Consultado em 27 de dezembro de 2013. Arquivado do original em 27 de dezembro de 2013 
  12. «Little Pullip+ profile». pullip.net (em coreano). Consultado em 27 de dezembro de 2013. Arquivado do original em 27 de dezembro de 2013 

Ligações externas

[editar | editar código-fonte]